ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SEDUC-AL (Secretaria de Educação do Estado de Alagoas) - Professor - Sociologia - CESPE (Cebraspe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2018

Sociologia

Texto I

Considerando as discussões a respeito da constituição da sociologia e seu estabelecimento como conhecimento científico, julgue o item a seguir.

1 -

A sociologia pautou-se pela convivência harmônica entre abordagens positivistas e abordagens críticas.

Verdadeira.
Falsa.
2 -

As obras O 18 Brumário de Luís Bonaparte, O Manifesto do Partido Comunista, O capital e A ideologia alemã abordam problemas específicos, refletindo a ausência de diálogo entre as ideias desenvolvidas por Karl Marx e a fragmentação de sua teoria.

Verdadeira.
Falsa.
3 -

Para Florestan Fernandes, o fato de a forma de explicação sociológica, por meio da investigação empírica, se organizar de maneira aproximativa não impede a produção de um conhecimento objetivo da realidade social.

Verdadeira.
Falsa.
4 -

A afinidade entre as ciências naturais e o surgimento da sociologia é perceptível na abordagem de Auguste Comte pelo emprego do termo física social.

Verdadeira.
Falsa.
5 -

De acordo com Florestan Fernandes, um dos aspectos mais fundamentais da abordagem sociológica tomada como ciência consiste na garantia de que os fenômenos sejam explicados a partir de sua apreensão imediata.

Verdadeira.
Falsa.

Texto II

No que se refere às contribuições de Émile Durkheim, Karl Marx, Max Weber e William Edward Burghardt Du Bois à denominada sociologia clássica, julgue o item que se segue.

6 -

Max Weber defende que a objetividade do conhecimento nas ciências sociais somente pode ser alcançada com base no conceito de tipo ideal.

Verdadeira.
Falsa.
7 -

Conforme Karl Marx indica tanto em O capital quanto em seu texto Manuscritos econômico-filosóficos, é fundamental conceituar e distinguir o consumo da produção.

Verdadeira.
Falsa.
8 -

Émile Durkheim incorpora o esforço de delimitar os pressupostos para a investigação científica objetiva, dedicando-se a elaborar a sociologia como disciplina autônoma.

Verdadeira.
Falsa.
9 -

Conforme se pode observar nas Teses sobre Feuerbach, a relevância da crítica para a perspectiva teórica de Karl Marx marca a intenção de garantir um espaço para o pensamento, sem dissociá-lo da prática.

Verdadeira.
Falsa.

Texto III

Considerando as reflexões acerca da estrutura e da organização da sociedade com base na divisão do trabalho e na dominação social, julgue o item seguinte.

10 -

Considerando-se as reflexões de Émile Durkheim sobre as expressões e condições sociais da divisão do trabalho, é correto afirmar que, para o autor, devem-se separar as formas de solidariedade — que dizem respeito aos vínculos — dos diferentes tipos de divisão do trabalho.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.