ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Itapiranga - SC (Prefeitura Municipal de Itapiranga) - Professor - Artes - AMEOSC (Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina) - 2018

Arte
1 -

A dramaturgia é um ofício pertencente ao teatro e as artes cênicas, sendo a função do dramaturgo:

a) Elaborar o roteiro original ou o texto adaptado que será a base e o elemento principal para o desenvolvimento da peça.
b) Produzir e dirigir os elementos de criação básicos a partir de um roteiro cênico previamente montado.
c) Organizar o cenário, os elementos visuais, a montagem e figurino enquanto elementos técnicos fundamentais para a encenação.
d) Está em dirigir e ensaiar os atores a partir de um roteiro base com diálogos e descrição dos elementos técnicos da peça.
2 -

A função do Ensino de Arte nas escolas é importante de ser observado por suas múltiplas propostas. No campo da estética, é possível perceber diversos aspectos importantes para a educação, exceto:

a)

O desenvolvimento das capacidades dos alunos perceberem e distinguirem expressões artísticas e culturais de diferentes locais, épocas, povos e origens.

b)

Entender o valor estético da variedade de produções humanas ao longo da história, carregando outros elementos e conteúdos contribuindo para o estudo histórico, político, social, religioso, mostrando a variedade da expressão da humanidade.

c)

Debater e determinar os padrões simbólicos e linguísticos desenvolvidos pelos significados da arte dentro de uma realidade estilística lógica e racionalista presente em todo o contexto produtivo da humanidade.

d)

O estudo proposto pela estética busca desenvolver um pensamento preocupado com as contribuições artísticas para a história da humanidade através da complexidade inerente ao desenvolvimento humano.

3 -

Segundo a teoria das cores por subtração, o azul é uma cor:

a) Obtida através da junção de ciano e magenta.
b) Primária, como amarelo e vermelho.
c) Secundária, como verde e ciano.
d) Resultante da subtração do vermelho e amarelo.
4 -

As danças folclóricas brasileiras têm diversas características regionais e tipos diferentes, sendo correto afirmar que:

a)

O frevo é de origem nordestina, possuindo uma influência europeia das danças de salão comuns às danças populares da península ibérica.

b)

As danças folclóricas possuem um apelo regionalista, ligado à cultura e aos contextos religiosos dos habitantes dessa região.

c)

Bumba-meu-boi é uma dança folclórica comum às crenças religiosas da região nordestina inspiradas nos povos ibéricos e sua cultura.

d)

A dança folclórica é uma expressão que busca unir o popular ao erudito e o informal à tradição, dando valor histórico e técnico ao que a tradição produz.

5 -

No século XIX, um grande grupo de artistas formaram a Missão Artística Francesa no Brasil imperial, foram artistas convidados pela família imperial para compor o corpo erudito da Academia Imperial de Belas-Artes, onde a maioria seguia o estilo:

a) Neoclássico.
b) Rococó.
c) Maneirista.
d) Expressionista.
6 -

A Proposta Triangular é uma forma de abordar os conteúdos da disciplina de Artes de forma complexa e completa, deixando de fora somente aspectos que podem ser considerados contraproducentes do ponto de vista abrangente da Proposta, como:

a)

A ideia de que o fazer artístico seja algo útil ao aprendizado.

b)

O papel do contexto histórico das obras e dos artistas.

c)

A análise da obra através de seus elementos de composição.

d)

O formalismo técnico e o domínio dos elementos visuais e expressivos.

7 -

A pintura de retábulos, ou 'retrotabulum' como era chamado originalmente, marcou um período da arte religiosa, mas também fez surgir uma nova forma de pintura e escultura, o que culminaria no surgimento dos estudos artísticos de perspectiva, forma e uso da luz. Tal estilo artístico marca o fim de um período, mas que seria utilizado posteriormente por outros artistas de estilos diferentes.

Trata-se do:

a)

Barroco brasileiro.

b)

Gótico tardio.

c)

Rococó europeu.

d)

Neoclassicismo italiano.

8 -

O conjunto de bens culturais e artísticos de um país, povo ou região deve ser considerado um patrimônio cultural. Pensando em sua importância para a humanidade, é necessária sua preservação e manutenção, tão como entender que os patrimônios culturais são todos:

a)

Objetos culturais tangíveis com características materiais próprias.

b)

Instrumentos de mediação e linguagem de cada cultura.

c)

Os elementos materiais e imateriais produzidos pela humanidade.

d)

Os símbolos valorizados pela história e pela cultura temporariamente.

9 -

A arte grega helenista possuía em sua expressão escultórica cânones estabelecidos, segundo historiadores, por Policleto. Tais princípios canônicos eram referentes à (ao):

a)

Composição e Proporção.

b)

Simetria e organicidade.

c)

Anatomia e ergonomia.

d)

Naturalismo e funcionalismo.

10 -

A primeira metade do século 20, na educação artística brasileira, as disciplinas como Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico serviam de programas para as escolas primárias e secundárias. O método adotado por tais disciplinas era:

a)

De reprodução de modelo, ligados aos padrões estéticos e seu domínio técnico.

b)

Elaborar uma prática que se preocupava em colocar a arte como um instrumento técnico.

c)

Questionar as necessidades e usos da arte tradicional, atribuindo novos valores aos processos vigentes.

d)

Tornar as disciplinas focadas na função lúdica e prática da arte, em detrimento das funções tradicionais.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.