ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) - Enfermeiro - CESPE (Cebraspe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2018

Enfermagem

Texto I

Com relação à circulação extracorpórea (CEC), julgue o item a seguir.

1 -

A circulação extracorpórea, em um sentido mais amplo, compreende o conjunto de máquinas, aparelhos, circuitos e técnicas, mediante as quais se substituem definitivamente as funções do coração e dos pulmões, ficando esses órgãos excluídos da circulação.

Verdadeira.
Falsa.
2 -

A parte motora do aparelho coração-pulmão artificial consiste de uma bomba mecânica que impulsiona o sangue através do sistema circulatório do paciente, e a parte oxigenadora consiste de um aparelho, o oxigenador, que permite a introdução do monóxido de carbono no sangue e a remoção do oxigênio.

Verdadeira.
Falsa.
3 -

A bomba propulsora da circulação extracorpórea gera fluxo linear, não pulsátil, ao contrário da bomba cardíaca.

Verdadeira.
Falsa.
4 -

Os oxigenadores de Bramson consistem em um número de membranas circulares dispostas em forma de sanduíche, capazes de oxigenar adequadamente com fluxos de 6 L a 7 L por minuto.

Verdadeira.
Falsa.
5 -

Os oxigenadores de membranas da primeira geração tinham a característica comum de oferecer resistência mínima à passagem do sangue pelo trajeto das membranas; resistência essa que a simples sifonagem não podia vencer.

Verdadeira.
Falsa.

Texto II

Acerca do equilíbrio ácido-base e eletrolítico, julgue o próximo item.

6 -

O sistema bicarbonato/ácido carbônico é o mais importante na regulação do pH, durante a circulação extracorpórea.

Verdadeira.
Falsa.
7 -

Na acidose respiratória não compensada, há os seguintes parâmetros de gasometria arterial: pH reduzido, pCO2 aumentada, BE (base excess – excesso de bases) normal e HCO3 reduzido.

Verdadeira.
Falsa.
8 -

Nos oxigenadores de membranas, a retenção de CO2 pode ocorrer pela administração de gás rico em oxigênio — com fração inspiratória de oxigênio (FiO2) elevada —, porém com fluxo baixo. Nesses casos, a pressão parcial de oxigênio no sangue arterial (PaO2) é normal e a pressão parcial de gás carbônico (PaCO2) é elevada.

Verdadeira.
Falsa.
9 -

A acidose metabólica deprime a contratilidade miocárdica, podendo produzir depressão do tônus vascular, arritmias ventriculares e, ainda, tende a aumentar o sangramento operatório.

Verdadeira.
Falsa.

Texto III

A respeito de ultrafiltração e circulação extracorpórea, julgue o item seguinte.

10 -

A ultrafiltração foi inicialmente empregada nas unidades de terapia intensiva, sob a denominação de hemofiltração arteriovenosa contínua, nos casos em que a hemodiálise ou a diálise peritonial não eram indicadas ou não estavam disponíveis.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.