ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) - Técnico de Laboratório - Biologia - FAURGS (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) - 2018

Biologia
1 -

Para preparar 100mL de uma solução de KCl a 1mmol/L, deve-se pesar 0,0075g de KCl. A balança disponível no laboratório tem precisão de 0,001g. Então, para o preparo desta solução, deve-se pesar

a) 0,007g e completar o volume com água até 100mL.
b) 0,008g e completar o volume com água até 100mL.
c) 0,070g, completar o volume com água até 100mL e depois diluir a solução 10 vezes.
d) 0,075g, completar o volume com água até 100mL e depois diluir a solução 10 vezes.
e) 0,750g, completar o volume com água até 100mL e depois diluir a solução 10 vezes.
2 -

Observe a imagem abaixo.

Foto de uma célula ao microscópio óptico. A célula não apresenta organelas. Aparecem os cromossomos condensados e distribuídos em igual número nos dois polos da célula. O centro (meio) da célula não apresenta cromossomos.

Em qual fase do ciclo celular esta célula se encontra?

a) Anáfase.
b) Intérfase.
c) Metáfase.
d) Prófase.
e) Telófase.
3 -

Está sendo feita coleta de uma planta a campo. O projeto envolve a medida de metais pesados nas raízes por espectroscopia de absorção atômica. Para o transporte das amostras até o laboratório, que leva, aproximadamente, três horas, deve-se utilizar um frasco envolto em:

a) gelo.
b) gelo seco.
c) folhas de papel.
d) nitrogênio líquido.
e) manta térmica.
4 -

Considere um micro-organismo com as seguintes características: a exposição humana a este micro-organismo pode provocar infecção; existem medidas eficazes de tratamento; o risco individual de contrair a infecção é moderado e o risco de contágio para a comunidade é limitado. Dentro deste contexto, qual é a classificação de risco para este micro-organismo?

a) Classe 1.
b) Classe 2.
c) Classe 3.
d) Classe 4.
e) Classe 5.
5 -

A autoclavação é um procedimento de esterilização de materiais com calor úmido e alta pressão. Os materiais limpos devem ser esterilizados de 20 a 30 minutos em temperatura de:

a) 61ºC.
b) 81ºC.
c) 101ºC.
d) 121ºC.
e) 141ºC.
6 -

A membrana plasmática é composta de uma bicamada lipídica e de proteínas. As proteínas apresentam diversas funções, inclusive participar de mecanismos de transporte. O transporte chamado ____________ é dependente de proteínas e não tem gasto de energia. O transporte chamado ____________ é dependente de proteínas e tem gasto de energia. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

a) transporte ativo – difusão simples
b) difusão facilitada – transporte ativo
c) transporte ativo – difusão facilitada
d) difusão simples – transporte ativo
e) difusão facilitada – difusão simples
7 -

Na universidade, são gerados inúmeros e variados resíduos, devido às atividades de ensino e pesquisa. Entre eles, tem-se por exemplo: meios de cultura com colônias de salmonela, carcaças de ratos usados em experimentos comportamentais, soluções contendo AgCl2 (cloreto de prata) e frascos vazios de metanol.

Assinale a alternativa que apresenta as destinações corretas desses resíduos, na ordem em que aparecem acima.

a) Inativação e encaminhamento para aterro sanitário licenciado; encaminhamento para aterro sanitário licenciado sem inativação; encaminhamento para recuperação; encaminhamento para lixo reciclável.
b) Encaminhamento para aterro sanitário licenciado sem inativação; inativação e encaminhamento para aterro sanitário licenciado; encaminhamento para lixo orgânico; encaminhamento para lixo reciclável.
c) Inativação e encaminhamento para aterro sanitário licenciado; encaminhamento para aterro sanitário licenciado sem inativação; encaminhamento para aterro licenciado; encaminhamento para aterro licenciado.
d) Encaminhamento para aterro sanitário licenciado sem inativação; inativação e encaminhamento para aterro sanitário licenciado; encaminhamento para aterro licenciado; encaminhamento para aterro licenciado.
e) Encaminhamento para aterro sanitário licenciado sem inativação; encaminhamento para aterro sanitário licenciado sem inativação; encaminhamento para lixo orgânico; encaminhamento para lixo reciclável.
8 -

São pequenas estruturas em formato arredondado envoltas por membrana lipoproteica. Em seu interior, há enzimas responsáveis pela oxidação de ácidos graxos e, nessa oxidação, ocorre produção de água oxigenada (H2O2).

Essa definição refere-se a qual organela intracelular?

a) Complexo de golgi.
b) Mitocôndria.
c) Núcleo.
d) Lisossomo.
e) Peroxissomo.
9 -

Um laboratório que faz análise de fármacos deve ter acreditação/credenciamento pelo(a):

a) Ministério da Agricultura.
b) IBAMA.
c) FEPAM.
d) ANA.
e) ANVISA.
10 -

Uma solução de glicose tem concentração de 0,2 mol/L (MM=180). Qual a concentração dessa solução em g/dL?

a) 0,018.
b) 0,36.
c) 3,6.
d) 18.
e) 360.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.