ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UNIFESSPA (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) - Técnico de Laboratório - CEPS-UFPA (Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará) - 2018

Biologia
1 -

São equipamentos utilizados para o preparo de meios de cultura

a) autoclave, balança, pHmetro, purificador de água e placa aquecedora.
b) autoclave, pHmetro, balança, câmara de fluxo laminar, ultrafreezer e centrífuga.
c) pHmetro, câmara de fluxo laminar, autoclave e microscópio estereoscópico.
d) autoclave, câmara de fluxo laminar, purificador de água, ultrafreezer e centrífuga.
e) câmara de fluxo laminar, autoclave, pHmetro, balança e microscópio estereoscópico.
2 -

Sobre as culturas primárias é correto afirmar que

a) as células são obtidas por meio de desagregação mecânica ou enzimática de tecidos não alterados, após o que são transferidas para o meio de cultura.
b) contêm células obtidas diretamente de linhagens celulares contínuas.
c) contêm células originadas de diversas passagens, com características genéticas e morfológicas modificadas, geralmente por conta da ação de substâncias químicas, vírus ou agentes físicos.
d) contêm células que não perderam as características de origem e possuem alta proliferação, podendo ser mantidas em cultura por um longo período de tempo.
e) contêm células que resultam da fusão de duas células distintas, por isso são também chamadas de heterocárions.
3 -

Sobre as linhagens celulares contínuas é correto afirmar que

a) contêm células que, originadas de um fragmento de tecido não alterado, irão sempre preservar as características do tecido de origem, mesmo que cresçam em cultura por longos períodos de tempo.
b) contêm células que não conseguiram se adaptar ao processo de desagregação e que, portanto, não aderem ao substrato, sendo facilmente removidas no meio de cultura.
c) contêm células com características genéticas e morfológicas modificadas, geralmente por conta da ação de substâncias químicas, vírus ou agentes físicos.
d) contêm células com maior capacidade de proliferação à medida que a cultura sofre passagens, que ainda mantêm as características do tecido de origem, podendo ser mantidas em cultura por um longo período de tempo (quando comparado às células primárias).
e) são também chamadas de culturas finitas ou diplóides.
4 -

Na fase inicial de cultura de células eucarióticas, é comum encontrar em uma população de células em diferentes fases do ciclo celular. Em relação às fases do ciclo celular em que as células em cultura podem ser encontradas, é correto afirmar o seguinte:

a) em culturas primárias, como as células derivam de um mesmo tecido, é comum toda a população se encontrar na mesma fase do ciclo celular.
b) o ciclo celular eucariótico compreende apenas dois períodos: meiose e mitose.
c) a interfase antecede o período de divisão celular e está dividida em fase G1, em que ocorre crescimento e duplicação dos cromossomos e G2, em que ocorre preparação para a divisão mitótica.
d) o uso de inibidores metabólicos específicos pode bloquear a progressão da divisão celular. Ao serem retirados, possibilitam a progressão das células de maneira sincrônica.
e) a duplicação do material genético ocorre no período G2 da interfase.
5 -

Células normais em cultura possuem um padrão de crescimento representado por uma curva sigmoidal, que reflete as fases de adaptação das células às condições ambientais, à disponibilidade de nutrientes e ao suporte de ancoragem necessários para promover a produção de novas células. A respeito desse assunto, analise as afirmativas a seguir (I-IV): I Considerando-se que a biologia celular modifica-se em cada fase da curva, é importante o controle do estágio em que as células podem ser coletadas, quando será realizada a passagem da cultura, ou quando novos nutrientes serão adicionados. II No início da curva, chamada fase “lag”, ocorre principalmente adaptação, sem proliferação, logo após adição das células ao meio de cultivo. III Na fase logarítmica ou exponencial, ocorre multiplicação celular máxima e constante. Por ser a fase de maior viabilidade e atividade metabólica das células é o melhor período para estudo e experimentação. IV Na fase estacionária ou “plateau”, ocorre redução drástica do número de células e o número de células mortas excede o de células novas. Está correto o que se afirma em

a) I, II e IV.
b) I, III e IV.
c) III e IV, somente.
d) I, II e III.
e) I e III, somente.
6 -

Para manter as células em cultura faz-se necessário utilizar técnicas básicas que evitem a morte celular dentro da garrafa de cultivo, especialmente quando há proliferação excessiva das células. O processo de renovação por meio do qual se transfere periodicamente quantidades de células de uma garrafa de cultivo para outra, a fim de se manter a população celular sempre com um número ideal, é chamado  

a) subtração celular.
b) passagem.
c) raspagem.
d) adesão celular.
e) modificação celular.
7 -

Células mantidas em cultura por longos períodos acabam perdendo suas características fenotípicas, pois após várias divisões celulares há maior probabilidade de danos ao seu DNA. Um procedimento que busca evitar essas alterações é submeter as culturas ao congelamento, sobre o qual está correto afirmar o seguinte:

a) técnicas de congelamento não são úteis para os laboratórios de cultura de células dos grandes bancos mundiais fornecedores de linhagens.
b)

as células em cultura geralmente são congeladas diretamente nas garrafas de cultivo, apenas reduzindo a temperatura para -10°C.

c)

apenas em temperaturas muito baixas (-196°C, obtidas com uso de nitrogênio líquido) as reações bioquímicas nas células ficam paralisadas, impedindo qualquer alteração na cultura criopreservada.

d)

no processo de congelamento lento, em que a temperatura vai diminuindo de maneira controlada (1-2°C por minuto), ocorre maior formação de cristais de gelo no meio intracelular, levando ao rompimento das membranas e morte celular.

e) crioprotetores, tais como o glicerol e o dimetilsulfóxido (DMSO), são substâncias que, sob diferentes mecanismos moleculares, impedem a formação de cristais por aumentarem a osmolaridade do meio extracelular.
8 -

Em um laboratório de ensino, em que são ministradas aulas práticas que envolvem produtos químicos e biológicos, seu uso e descarte são de responsabilidade da instituição e do profissional que os manipula. Essa responsabilidade consiste em adotar medidas de

a) fluidificação residual.
b) biovigilância.
c) redução de custo.
d) biorreciclagem.
e) biossegurança.
9 -

Entre as condutas de boas práticas em laboratório está a seguinte:

a) utilizar sempre sapatos fechados, calças compridas e jalecos de manga longa.
b) devido ao grande risco de acidentes que pode causar, assim que utilizar uma agulha de seringa em um procedimento, lembrar-se de encapá-la antes de descartar no lixo comum.
c) ao diluir uma solução ácida, sempre adicionar água sobre a solução concentrada do ácido, evitando assim que ele espirre.
d) somente pipetar com a boca soluções que se tenha a segurança que não fazem mal à saúde.
e) o uso de luvas torna desnecessária a lavagem das mãos.
10 -

Analise as afirmativas abaixo, relacionadas à preparação de tecido para análise histopatológica:

I A coleta de amostra de tecido realizada post mortem para verificar a causa do óbito é chamada de necrópsia.

II A fixação evita a autólise celular e impede a proliferação de microrganismos, preservando a morfologia do tecido e fornecendo maior resistência para as etapas seguintes.

III Após a etapa de desidratação, ocorre a etapa de clarificação ou diafanização, com a utilização do xilol, que remove totalmente o álcool e prepara o tecido para a penetração da parafina.

IV Por meio de técnicas de microtomia, o bloco de parafina contendo o espécime deve ser cortado em seções extremamente finas, de alguns micrômetros de espessura, que permitam a visualização do tecido ao microscópio óptico comum.

Está correto o que se afirmar em

a) I, II e III, somente.
b) I, II e IV, somente.
c) II, III e IV, somente.
d) III e IV, somente.
e) I, II, III e IV.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.