ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Sarzedo - MG (Prefeitura Municipal de Sarzedo) - Psicólogo - IBGP (Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa) - 2018

Informática
1 -

O hardware, que possui a função de fornecer ponto de acesso de um computador a uma rede de computadores, é:

a) A placa-mãe.
b) O software de rede.
c) A placa (ou interface) de rede.
d) O sistema operacional.
Saúde Pública
2 -

Ser _____________ é a modalidade da atenção básica de identificar riscos, necessidades e demandas de saúde, utilizando e articulando diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio de uma clínica ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínica e sanitariamente efetiva.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna.

a) base.
b) resolutiva.
c) integradora.
d) ordenadora.
3 -

A humanização é um movimento que propõe a inclusão das pessoas de uma organização/serviço para que possam reconstruir de forma mais compartilhada e coletiva modos de gerir e de cuidar, considerando princípios e diretrizes, que são pressupostos:

a) Éticos, clínicos e políticos.
b) Subjetivos, identitários e ampliados.
c) Modificáveis, inseparáveis e aderentes.
d) Valorativos, capacitadores e defensivos.
4 -

Sobre as responsabilidades de todas as esferas governamentais frente a Política Nacional da Atenção Básica, analise as afirmativas a seguir:

I. Estabelece, de forma tripartite, diretrizes nacionais e disponibiliza instrumentos técnicos e pedagógicos que facilitam o processo de gestão, de formação e educação permanente dos gestores e profissionais da atenção básica.

II. Promove o intercâmbio de experiências e estimula o desenvolvimento de estudos e pesquisas que busquem o aperfeiçoamento e a disseminação de tecnologias e conhecimentos voltados à atenção básica.

III. Desenvolve, disponibiliza e implanta os sistemas de informações da atenção básica de acordo com suas responsabilidades.

Estão CORRETAS as afirmativas.

a) I e II apenas.
b) I e III apenas.
c) II e III apenas.
d) I, II e III.
5 -

A rede é utilizada para indicar a necessidade de conexões, mas as redes também tendem à produção de suas próprias normas e ao isolamento. Esse é um forte argumento para o desenvolvimento de redes, a partir de inovações nas formas de gestão territorial do SUS.

As redes constituem uma realidade nova que, de alguma maneira, justifica a expressão:

a) Verticalidade.
b) Horizontalidade.
c) Tangencialidade.
d) Paritariedade.
Psicologia
6 -

Segundo Chiavenato (2010), representa um sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais, como seus hábitos e crenças estabelecidos por normas, valores e expectativas:

a) A teoria de sistemas.
b) A cultura corporativa.
c) O sistema capitalista.
d) A cultura intrapessoal.
7 -

Na busca por profissionais no mercado de trabalho, uma organização utiliza de técnicas que possam realizar uma primeira triagem entre os candidatos que se enquadram no perfil procurado, daqueles que não se encontram nessas condições.

Segundo Chiavenato (2010), o processo que realiza a primeira triagem dos candidatos pelo setor de recursos humanos é chamado de:

a) Recrutamento.
b) Entrevista.
c) Desligamento.
d) Promoção.
8 -

Segundo Martins (2007), assinale a alternativa que apresenta o papel do Psicólogo inserido no atendimento à comunidade.

a) Se limita ao atendimento em grupo de famílias em situação de risco, através da teoria sistêmica.
b) Seu foco é o grupo, portanto, não ocorre o atendimento individual, a fim de evitar a descaracterização de seu objetivo principal.
c) O Psicólogo na comunidade, trabalha fundamentalmente com a linguagem e representações, com relações grupais, e com as emoções e afetos próprios da subjetividade.
d) A teoria psicanalítica é a que melhor esclarece o atendimento do Psicólogo em comunidades, uma vez que o processo do inconsciente coletivo, descrito por Carl Jung, retrata essa realidade.
9 -

Segundo Zanelli (2008), os valores organizacionais são expressos por meio de decisões tomadas pelos gestores e demais participantes organizacionais, expressos em estratégias, objetivos e, sobretudo, em comportamentos que são continuamente reforçados no sistema de recompensa da organização.

Sobre esses valores e atitudes organizacionais, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Nas organizações, as atitudes são o conjunto de crenças e sentimentos que se expressam por meio de afirmativas avaliativas referentes a pessoas, situações de trabalho, e ao contexto de trabalho de modo geral.
b) A atitude constitui um estado hipotético, com o que se pretende explicar certa consistência no comportamento das pessoas, e cujo caráter principal seria a avaliação e afeto quanto a determinado evento.
c) Os valores e as atitudes nas organizações se contrapõe em seus objetivos, uma vez que as atitudes dos colaboradores não retratam os valores da organização de forma clara e significativa.
d) Os valores das organizações são reforçados por meio de reuniões com gestores e entre equipes, de forma clara ou implícita nos discursos organizacionais.
10 -

Segundo Ismael (2010), pelo menos 10% de pacientes internados em hospitais gerais apresentam essa síndrome caracterizada pelo rebaixamento de consciência e da atenção voluntária, sempre causada por alguma disfunção orgânica.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o nome dessa síndrome e o papel do Psicólogo frente a essa situação.

a) Demência – O papel do Psicólogo é saber identificar esse quadro para auxiliar a equipe de saúde no tratamento imediato.
b) Delírio - O papel do Psicólogo é atender ao paciente, a fim de minimizar os sintomas e informar à equipe de psiquiatria sobre o quadro.
c) Delirium - O papel do Psicólogo é saber identificar esse quadro para auxiliar a equipe de saúde no tratamento imediato.
d) Intoxicação exógena - O papel do Psicólogo é atender ao paciente, a fim de minimizar os sintomas e informar à equipe de psiquiatria sobre o quadro.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.