ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) - Oficial de Inteligência - Cebraspe (Cespe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2018

Sociologia

Texto I

Grupos organizados da sociedade, como os movimentos sociais, buscam influenciar as políticas públicas e os agentes estatais. Nesse sentido, julgue os itens a seguir, acerca das relações entre Estado e sociedade.

1 -

Conforme Habermas, o conceito de sociedade civil autolimitada diz respeito à sociedade civil livre das influências do Estado e assistida e acompanhada por organizações do mercado.

Verdadeira.
Falsa.
2 -

Instituições participativas, como as conferências nacionais e os conselhos de políticas públicas, buscam aproximação entre atores da sociedade civil e atores estatais.

Verdadeira.
Falsa.
3 -

A formação de novos movimentos sociais a partir da interação entre ativistas que atuam como agentes do Estado e ativistas sociais e a ocupação de cargos públicos por representantes de movimentos sociais indicam que as fronteiras entre Estado e sociedade são flexíveis.

Verdadeira.
Falsa.

Texto III

Com relação à formação dos Estados modernos e à ascensão do nacionalismo, julgue os itens subsequentes.

4 -

Enquanto conceito histórico, o nacionalismo se refere à continuidade de valores imutáveis que caracterizam um sentimento de amor à pátria e de pertencimento a uma nação.

Verdadeira.
Falsa.
5 -

A criação de estruturas burocráticas fortes e complexas consiste em uma das marcas caracterizadoras dos Estados modernos, tanto nos antigos regimes como nas sociedades constitucionais.

Verdadeira.
Falsa.

Texto VI

6 -

De 1990 até 2013, foram registrados no Brasil os índices mais elevados de desigualdade de renda.

Verdadeira.
Falsa.
7 -

Nas últimas décadas, o acesso de negros e pardos ao ensino superior contribuiu para que a maioria da população universitária do país passasse a ser constituída por não brancos, o que revela uma dinâmica de maior inclusão e de redução das desigualdades.

Verdadeira.
Falsa.
8 -

A relação entre cidadania e reconhecimento de direitos foi proposta inicialmente por Thomas Humphery Marshall, que associou dimensões da cidadania ao desenvolvimento dos direitos civis, políticos e sociais.

Verdadeira.
Falsa.

Texto VII

Julgue os próximos itens, acerca de lobby e grupos de pressão.

9 -

Grupos de pressão só se desenvolvem plenamente sob regimes democráticos e, observados os requisitos de transparência, sua atividade contribui para o bom funcionamento desses regimes.

Verdadeira.
Falsa.
10 -

Todo grupo de interesse é necessariamente um grupo de pressão, mas nem todo grupo de pressão é um grupo de interesse.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.