ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Manaus - AM (Prefeitura Municipal de Manaus) - Professor - Ensino Religioso - IBADE (Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

Texto para responder à questão

1 -

Sobre o texto leia as afirmativas a seguir. I. A tranquilidade que o primeiro parágrafo da crônica transmite ao leitor é quebrada no segundo parágrafo. II. No terceiro parágrafo, o narrador descreve o nado do homem e a aversão que começa a nutrir por ele. III. O narrador torce pelo bom desempenho do nadador, embora não perceba nele firmeza e correção. Está correto apenas o que se afirma em:

a) III.
b) I e II.
c) I.
d) II e III.
2 -

No trecho: "vi um homem sozinho, nadando no mar; quando o vi ele já estava nadando; acompanhei-o com atenção durante todo o tempo, e testemunho que ele nadou sempre com firmeza e correção; esperei que ele atingisse um telhado vermelho, e ele o atingiu" o uso das aspas assinala a seguinte questão:

a) deslocamento, quanto à flexão, dos verbos.
b) mudança de sentido das palavras.
c) introdução da voz do narrador.
d) impropriedade na colocação dos pronomes oblíquos.
3 -

No trecho "O vento é NORDESTE, e vai tangendo, aqui e ali, no belo azul das águas, pequenas espumas que marcham alguns segundos e morrem, como bichos alegres e humildes", a palavra destacada expressa o valor semântico de:

a) nomeação.
b) indefinição.
c) ação.
d) qualificação.
4 -

"Admiro-o." (5° parágrafo) Para manter coerência com a ideia desenvolvida no texto, ao conectar a frase citada com aquela que a antecede, pode ser empregada a seguinte expressão:

a) não obstante.
b) além do que.
c) por isso.
d) no entanto.
5 -

"Certamente não suspeita de que um desconhecido o vê o admira porque ele está nadando na praia deserta." A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir. I. O autor deveria ter colocado vírgula após CERTAMENTE. II. O {de) QUE é uma conjunção integrante. III. Em todas as ocorrências a palavra O é pronome demonstrativo. Está correto apenas o que se afirma em:

a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II.
Informática
6 -

Um procedimento importante de segurança em computadores é realizar backups em mídias que permitam armazenamento de dados. Um tipo de mídia que permite apenas uma só gravação de dados, ou seja, não permite regravações, é o(a):

a) pen drive.
b) CD/R.
c) SAN.
d) fita LTO.
7 -

Um usuário do editor de textos MS Word 2010, em português, pretende fazer que seu documento tenha garantida a segurança na autenticidade, na integridade e na origem do documento. Nesse caso, ele vai utilizar-se do recurso do software denominado:

a) acesso cruzado.
b) assinatura digital.
c) controle de alterações.
d) controle de versões.
8 -

Nas versões mais atuais do navegador Google Chrome, quando um usuário digita as teclas de atalho CTRL +N, ele vai acessar a funcionalidade que:

a) permite ver a lista de downloads.
b) abre uma nova janela.
c) a cessa a lista de históricos do usuário.
d) abre uma nova guia.
Pedagogia
9 -

Delors (2001) aponta como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida, fundamentada em pilares que são, concomitantemente, pilares do conhecimento e da formação continuada. São eles:

a) aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver.
b) aprender a experimentar, aprender a fazer, aprender a avaliar, aprender a ser, aprender a lutar pelos ideais.
c) aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a avaliar, aprender a ser, aprender a viver juntos e com os outros.
d) aprender a pesquisar, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a superar.
10 -

A sociedade em que se vive é caracterizada pela sua complexidade: uma sociedade multifacetada, tecida pela velocidade de mudanças constantes e cumulativas, provocadas pelos avanços científicos e, sobretudo, pelo aumento das possibilidades de acesso às redes de informação e de consumo. Sobre o tema, teia as afirmativas a seguir.

I. A valorização do conhecimento e da informação nas sociedades contemporâneas recarrega a importância da educação e da cultura como temas prioritários das políticas públicas.

II. A educação, em sentido abrangente, pertence à sociedade e se produz por um incansável movimento de realimentação sociopolítica, sendo impulsionada por um conjunto dinâmico e complexo de sujeitos e inter-relações, como, por exemplo, famílias, grupos sociais e organizações de ensino.

III. A educação, pela via de suas agências, desempenha um papel secundário, embora seja a responsável oficial pela transmissão dos saberes socialmente valorizados e considerados fundamentais às futuras gerações.

Está correto apenas o que se apresenta em:

a) III.
b) I e II.
c) I.
d) II e III.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.