ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) - Técnico - Cebraspe (Cespe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2018

Engenharia Civil

Texto I

Com relação a levantamento topográfico, julgue o item a seguir.

1 -

A estação total, embora realize somente a medição de ângulos, proporciona celeridade ao processo de levantamento topográfico, porque armazena eletronicamente as informações obtidas.

Verdadeira.
Falsa.
2 -

Sistemas de informação geográfica (SIG) permitem a integração de dados de diversas fontes, a criação de bancos de dados georreferenciados e a automatização da produção de documentos cartográficos.

Verdadeira.
Falsa.
3 -

Um imóvel é georreferenciado ao Sistema Geodésico Brasileiro quando identificado e descrito a partir de coordenadas do sistema de referência do mapeamento oficial adotado no Brasil.

Verdadeira.
Falsa.

Texto II

Acerca de aspectos físicos, químicos, biológicos e de produtividade dos solos, julgue o seguinte item.

4 -

Na caracterização física de solos, a plasticidade está relacionada com a redução do volume de vazios e da porosidade, ao passo que a compacidade corresponde à capacidade do solo de ser moldado sem alteração de seu volume.

Verdadeira.
Falsa.
5 -

A retenção de grande quantidade de íons nos coloides e a manutenção de pequena quantidade destes na solução do solo promovem a lixiviação excessiva dos nutrientes.

Verdadeira.
Falsa.
6 -

Além de serem indicadoras da qualidade do solo, as bactérias exercem importante função na decomposição da matéria orgânica, na ciclagem de nutrientes e na fixação biológica de nitrogênio.

Verdadeira.
Falsa.
7 -

O uso de um solo fértil, mesmo com elevado teor de argila, sempre resultará na obtenção de alta produtividade.

Verdadeira.
Falsa.

Texto III

No que se refere à capacidade de uso, manejo e conservação do solo, julgue o item que se segue.

8 -

Os grupos do sistema de capacidade de uso do solo incluem as terras não adequadas para cultivos anuais, perenes, pastagens e de reflorestamento, as quais, contudo, são apropriadas para proteção da flora e da fauna silvestre, para recreação ou mesmo para armazenamento de água.

Verdadeira.
Falsa.
9 -

Tanto o levantamento do meio físico do solo quanto a determinação das classes de capacidade de uso do solo são ações dispensáveis à implantação do manejo conservacionista do solo em propriedade rural.

Verdadeira.
Falsa.
10 -

Alternar os níveis de profundidade alcançados pelas operações de aração e gradagem contribui para evitar a formação da camada compactada em sistema convencional de preparo do solo.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.