ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina PC-PI (Polícia Civil do Estado de Piauí) - Perito Criminal - NUCEPE (Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos - UESPI) - 2018

Informática
1 -

Sobre noções de hardware, considere as afirmações a seguir.

I. A unidade de medida do processador ou CPU é o Hertz (Hz), atualmente esta unidade de medida pode atingir uma frequência na ordem de bilhões de ciclos por segundo. Por exemplo: Um processador de 2 GHz equivale a 2 bilhões de ciclos por segundo;

II. O teclado é considerado um dispositivo de entrada e possui diversos formatos e layouts. O layout QWERTY é muito popular e o nome faz referência às seis primeiras letras da primeira fileira de letras do teclado alfanumérico;

III. O monitor caracteriza-se por ser o principal dispositivo de saída de um microcomputador. São diversas as tecnologias de monitores como por exemplo: CRT, LCD, OLED. Contudo, um monitor pode ser também um disposto de entrada caso esse seja dotado da tecnologia Touchscreen;

IV. Uma impressora é um periférico de saída, entretanto a impressora conhecida como multifuncional é um dispositivo de entrada e de saída. Isso só é possível em virtude da junção dos periféricos de saída impressora e de entrada scanner, que resulta na chamada impressora multifuncional.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

a) I, II, III e IV.
b) I, II e IV, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, III e IV, apenas.
2 -

Em relação à ferramenta MS Word 2013, analise as alternativas a seguir e assinale a única alternativa INCORRETA.

a) A guia “Layout da Página” possui um grupo de ferramentas chamado “Configurar Página”, no qual está inserida a ferramenta “Margens”.
b) A faixa de opções é uma barra de comandos que organiza os recursos da ferramenta em uma série de guias na parte superior da janela do aplicativo.
c) A guia “Revisão” agrupa ferramentas como “Novo Comentário” e “Proteger”.
d) A faixa de opções também é conhecida como Ribbon.
e) São guias do MS Word 2013: “Página Inicial”, “Inserir”, “Exibição” e “Painel de Seleção”.
3 -

Ainda sobre o MS Word 2013, analise a imagem a seguir.

O grupo de ferramentas apresentado pertence à guia:

a) Página Inicial;
b) Exibição;
c) Inserir;
d) Design;
e) Layout de página.
4 -

Sobre o MS Excel 2013, analise a imagem a seguir.

Para posicionar a célula ativa C5 para a célula A1 utilizando teclas de atalho deve-se pressionar as teclas:

a) CTRL + Home
b) ALT + Home
c) ALT + Page Up
d) CTRL + Shift + Home
e) CTRL + Seta para esquerda
Direito Processual Penal
5 -

Acerca de Inquérito Policial e Prisão em Flagrante, assinale a alternativa CORRETA.

a) Ao receber o auto de prisão em flagrante, o juiz deverá obrigatoriamente converter a prisão em flagrante em preventiva.
b) Qualquer do povo, as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.
c) Nas infrações permanentes, entende-se o agente em flagrante delito até o prazo de 24h.
d) A autoridade policial enviará os autos do inquérito ao juiz competente, e este fará relatório minucioso do que tiver sido apurado.
e) Os instrumentos do crime, bem como os objetos que interessarem à prova, acompanharão os autos do inquérito.
Biologia
6 -

O DNA é um polímero de nucleotídeos, sendo formado pela complementariedade de bases nitrogenadas. O pareamento ocorre entre bases nitrogenadas púricas e pirimídicas. O pareamento de uma purina com outra purina resulta em uma dupla fita de DNA, com o diâmetro:

a) maior que o original.
b) menor que o original.
c) igual ao original.
d) compatível com os dados de raios X.
e) igual a metade do original.
7 -

O gene CCR5 codifica o receptor de citocina que serve como porta de entrada para certas amostras do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), enquanto o gene mutante ΔCCR5 torna a proteína não funcional e resistente ao HIV. Desta forma, os homozigotos para a mutação são resistentes ao HIV. Considerando uma população de 788 indivíduos, sendo 647 CCR5/CCR5, 134 CCR5/ΔCCR5 e 7 ΔCCR5 /ΔCCR5, a frequência do genótipo heterozigoto e a frequência do alelo recessivo é:

a) 0,82 e 0,093
b) 0,17 e 0,905
c) 0,905 e 0,093
d) 0,82 e 0,905
e) 0,17 e 0,093
8 -

Os indivíduos afetados possuem a doença de Tay-Sachs, uma grave doença autossômica recessiva. O defeito leva acúmulo de ácidos graxos nas células nervosas, causando paralisia seguida de morte precoce. Com base no heredograma, calcule a probabilidade do casal III-1 e III-2 terem uma criança com a doença, considerando que os indivíduos II-3 e II-4 são homozigotos.

a) 1/9
b) 1/4
c) 1/36
d) 1/18
e) 1/30
9 -

Roberto é afetado por distrofia muscular Duchenne (DMD), uma desordem ligada ao X. A análise de mutações na sua família identifica uma substituição de um único par de bases no éxon 1 do gene DMD, introduzindo um códon de término prematuro. A consequência mais provável desta mutação é:

a) Aumento na quantidade de DNA do DMD
b) Diminuição na quantidade de DNA do DMD
c) Diminuição da proteína codificada pelo DMD
d) Aumento na quantidade do mRNA do DMD
e) Diminuição na quantidade do mRNA do DMD
10 -

Em investigações criminais, alguns fios de cabelo, células da pele, sangue ou outros fluidos corporais podem ser deixados no local e o DNA recolhido a partir dessas amostras tem a capacidade de indicar a solução do crime. Muitas vezes a quantidade de DNA disponível para análise é limitada, contudo com a técnica de Reação em Cadeia de Polimerase (PCR), o menor vestígio de DNA encontrado pode ser amplificado, aumentando a quantidade de material e proporcionando o suficiente para traçar o perfil genético e assim garantir a análise. A respeito da técnica de PCR, assinale a opção CORRETA.

a) As etapas utilizadas para realizar a PCR são a desnaturação, extensão (Taq polimerase) e anelamento (primers) nesta ordem.
b) Na PCR convencional, o resultado é comumente analisado por meio de uma eletroforese em gel de agarose ou de poliacrilamida.
c) Para realizar a PCR é necessário utilizar apenas o DNA a ser amplificado, Taq polimerase e nucleotídeos (dNTPs).
d) A PCR convencional permite a quantificação dos produtos por meio de fluorescência.
e) Atualmente, devem-se adicionar enzimas de polimerização a cada etapa de desnaturação.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.