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Informações da Prova Questões por Disciplina UFG (Universidade Federal de Goiás) - Psicólogo - UFG (Centro de Seleção - Universidade Federal de Goiás) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

O excerto citado do Diálogo “Político”, de Platão, tem como tema central:

a) a arte de criar e de cuidar dos animais de diferentes espécies e gêneros.
b) o direito de nomear os animais e suas respectivas artes de criação e cuidados.
c) a divisão e a classificação da ciência para dar lugar à arte de fazer política na ciência.
d) o agrupamento dos animais em rebanhos e o domínio dos rebanhos pela separação.

Texto II

2 -

Dado seu tema central, o recurso linguístico utilizado para promover a progressão temática do texto é a

a) exposição linear das ideias, com o auxílio de articuladores argumentativos.
b) disposição aleatória dos marcadores discursivos nas sentenças.
c) retomada textual explicitada pelo uso de pronomes pessoais.
d) articulação oracional por conjunções subordinativas.
3 -

Visto que o excerto citado faz parte de um diálogo, nas duas últimas linhas do texto infere-se que

a) por ser a arte de dirigir os homens, esta é a subdivisão prioritária da ciência.
b) o animal homem é uma subclasse menor do rebanho dos bípedes.
c) por ser um animal, o homem deve ser dirigido com firmeza.
d) o homem é um ser político, organizado em sociedade.
4 -

Por sua estrutura discursiva e progressão temática, o excerto apresentado se caracteriza por uma sequência textual

a) descritiva, com abundância de detalhes da ciência animal.
b) argumentativa, em defesa da função da ciência política.
c) narrativa, relatando o evento de classificação das artes.
d) injuntiva, determinando a forma de direção dos animais.
5 -

A vinculação do texto ao gênero diálogo é evidenciada por recursos linguísticos e discursivos, tais como:

a) a repetição de “por sua vez”, ao longo do texto, e expressões próximas da oralidade, como “a arte de criar raças que não se cruzam” (nas linhas 8 e 9).
b) o emprego da analogia como forma de garantir credibilidade à argumentação do discurso para convencer o interlocutor ausente.
c) a utilização recorrente da função fática da linguagem, presente em todo o texto, para prender a atenção do interlocutor.
d) o uso de “Pois bem” (na linha 1), “Por fim” (na linha 16), e o emprego da primeira pessoa do plural dos verbos.

Texto III

6 -

No Texto 2, os termos “massa” e “gado” adquirem um sentido semelhante a “rebanho”, no Texto 1. Essa semelhança de sentido deve-se

a)

à percepção generalizante do ser humano como um animal passível de pacificação e de condução.

b)

ao grande número de substantivos disponíveis no léxico das línguas, em todos os tempos.

c)

ao conceito biológico de homem classificado como um animal doméstico, pedestre, bípede e sem chifres.

d)

à sinonímia entre as palavras, promovida pelos empréstimos do grego ao latim e do latim à língua portuguesa.

Texto IV

7 -

A articulação entre os enunciados, no refrão do Texto 2 ,“[...] vida de gado/ Povo marcado”, evoca o sentido de “criação de animais em rebanho” e de “criação de animais pedestres”, no Texto 1. Os mecanismos utilizados para a produção de sentidos, nesses enunciados, no Texto 2, é a

a) pressuposição.
b) ambiguidade.
c) comparação.
d) inferência.
8 -

No Texto 2, os versos “Os automóveis ouvem a notícia/ Os homens a publicam no jornal” pressupõem

a) a veiculação das notícias no rádio dos carros antes de sua divulgação nos jornais impressos.
b) o anacronismo das notícias da imprensa para quem está nas ruas assistindo às cenas da vida real.
c) a pressa das pessoas nas ruas em saber dos acontecimentos diários divulgados pelas mídias.
d) o favorecimento de quem tem carro no acesso às informações privilegiadas antes de sua publicação.
9 -

No Texto 2, em “A arca de Noé, o dirigível/ Não voam, nem se pode flutuar”, a expressão “o dirigível” tem função

a) propositiva, incluída para relacionar os dois períodos da sentença e garantir seu valor de verdade.
b) vocativa, introduzida para evocar o momento celebratório de desintegração do mundo.
c) ilustrativa, inserida como acessório discursivo para repetir o sentido construído e apresentado.
d) apositiva, mobilizada para construir o efeito metafórico de sentido e completar a intertextualidade.
10 -

Na última estrofe do Texto 2, a retomada do sujeito “o povo”, verbalizado no primeiro verso, é feita por silepse com os verbos no plural. Trata-se de

a) concordância semântica, porque o sujeito é coletivo.
b) erro de concordância, porque o sujeito está no singular.
c) concordância ideológica, porque o sujeito está implicado.
d) opção de concordância, porque a aplicação da regra é facultativa.

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