ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Lindóia do Sul - SC (Prefeitura Municipal de Lindóia do Sul) - Auxiliar de Educação - AMAUC (Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Com relação ao fato noticiado é CORRETO afirmar:

a) Florianópolis, capital catarinense, contará com mais um atrativo turístico a partir do próximo ano.
b) A conquista dessa nova opção turística, motivada pelo prefeito Gean Loureiro junto a Brasília, foi uma reinvindicação apontada em 2017 pelo comércio local.
c) A empresa que está a frente desse empreendimento nomina-se MSC Preziosa.
d) MSC Preziosa será o maior navio em operação na América do Sul com capacidade total de 5.600 pessoas.
e) Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, o valor deixado, direta e indiretamente, por cada passageiro nas cidades onde ocorrem as escalas é em média R$ 640,00 diários.

Texto II

2 -

Observe a seguinte oração: "Para Florianópolis é muito importante esta nova opção de turismo. Contamos com o envolvimento de todos os setores, empresarial e público, nesta conquista. Temos muito orgulho de lançá-la em nossa gestão. É um desejo forte da sociedade",

Temos o uso das aspas nesta oração porque ...

a) é a parte mais significativa do texto.
b) esta indicando a fala do prefeito.
c) não era possível escrever essa informação em um novo parágrafo.
d) existem palavras estrangeiras que devem ser compreendidas.
e) é uma informação retirada de um outro jornal.
3 -

“É um desejo forte da sociedade". Visando manter a coerência e a coesão textual a palavra em destaque poderia ser substituída, sem alteração de sentido por, EXCETO:

a) uma ambição
b) um desejo
c) um querer
d) um altruísmo
e) um anseio
Raciocínio Lógico
4 -

Considere a expressão:

O valor de A para é:

a)

95

b)

-31

c)

85

d)

-17

e)

105

5 -

Seja a equação: . Resolvendo a equação, é igual a:

a) 31
b) 26
c) 21
d) 15
e) 13
6 -

Em um aviário o abastecimento de água é feito por meio de uma cisterna. Quando cheia a cisterna é suficiente para abastecer esse aviário durante a estação mais quente do ano por 16 dias, com consumo médio diário de 2.000 litros de água. No inverno o consumo médio diário de água nesse aviário diminui para 1.600 litros. Dessa forma, no período do inverno uma cisterna cheia de água pode abastecer esse aviário por:

a) 18 dias
b) 21 dias
c) 23 dias
d) 19 dias
e) 20 dias
7 -

Uma determinada área de terra tem a forma de um retângulo. O proprietário adquiriu um aplicativo de GPS em seu celular, programou conforme seus objetivos, partiu de um canto do terreno e andou 600 metros para contornar todo o terreno. Sabendo que o comprimento do terreno é o triplo da largura, a área correspondente a esse terreno é de:

a)

6.750 m2

b)

5.625 m2

c)

22.500 m2

d)

16.875 m2

e)

9.375 m2

Conhecimentos Gerais
8 -

Entre as decisões polêmicas de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, no último 2 de março anunciou-se um plano de aumento de tarifas sobre duas importantes matérias-primas para as siderúrgicas. Se esse plano se efetivar o Brasil será um dos países mais impactados uma vez que é considerado o segundo maior exportador dessa matéria-prima para os EUA. Estamos nos referindo a:

a) alumínio e bauxita
b) aço e alumínio
c) aço e carvão mineral
d) bronze e aço
e) alumínio e ferro
Pedagogia
9 -

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. O ato de brincar é fundamental para a formação do indivíduo. Ao brincar, a criança, de forma lúdica, vai-se apropriando da realidade, estabelecendo as suas relações sociais e utilizando toda a sua corporeidade, nas suas dimensões motora, cognitiva e afetiva. Experimenta, assim, novas situações, desafios e aventuras. Considerando o exposto assinale a alternativa que expressa o papel do professor na brincadeira:

a) É preciso que o professor, nos momentos nos quais as crianças brincam, evite jogos que possuem regras, como atividades didáticas, pois o brincar não deve estar associado às atividades didáticas.
b) Deve observar e constituir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada uma em particular, registrando suas capacidades de uso das linguagens, assim como de suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais que dispõem.
c) Deve, apenas, observar como as crianças ampliam suas capacidades de apropriação dos conceitos, dos códigos sociais e das diferentes linguagens.
d) É preciso que o professor tenha consciência que a brincadeira das crianças é apenas um momento recreativo.
e) Deve evitar organizar a base estrutural da brincadeira, evitando a oferta de determinados objetos, fantasias, brinquedos ou jogos, da delimitação e arranjo dos espaços e do tempo para brincar.
10 -

Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança. Sobre a utilização de jogos no desenvolvimento da imaginação e da criatividade da criança, é correto afirmar que:

I - Em seu sentido integral, é um eficiente meio estimulador das inteligências.

II - O jogo é uma estratégia importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Por meio dele, é possível refletir sobre a realidade, a cultura local e, ao mesmo tempo, questionar regras e papeis de cada um.

III - Os jogos ajudam a controlar os impulsos, ajudam na aceitação das regras, que podem ser estabelecidas pelos que jogam, e não impostas.

IV - Os jogos são recursos utilizados no fim das aulas e nos dias em que o conteúdo foi aplicado rapidamente.

É CORRETO o que está contido em:

a) I; II e III, apenas.
b) I; II e IV, apenas.
c) I; III e IV, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I e IV; apenas.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.