ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFU-MG (Universidade Federal de Uberlândia) - Odontólogo - UFU-MG (Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais) - 2018

Informática
1 -

Empresas geram um grande volume de dados e esses podem ser armazenados ao longo do tempo em planilhas, constituindo um conjunto valioso de informações sobre a empresa. O editor de planilhas Microsoft Excel 2007 apresenta um conjunto versátil de ferramentas que auxiliam a manutenção e a análise de dados.

Em relação ao suporte do Microsoft Excel 2007 e a algumas das análises de dados feitas, por meio de recursos como classificação de dados, de gráficos e de impressão, assinale a alternativa correta.

a)

Há suporte no Microsoft Excel 2007 para efetuar análises de tendência das séries de dados exibidos em gráficos. Para tanto, selecione o gráfico a ser analisado, em seguida, na guia “Layout”, no grupo “Análise”, clique em “Linha de Tendência”. Na sequência, clique em “Mais Opções de Linha de Tendência” e será exibida a caixa de diálogo “Formatar Linha de Tendência”. Dentre as opções de “Linhas de Tendência” temos, por exemplo, Exponencial, Linear e Polinomial.

b)

A janela “Imprimir” permite a impressão de mais de uma planilha selecionada. Para tanto, as planilhas precisam ser vizinhas diretas na lista de planilhas da pasta de trabalho. Dentre as opções de configuração de página disponíveis para a impressão das planilhas, que ficam localizadas na janela “Configurar Página” da guia “Página”, os dados a serem impressos podem receber ajustes baseados em: porcentagem do tamanho total, total de páginas desejado para a largura e a altura, planilha por página.

c)

Há suporte no Microsoft Excel 2007 para diferentes tipos de seleção de dados nas planilhas. Dentre esses tipos de seleção, a seleção de grupos não contíguos de células dentro da área a ser impressa é feita, pressionando a tecla “SHIFT” à medida que as células são selecionadas.

d)

A classificação de dados considera um máximo de três colunas de dados, independentemente de as colunas possuírem valores numéricos ou letras. Dentre as opções de filtros numéricos disponíveis, temos: 10 Primeiros; Acima da Média; Abaixo da Média; É Maior do que; É Diferente de.

2 -

O sistema operacional Microsoft Windows 7 é reconhecido como eficiente e simples de ser utilizado. Em ambientes empresariais, é comum que diversos usuários utilizem um mesmo computador, compartilhando os computadores disponíveis no ambiente de trabalho.

Em relação ao suporte a diversos usuários presente no Microsoft Windows 7, assinale a alternativa correta.

a)

No instante em que é feita a exclusão de uma conta de usuário no Microsoft Windows 7, é possível que seja feita a opção pela remoção completa dos dados desse usuário ou que sejam preservados os dados do usuário no computador.

b)

Uma vez que há suporte a diversas contas de usuário em um mesmo computador no qual o Microsoft Windows 7 está instalado, é natural que haja necessidade de controle quanto a essas contas como, por exemplo, controle para a criação e a remoção das contas de usuários. Da forma como é estruturado o controle de contas e de senhas do Microsoft Windows 7, qualquer usuário com conta ativa em um determinado computador é capaz de excluir ou de adicionar outras contas de usuário no mesmo computador.

c)

Um usuário, cuja conta possui privilégios de controle definidos como “Avançado”, é capaz de excluir toda e qualquer conta de usuário existente em um determinado computador com o Microsoft Windows 7 instalado. Esse usuário é capaz de excluir até a própria conta com a qual está “logado” no computador no momento da exclusão.

d)

Existem diferentes níveis de privilégios que podem ser atribuídos aos usuários do Microsoft Windows 7 em um determinado computador. Dentre as opções de privilégios, temos 3 tipos padronizados pela Microsoft para contas de usuários: “Iniciante”, “Intermediário” e “Avançado”, além de termos a opção de privilégios personalizados, ou seja, um tipo de conta que pode ser livremente personalizada para um determinado usuário.

3 -

Ao longo dos anos, a quantidade de sites e de aplicações disponíveis na internet apresentou um grande crescimento. Seguindo talvez a mesma velocidade de crescimento, usuários mal intencionados disponibilizam componentes maliciosos na rede com o intuito de chamar atenção do usuário ao navegar pela internet. Esses componentes maliciosos buscam, por exemplo, obter informações privilegiadas dos usuários, como dados bancários e senhas.

Em caso de suspeita de infecção por esses componentes maliciosos, qual o tipo de software indicado para verificar se o computador está de fato infectado?

a)

Browser da Internet.

b)

Desfragmentador de discos.

c)

Anti-malware.

d)

Firewall do Windows.

4 -

A ferramenta de edição de slides Microsoft Power Point 2007 é reconhecida por sua qualidade, sendo amplamente utilizada em nível mundial, em diferentes setores.

Sobre a edição de slides do Microsoft Power Point 2007, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Ao adicionar um novo slide em uma apresentação, o layout selecionado indica o tipo e a posição dos objetos que compõem o novo slide, como textos e imagens. Entretanto, a inserção de conteúdo nos slides não está restrita apenas aos objetos especificados pelo layout aplicado a ele. Por exemplo, é possível que sejam inseridas caixas de texto em diferentes posições do slide para que mais texto a ele seja aplicado.
b) Há no Microsoft Power Point 2007, um botão denominado “Redefinir”. Ao clicarmos nesse botão, toda a formatação padrão do slide atual é recuperada como, por exemplo, reposicionando os objetos que compõem o slide em suas posições originais, ou seja, posições definidas pelo layout do slide.
c) Os slides possuem um layout dentro do Microsoft Power Point 2007. Ao efetuarmos a mudança do layout de um slide que possui o tipo “Título e conteúdo” para outro tipo denominado por “Somente título”, o resultado será que o título do slide inicial será mantido no slide resultante da alteração. Entretanto, o conteúdo que estava presente originalmente no slide antes da mudança, será deslocado para um novo, que não possui um layout definido.
d) Em virtude da possibilidade de uma mesma apresentação ser dirigida para diferentes audiências, há suporte no Microsoft Power Point 2007 para a edição de variações de uma mesma apresentação. Para criar essas variações, o usuário deve selecionar na guia “Apresentação de Slides”, no grupo “Iniciar Apresentação de Slides”, o botão “Apresentação de Slides Personalizada” e, em seguida, clicar em “Personalizar Apresentações”.
5 -

A Internet tornou-se ferramenta indispensável em ambientes de trabalho. Uma grande variedade de plataformas e ferramentas migrou completamente para sistemas baseados na internet tais como: sistemas de gerenciamento empresarial, sistemas bancários e sistemas de comunicação.

Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

a)

Atualmente, é comum que indivíduos possuam diversas contas de e-mail. Por exemplo, uma conta de endereço eletrônico para assuntos pessoais e outra específica para assuntos corporativos. Devido à diferença em relação ao domínio no qual cada uma dessas contas de e-mail de uma mesma pessoa (pessoal e corporativo) é armazenada, o nome de usuário, ou seja, a primeira parte do e-mail,que compõe os endereços e que fica localizada à esquerda do símbolo @, necessita ser diferente para cada e-mail dessa pessoa.

b)

Os meios de comunicação baseados na internet, se empregados corretamente, permitem uma significativa redução em termos de custos relacionados à comunicação. Correspondências tradicionais podem ser substituídas pelo uso de emails, cujo custo tende a ser menor. Há suporte inclusive para o uso de assinaturas digitais. Uma assinatura digital é uma forma de autenticação que tipicamente é tratada como substituta da assinatura física.

c)

Uma metodologia comum de interação nas plataformas da internet é por meio da troca de arquivos. Essas trocas ocorrem, geralmente, em dois sentidos de comunicação. Ao movimentar um arquivo qualquer, localizado originalmente em seu computador local, na direção de outro computador remoto na internet, esse movimento é denominado download no jargão da internet. Por sua vez, o movimento inverso é denominado pelo termo upload.

d)

Páginas na internet são endereçadas por meio de URLs (Uniform Resource Locator - Localizador Padrão de Recursos). Uma URL é hierarquicamente estruturada e, em geral, possui um prefixo que indica o protocolo a ser utilizado na comunicação (por exemplo, http e https são os protocolos mais comumente utilizados), ou seja, um termo que representa o local onde o recurso está armazenado (por exemplo, o nome de um produto ou de uma empresa) e, finalmente, sufixos compostos que indicam o tipo e, até mesmo, o país onde se encontra a página armazenada (por exemplo, .com.br para páginas comerciais brasileiras). O protocolo http é ideal para uso em sites de bancos, pois possui suporte para mecanismos de criptografia, ao passo que o https é uma versão mais simples desse protocolo, sem suporte a mecanismos de segurança.

Ética na Administração Pública
6 -

Em relação à definição de servidor público dada pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, é correto afirmar que

a) se considera servidor público somente aqueles que são detentores de cargo efetivo e estáveis no serviço público.
b) o contratado no serviço público, em hipótese alguma, pode ser penalizado com uma pena de censura, pois não é servidor estável no serviço público.
c) para fins de apuração do comprometimento ético, o prestador de serviços temporários e excepcionais, no âmbito da administração, também é considerado servidor público.
d) para fins de apuração do comprometimento ético, somente o servidor habilitado em concurso público é considerado como servidor público.
Língua Portuguesa

Texto I

7 -

Em “Dada a crescente importância geopolítica e econômica de nosso país, não é exagero afirmar que a escolha brasileira exercerá forte influência na escolha de outros países, sobretudo da América Latina e da África" (linhas 2-5), o termo em destaque pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por

a) inclusive
b) especialmente
c) invariavelmente
d) também

Texto II

8 -

Em relação aos argumentos elencados no texto, assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada como argumento para a criação do Padrão Brasileiro de Rádio Digital.

a)

A expansão de um potencial mercado em nível mundial, baseado na cooperação e no compartilhamento.

b)

A possibilidade de transmissão de serviços multimídia pelo padrão DRM.

c)

O pioneirismo na adoção e na implementação do DRM como padrão nacional brasileiro.

d)

O desenvolvimento de um padrão de rádio digital brasileiro totalmente novo para atender a um potencial mercado mundial.

9 -

Relativamente à proposta de implantação de um Padrão Brasileiro de Rádio Digital defendida pelos signatários da carta, considerar o padrão HD Radio no Brasil implica

a)

desconsiderar as características culturais e geográficas do país a fim de atender às exigências desse sistema.

b)

facilitar a adaptação e a inovação da transmissão radiofônica às áreas mais remotas do país.

c)

continuar transmitindo, sem muitas dificuldades, frequência de Ondas Médias.

d)

promover a confluência entre a internet e o rádio, o que possibilitaria atender às especificidades geográficas do Brasil.

10 -

O grupo de pesquisadores, que assinam a carta, considera que a implantação de um Padrão Brasileiro de Rádio Digital permitiria atender às necessidades do contexto brasileiro.

Assinale a alternativa que NÃO atenderia a essa realidade.

a) A expansão de um sistema nacional de informação por meio da convergência do rádio e da internet.
b) A criação de uma plataforma brasileira de rádio digital tal como proposta pelo padrão DRM, sem modificação ou sem adaptação.
c) A construção de uma plataforma brasileira baseada no padrão DRM como estratégia nacional.
d) A integração de uma plataforma brasileira de rádio digital, baseada no padrão DRM, com um sistema mundial e comum.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.