ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Fortaleza - CE (Prefeitura Municipal de Fortaleza) - Enfermeiro - Prefeitura de Fortaleza - CE (Prefeitura de Fortaleza - CE) - 2018

Enfermagem
1 -

De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é o modelo assistencial a ser aplicado em todas as áreas de atuação do enfermeiro. O conjunto de medidas decididas pelo enfermeiro, que direciona e coordena a assistência de Enfermagem ao paciente de forma individualizada e contínua, objetivando a prevenção, promoção, proteção, recuperação e manutenção da saúde, denomina-se:

a)

evolução de enfermagem.

b)

histórico de enfermagem.

c)

diagnóstico de enfermagem.

d)

prescrição de enfermagem.

2 -

Sabe-se que a gravidez pode induzir hipertensão arterial em mulher previamente normotensa ou agravar uma hipertensão preexistente. O aparecimento de hipertensão e proteinúria, após 20 semanas de gestação, na ausência de convulsão, em gestante previamente normotensa denomina-se:

a)

hipertensão arterial sistêmica crônica.

b)

hipertensão gestacional.

c)

pré-eclâmpsia.

d)

pré-eclâmpsia superposta à hipertensão arterial sistêmica crônica.

3 -

Dentro da atenção básica, destaca-se o importante papel do enfermeiro na linha de cuidado do câncer do colo do útero, a qual tem a finalidade de assegurar à mulher o acesso humanizado e integral às ações de rastreamento, diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de colo do útero (CCU). Sobre o assunto, é correto afirmar que:

a)

as lesões precursoras do câncer do colo do útero são, em sua maioria, assintomáticas, podendo ser detectadas por meio da realização periódica do exame citopatológico e confirmadas pela colposcopia e exame histopatológico.

b)

a detecção precoce, por meio da realização periódica do exame citopatológico, é a principal estratégia de prevenção primária do câncer do colo do útero.

c)

o enfermeiro deverá investigar se a mulher teve infecção prévia pelo papilomavírus humano (HPV), a qual é um fator suficiente para o desenvolvimento do câncer do colo do útero.

d)

a recomendação ministerial para a periodicidade da realização do exame citopatológico é de dois anos, após dois exames negativos, com intervalo anual.

4 -

M. F. R., sexo feminino, 52 anos, compareceu à Unidade Básica de Saúde (UBS) para recebimento do resultado do exame citopatológico. De acordo com o resultado, ela apresenta atipias em células escamosas com lesão intraepitelial de baixo grau. De acordo com as recomendações ministeriais propostas para o controle do câncer de colo de útero (BRASIL, 2013), a conduta correta, em face desse resultado, é encaminhamento para:

a)

repetição da citologia em 6 meses.

b)

realização de biópsia cirúrgica.

c)

realização de colposcopia.

d)

realização de biópsia percutânea.

5 -

O acompanhamento do desenvolvimento da criança na atenção básica objetiva sua promoção e proteção e a detecção precoce de alterações passíveis de modificação que possam repercutir em sua vida futura. Dentro do cuidado ao recém-nascido, têm-se o acompanhamento do desenvolvimento e a avaliação dos reflexos primitivos. Fisiologicamente, qual dos reflexos abaixo ainda estará presente em uma criança de 11 meses?

a)

Galant.

b)

Olho de boneca.

c)

Babinski.

d)

Marcha.

6 -

A atenção domiciliar (AD) é uma modalidade de atenção à saúde integrada à Rede de Atenção à Saúde (RAS), a qual foi redefinida no âmbito do SUS por meio da Portaria nº 825, de 25 de abril de 20Sobre o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) no âmbito do SUS, analise as assertivas abaixo e marque com V as afirmativas que forem Verdadeiras e com F as que forem Falsas.

( ) I. O SAD é um serviço complementar aos cuidados realizados na atenção básica e em serviços de urgência, substitutivo ou complementar à internação hospitalar, responsável pelo gerenciamento e a operacionalização das equipes multiprofissionais de atenção domiciliar (EMAD) e das equipes multiprofissionais de apoio (EMAP).

( ) II. Entre os usuários com perfil para a admissão no SAD, têm-se aqueles com necessidade de monitorização contínua e de assistência contínua de enfermagem.

( ) III. A admissão de usuários dependentes funcionalmente, segundo a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), será condicionada à presença de um cuidador.

( ) IV. A EMAD realizará atendimento a cada usuário, no mínimo, 1 (uma) vez por semana, e a EMAP será acionada somente a partir da indicação clínica da EMAD, para dar suporte e complementar suas ações.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

a)

F, V, V, F.

b)

V, V, F, V.

c)

V, F, V, V.

d)

V, F, F, F

7 -

Ainda sobre o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), é correto afirmar que:

a) durante o período em que o usuário estiver sob os cuidados do SAD, a responsabilidade de elaboração e execução do projeto terapêutico singular (PTS) é de inteira responsabilidade da equipe multiprofissional de atenção domiciliar (EMAD), não cabendo a intervenção da equipe da atenção básica.
b) a EMAD poderá ser tipo I ou tipo II, divergindo uma da outra apenas pelo quantitativo de carga horária dos auxiliares ou técnicos de enfermagem.
c) a EMAP terá composição mínima de 3 (três) profissionais de nível superior; a soma das cargas horárias de seus componentes será de, no mínimo, 90 (noventa) horas de trabalho. São profissionais elegíveis para essa equipe enfermeiro, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e odontólogo.
d) o SAD deve-se estruturar de forma a dar ao usuário garantia de cobertura de 12 (doze) horas diárias, inclusive nos finais de semana e feriados.
8 -

A visita domiciliar é um importante instrumento para a realização de atividades educativas e assistenciais mais humanizadas e adequadas à realidade do indivíduo e da família. Considerando a visita domiciliar como tecnologia de cuidado do enfermeiro para a atenção à família no âmbito da atenção básica, é correto afirmar que:

a)

toda ida ao domicílio do usuário pode ser considerada visita domiciliar.

b)

dentro da visita domiciliar, o profissional de saúde poderá realizar a avaliação da família por meio de ferramentas como o genograma e o ecomapa.

c)

durante a visita domiciliar, o enfermeiro deverá focar a entrevista ao usuário, não cabendo ao profissional observar aspectos intradomiciliar e peridomiciliar que influenciem na situação de saúde da família.

d)

durante a etapa de planejamento da visita domiciliar, deve haver a priorização do horário preferencial definido pela equipe de saúde em detrimento do da família, cabendo ao agente comunitário de saúde (ACS) avisar as famílias para estas ajustarem-se ao horário da visita.

9 -

Sobre a vigilância epidemiológica de surtos e agravos, é correto afirmar que:

a)

a notificação negativa corresponde à eliminação dos casos suspeitos anteriormente notificados.

b)

não cabe aos gestores municipais e estaduais do Sistema Único de Saúde incluir outras doenças e agravos no elenco de doenças de notificação compulsória.

c)

a notificação compulsória deve ser realizada, prioritariamente, por profissional médico.

d)

dada a natureza específica de cada doença ou agravo à saúde, a notificação deve seguir um processo dinâmico, variável em função das mudanças no perfil epidemiológico e da disponibilidade de novos conhecimentos científicos e tecnológicos.

10 -

Sobre a vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) (HPV), é correto afirmar que:

a)

deve ser aplicada em meninos e meninas de 9 a 14 anos.

b)

no público adolescente, deve ser aplicada em duas doses de 0,5 ml.

c)

é composta por vírus vivo atenuado.

d)

é contraindicada sua utilização em usuários imunocomprometidos.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.