ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Itapuí - SP (Prefeitura Municipal de Itapuí) - Assistente Social - CONSCAM (CONSCAM) - 2018

Matemática
1 -

Sabendo que o tanque de combustível de uma caminhonete tem capacidade para 75 litros de combustível, é correto afirmar que isso equivale, em centímetros cúbicos, a:

a)

75.000 cm3.

b)

7.500 cm 3.

c)

750 cm3.

d)

75 cm3.

e)

7,5 cm3.

2 -

Sobre as sentenças matemáticas abaixo:

I - Todo ângulo reto tem medida igual a 180°.

II – Ângulo reto é aquele que mede 90°.

III – Ângulo raso é aquele que mede menos de 90°

Estão corretas apenas as afirmações:

a) I.
b) II.
c) III.
d) II e III.
e) I, II e III.
Serviço Social
3 -

Marque abaixo a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

Segundo Iamamoto, em O Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e formação Profissional:

“A abordagem do _____________ como trabalho supõe apreender a chamada__________________, profundamente condicionada pelas relações entre ________________________________, ou seja, pelas relações entre as classes na sociedade, rompendo com -______________no Serviço Social."

a) Assistente Social; “Teoria”; Capital e Mercado; Desigualdade.
b) Profissional; “Prática”; Terceiro Setor e Política Pública; Autonomia.
c) Assistente Social; “igualdade de direitos”; Procura e Oferta; Hegemonia.
d) Serviço Social; "prática profissional"; o Estado e a Sociedade Civil; Endogenia.
e) Assistente Social; “Prática”; Capital e mercado; Ideologia.
4 -

Ainda de acordo com Iamamoto, em O Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e Formação Profissional:

“O Serviço Social tem na ______________a base de sua fundação como especialização do trabalho. Questão social apreendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade. A globalização da produção e dos mercados não deixa dúvidas sobre esse aspecto: hoje é possível ter acesso a produtos de várias partes do mundo, cujos componentes são fabricados em países distintos, o que patenteia ser a produção fruto de um trabalho cada vez mais coletivo, contrastando com a desigual distribuição da riqueza entre grupos e classes sociais nos vários países, o que sofre a decisiva interferência da ação do Estado e dos governos."

Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.

a) Teoria e Prática.
b) Questão Social.
c) Contemporaneidade.
d) Especificidade.
e) Instrumentalidade.
5 -

Segundo Yasbek, em Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social (In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais):

“É importante assinalar que é no âmbito do movimento de _________________e em seus desdobramentos, que se definem de forma mais clara e se confrontam, diversas tendências voltadas à fundamentação do exercício e dos posicionamentos teóricos do Serviço Social. Tendências que resultam de conjunturas sociais particulares dos países do Continente e que levam, por exemplo, no Brasil, o movimento em seus primeiros momentos, (em tempos de ditadura militar e de impossibilidade de contestação política) a priorizar um projeto___________________, do qual ________________________ são as melhores expressões."

Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.

a) Desigualdade Social; igualitário; as questões sociais.
b) Reconhecimento; tecnicista; as desigualdades sociais.
c) Reconceituação; tecnocrático/modernizador; Araxá e Teresópolis.
d) Formulação; ético/político; expressões da questão social.
e) Questões Sociais; societário; questões sociais.
6 -

Segundo Teorização do Serviço Social – Documentos de Araxá, Teresópolis e Sumaré, no que tange à Integração do Serviço Social.

“Dentro da nova perspectiva da metodologia operacional, coloca-se a questão da integração do Serviço Social. É discutível o tema. Os elementos conceptuais são escassos; as experiências em curso, ainda incipientes.

Essa busca de integração evidencia o desejo de um maior rendimento do Serviço Social, podendo-se já identificar algumas formas de abordagem, como: integração dos processos de Serviço Social, de programas e projetos, das técnicas dos processos em programas, e da docência com o exercício profissional e pesquisa." Essas formas de abordagem, na prática, apresentam-se sob os seguintes aspectos, EXCETO:

a) Um mesmo órgão aplica, simultaneamente, os três processos.
b) A ação visa à mesma clientela, ou seja, indivíduos e grupos integrantes de uma comunidade e/ou população.
c) As características pessoais da clientela e as condições ambientais da área de atuação não determinam a escolha do processo e a passagem de um para outro processo.
d) Identificação da problemática e definição das áreas de abordagem através de Serviço Social de Caso, Serviço Social de Grupo, Desenvolvimento de Comunidade e Trabalho com populações.
e) Atendimento a casos, grupos, comunidades e populações em função de problemáticas específicas e através de programas e/ou projetos que atendam a essas problemáticas.
7 -

A Tipificação dos Serviços Socioassistenciais de 2009, descreve a abordagem social da seguinte forma: serviço ofertado, de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. Deverão ser consideradas praças, entroncamento de estradas, fronteiras, espaços públicos onde se realizam atividades laborais, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô e outros. São objetivos do Serviço Especializado em Abordagem Social, EXCETO:

a) Construir o processo de saída das ruas e possibilitar condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais.
b) Identificar famílias e indivíduos com direitos violados, a natureza das violações, as condições em que vivem, estratégias de sobrevivência, procedências, aspirações, desejos e relações estabelecidas com as instituições.
c) Promover ações de sensibilização para divulgação do trabalho realizado, direitos e necessidades de inclusão social e estabelecimento de parcerias.
d) Promover ações para a reinserção familiar e comunitária.
e) Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias.
8 -

Ainda sobre a Tipificação dos Serviços Socioassistenciais (2009), no que tange ao Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias, é CORRETO afirmar que tem como um de seus objetivos:

a) Fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida.
b) Promover acesso aos demais serviços setoriais, contribuindo para o usufruto de direitos.
c) Promover aquisições sociais e materiais às famílias, potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades.
d) Prevenir o abrigamento e a segregação dos usuários do serviço, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária.
e) Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas.
9 -

O Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária coloca como diretrizes:

I- Centralidade da família nas políticas públicas.

II-Primazia da responsabilidade do Estado no fomento de políticas integradas de apoio à família.

III- Reconhecimento das competências da família na sua organização interna e na superação de suas dificuldades.

IV- Respeito à diversidade étnico-cultural, à identidade e orientação sexuais, à equidade de gênero e às particularidades das condições físicas, sensoriais e mentais.

Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas:

a) I, II, IV.
b) II, III, IV.
c) I, II, III, IV.
d) I, III, IV.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
10 -

No Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária ressalta-se que todas as entidades que oferecem Acolhimento Institucional, independente da modalidade de atendimento, devem atender aos pressupostos do ECA. Considerando o que é abordado nesse Plano, é incorreto afirmar que tais serviços devem:

a) Estar localizados em áreas residenciais, podendo distanciar-se excessivamente, do ponto de vista geográfico, da realidade de origem das crianças e adolescentes acolhidos.
b) Promover a preservação do vínculo e do contato da criança e do adolescente com a sua família de origem, salvo determinação judicial em contrário.
c) Manter permanente comunicação com a Justiça da Infância e da Juventude, informando à autoridade judiciária sobre a situação das crianças e adolescentes atendidos e de suas famílias.
d) Atender ambos os sexos e diferentes idades de crianças e adolescentes, a fim de preservar o vínculo entre grupo de irmãos.
e) Propiciar a convivência comunitária por meio do convívio com o contexto local e da utilização dos serviços disponíveis na rede para o atendimento das demandas de saúde, lazer, educação, dentre outras, evitando o isolamento social.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.