ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Itapuí - SP (Prefeitura Municipal de Itapuí) - Professor de Educação Física - CONSCAM (CONSCAM) - 2018

Matemática
1 -

Sabendo que o tanque de combustível de uma caminhonete tem capacidade para 75 litros de combustível, é correto afirmar que isso equivale, em centímetros cúbicos, a:

a)

75.000 cm3.

b)

7.500 cm 3.

c)

750 cm3.

d)

75 cm3.

e)

7,5 cm3.

2 -

Sobre as sentenças matemáticas abaixo:

I - Todo ângulo reto tem medida igual a 180°.

II – Ângulo reto é aquele que mede 90°.

III – Ângulo raso é aquele que mede menos de 90°

Estão corretas apenas as afirmações:

a) I.
b) II.
c) III.
d) II e III.
e) I, II e III.
Legislação Estadual
3 -

Considerando o Currículo do Estado de São Paulo: Educação Física, assinale a alternativa incorreta:

a) O que dá sentido ao movimentar-se humano é o contexto em que ele ocorre, bem como as intencionalidades dos sujeitos envolvidos na ação.
b) A Educação Física escolar deve tratar pedagogicamente de conteúdos culturais relacionados ao movimentar-se humano.
c) Enquanto a Educação Física pautou-se unicamente pelo referencial das ciências naturais, ela pôde afirmar categorias absolutas em relação às manifestações corporais humanas, sob o argumento de que corpos biologicamente semelhantes demandam intervenções também semelhantes ou padronizadas.
d) O que vai definir se determinada manifestação corporal é digna de trato pedagógico pela área de Educação Física é a própria consideração e análise desta expressão em uma dinâmica cultural específica.
e) A Educação Física trata da cultura relacionada aos aspectos corporais e se expressa de forma específica, que é o esporte.
4 -

O Currículo do Estado de São Paulo: Educação Física afirma que no ensino da Educação Física escolar, pode-se partir do variado repertório de conhecimentos que os alunos já possuem sobre diferentes manifestações corporais e de movimento, e buscar ampliá-los, aprofundá-los e qualificá-los criticamente. Desse modo, espera-se levar o aluno, ao longo de sua escolarização e após, a melhores oportunidades de participação e usufruto no jogo, esporte, ginástica, luta e atividades rítmicas, assim como a possibilidades concretas de intervenção e transformação desse patrimônio humano relacionado à dimensão corporal e ao movimentar-se – o qual tem sido denominado como:

a) “fluxo cultural”.
b) “cultura de movimento”.
c) “dinâmica cultural”.
d) “cultura de massa”.
e) “cultura geral”.
5 -

De acordo com o Currículo do Estado de São Paulo: Educação Física, assinale a alternativa incorreta:

a) O ser humano, ao longo de sua evolução de milhões de anos, foi construindo certos conhecimentos ligados ao uso do corpo e ao seu movimentar-se.
b) O estilo de vida gerado pelas novas condições socioeconômicas (urbanização descontrolada, consumismo, desemprego, informatização e automatização do trabalho, deterioração dos espaços públicos de lazer, violência, poluição) favorece o sedentarismo.
c) Tem havido uma união entre a vida (a “cultura viva”) e a escola.
d) Os adolescentes e jovens revelam afinidades com certas manifestações como: hip-hop, capoeira, artes marciais, skate, musculação etc., dependendo de suas vinculações socioeconômicas e culturais.
e) Particularmente os adolescentes e jovens são atingidos por um bombardeio de imagens e enunciados que propõem um padrão de beleza corporal a ser alcançado por todos.
Educação Física
6 -

“[...] defende a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física, propugnando a especificidade do seu objeto. Sua função não é desenvolver capacidades que auxiliem a alfabetização e o pensamento lógico-matemático, embora tal possa ocorrer como um subproduto da prática motora [...]". (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Ed. Física).

A qual abordagem se refere a definição acima?

a) Abordagem tradicional.
b) Abordagem sociocultural.
c) Abordagem comportamentalista.
d) Abordagem cognitivista.
e) Abordagem desenvolvimentista.
Pedagogia
7 -

Segundo Celso dos S. Vasconcellos, em seu livro intitulado Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, os conteúdos a serem trabalhados na formação dos sujeitos podem ser classificados em três grandes categorias, a saber:

I. Conceituais.

II. Políticos.

III. Latitudinais.

Está correto o que se afirma em:

a) Somente II.
b) Somente III.
c) II e III.
d) Somente I.
e) I, II e III.
8 -

“A teoria _______________ – que historicamente é a que mais vem impregnando as representações sobre o que é ensinar, quem é o aluno, como ele aprende e o que e como se deve ensinar – se expressa em um modelo de aprendizagem conhecido como de “estímulo-resposta". Esse modelo define a aprendizagem como “a substituição de respostas certas"". (WEISZ, Telma – O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 47).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

a) empirista.
b) construtivista.
c) cognitivista.
d) comportamentalista.
e) significativa.
9 -

“[...] é aquela que, como o nome sugere, ocorre junto ao processo de ensino e aprendizagem, fornecendo dados importantes para o ajustamento das ações educativas, possibilitando a tomada de decisões quanto à continuidade do programado ou da necessidade de alterações. Poderá, além disso, tornar-se em si um objeto de ensino, pois dela derivam as reflexões sobre os valores e conceitos envolvidos e sobre a validade do próprio instrumento [...]". (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Ed. Física).

A que tipo de avaliação a definição acima se refere?

a) Avaliação diagnóstica.
b) Avaliação crítica.
c) Avaliação somativa.
d) Avaliação formativa.
e) Avaliação sintomática.
10 -

Jussara Hoffmann, em seu livro Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade, afirma que avaliar, na concepção mediadora, significa:

I. Evitar realizar várias tarefas individuais, menores e sucessivas.

II. Transformar os registros de avaliação em anotações significativas sobre o acompanhamento dos alunos em seu processo de construção de conhecimento.

III. Oportunizar discussão entre os alunos a partir de situações problematizadoras.

Está incorreto o que se afirma em:

a) Somente I.
b) Somente II.
c) Somente III.
d) I e III.
e) II e III.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.