ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) - Técnico - CESPE (Cebraspe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2018

Antropologia

Texto I

Com relação às teorias da cultura, julgue o item a seguir.

1 -

Diferentemente da abordagem evolucionista do termo cultura, Franz Boas afirmava que cada povo possui uma singularidade cultural, no sentido de que existem culturas (no plural), e não meramente cultura (no singular).

Verdadeira.
Falsa.
2 -

Segundo Malinowski, só por meio do método etnográfico, denominado por ele de método de documentação estatística por evidência concreta, seria possível evitar o etnocentrismo.

Verdadeira.
Falsa.
3 -

No século XX, duas frentes teóricas marcaram os estudos culturais: a que considerava cultura como sistemas estruturais, perspectiva desenvolvida por Clifford Geertz, e a que considerava cultura como sistemas simbólicos, elaborada por Claude Lévi-Strauss.

Verdadeira.
Falsa.
4 -

Roy Wagner formulou uma noção de cultura baseada na atividade criativa, pois, para ele, o ato de inventar constitui uma atividade dinâmica humana.

Verdadeira.
Falsa.

Texto II

No que se refere à Escola de Manchester, julgue o item que se segue.

5 -

Os pesquisadores da Escola de Manchester baseavam-se, principalmente, em uma metodologia quantitativa para observar situações sociais.

Verdadeira.
Falsa.
6 -

A Escola de Manchester dava ênfase a estudos de caso, procurando fazer uma análise detalhada de casos particulares de interação social.

Verdadeira.
Falsa.

Texto III

Acerca de direitos humanos, direitos de minorias e movimentos sociais urbanos, julgue o item seguinte.

7 -

A Constituição Federal de 1988, por possuir expressivo conjunto de normas diretamente relacionado aos direitos sociais, preserva os direitos fundamentais das minorias, como, por exemplo, o direito a terra dos povos indígenas e das comunidades quilombolas.

Verdadeira.
Falsa.
8 -

Atualmente os direitos humanos têm sido utilizados pelos movimentos sociais urbanos e rurais, assim como por povos e comunidades tradicionais, como forma de proteção, principalmente contra transgressões cometidas pelo Estado ou por seus agentes.

Verdadeira.
Falsa.
9 -

Os movimentos sociais urbanos brasileiros surgiram a partir de 1985, com o fim do regime militar.

Verdadeira.
Falsa.

Texto IV

No que diz respeito às perícias realizadas pelo antropólogo e aos laudos correspondentes, julgue o próximo item.

10 -

Para assistir o juiz em seu processo decisório, a perícia antropológica se faz imprescindível quando indígenas, quilombolas, populações tradicionais, bem como suas comunidades e organizações, são parte no processo.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.