ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Luís Correia - PI (Prefeitura Municipal de Luís Correia) - Psicólogo - Instituto Machado de Assis (Instituto Machado de Assis) - 2018

Psicologia
1 -

De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

a) O psicólogo considerará as relações de poder nas organizações em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os princípios dessas organizações.
b) Ao psicólogo é vedado Prestar serviços profissionais a organizações concorrentes de modo que possam resultar em prejuízo para as partes envolvidas, decorrentes de informações privilegiadas.
c) Ao fixar a remuneração pelo seu trabalho, o psicólogo não precisa levar em conta as condições do usuário ou beneficiário, mas ao estipular o valor ,de acordo com as características da atividade, deverá comunicar ao usuário ou beneficiário antes do início do trabalho a ser realizado.
d) O psicólogo, no relacionamento com profissionais não psicólogos, compartilhará todas as informações sobre o caso mas deverá assegurar que o outro profissional resguarde o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.
2 -

Com relação à legislação e às normatizações inerentes ao exercício profissional do psicólogo, é correto afirmar.

a) Todo profissional de Psicologia pagará uma anuidade, com datas de vencimento e parcelamento definidas pelo Conselho, porém, psicólogo que completar 60 anos de idade, será isento do pagamento da anuidade, a partir do ano de exercício em que completar tal idade.
b) A guarda do registro documental é de responsabilidade do psicólogo e/ou da instituição em que ocorreu o serviço. Deve ser mantido em local que garanta sigilo e privacidade. O material de uso exclusivo do psicólogo, como testes e resultados de avaliações, deve ser mantido em locais de acesso exclusivo do profissional de Psicologia. As informações sigilosas, que não serão compartilhadas com a equipe multiprofissional através do prontuário, também devem ser mantidas em local reservado. O período de guarda deve ser de cinco anos.
c) No que concerne ao atendimento psicológico mediado por computador, o atendimento psicoterapêutico mediado por computador é permitido pelo CFP. O Conselho Federal de Psicologia elaborou a Resolução CFP nº 012/2005, como forma de normatizar esse tipo de prática.
d) Pela Resolução n.º 218, do Conselho Nacional de Saúde, de 6/3/1997, os psicólogos, juntamente com outros profissionais, foram reconhecidos como profissionais de saúde de nível superior. É dessa normativa que se desdobram as obrigações do psicólogo na qualidade de profissional da saúde.
3 -

A Psicopatologia trata da natureza essencial da doença mental; suas causas, as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas de manifestação. Sobre Psicopatologia é correto afirmar.

a) A psicopatologia é um conhecimento que se esforça por ser sistemático, elucidativo e desmistificante.
b) Em geral, quando se estudam os sintomas psicopatológicos, dois aspectos básicos costumam ser enfocados: o fenômeno e o conteúdo.
c) De modo geral, existem sinais ou sintomas psicopatológicos totalmente específicos de determinado transtorno mental.
d) A entrevista, em psicopatologia, não é um instrumento importante na avaliação do paciente. O principal aspecto da avaliação psicopatológica é o exame psíquico, também chamado exame do estado mental atual.
4 -

Sobre as funções psíquicas elementares e suas alterações, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

I. As funções mais afetadas nos transtornos psicóticos são: linguagem, sensopercepção, pensamento, juízo de realidade e vivência do Eu.

II. Delirium é o termo atual mais adequado para designar a maior parte das síndromes confusionais agudas, portanto diz respeito aos vários quadros com rebaixamento leve do nível de consciência que oscilam muito pouco durante o dia.

III. A alteração mais comum e menos específica da atenção é a diminuição global desta, chamada hipoprosexia. Aqui se verifica a total abolição da capacidade de atenção, por mais fortes e variados que sejam os estímulos utilizados.

IV. Geralmente a desorientação ocorre, em primeiro lugar, em relação ao espaço. Só após o agravamento do transtorno, o indivíduo se desorienta quanto ao tempo e, finalmente, quanto a si mesmo.

V. As principais alterações da forma ou estrutura do pensamento são: fuga de idéias, dissociação e incoerência do pensamento, afrouxamento das associações, descarrilhamento e desagregação do pensamento.

a) Apenas as alternativas I e V estão corretas.
b) Apenas as alternativas I, II e V estão corretas.
c) Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
d) Todas as alternativas estão corretas.
5 -

Sobre as grandes síndromes psiquiátricas, informe se é verdadeiro ou falso o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Na esquizofrenia, o déficit de atenção é central.

( ) Nos quadros depressivos, o espaço interior pode ser vivenciado como muito encolhido, contraído, escuro e pouco penetrável pelos outros.

( ) O Pânico é uma reação de medo intenso, de pavor, relacionada geralmente ao perigo imaginário de morte iminente, descontrole ou desintegração. O Pânico se manifesta quase sempre como crises de pânico. Estas são crises crônicas e intensas de ansiedade, acompanhadas por medo intenso de morrer ou de perder o controle e de acentuada carga autonômica.

( ) A desintegração dos conceitos ocorre quando os conceitos sofrem um processo de perda do seu significado original, é bastante característica da paranóia, na depressão grave com sintomas psicóticos e pode ocorrer também nas síndromes demênciais.

( ) Os transtorno da personalidade , embora de modo geral produzam consequências muito penosas para o indivíduo, familiares e pessoas próximas, não são facilmente modificáveis por meio das experiências da vida; tendem, antes, a permanecer estáveis ao longo de toda vida.

a) F-V-F-F-V.
b) F-V-F-V-V.
c) V-F-F-F-V.
d) V-F-F-F-F.
6 -

Sobre a Reforma Psiquiátrica Brasileira é correto afirmar.

a) Embora marco inegável para a consolidação do atendimento psiquiátrico comunitário, a promulgação da Lei 10.216 não foi um ato isolado, sendo o resultado de um árduo processo científico-político-social, iniciado na década de 1950 nos países europeus e no final da década de 1970 em contexto brasileiro.
b) Na década de 1950, foi criado o Serviço Nacional de Doenças Mentais para regular as práticas psiquiátricas brasileiras, preconizando a higiene mental e a eugenia.
c) Em 1968, logo após os militares assumirem o controle político do país, o governo brasileiro celebrou um convênio com hospitais psiquiátricos privados, o Plano de Privado de Ação, repassando a esses hospitais recursos públicos destinados ao tratamento psiquiátrico no país. Esse acordo teve como consequência o repasse de mais de 50% das verbas destinadas à saúde mental brasileira para o setor privado.
d) Em 1986, realizou-se a 1ª Conferência Nacional de Saúde Mental e 2º Congresso Nacional dos Trabalhadores de Saúde Mental, nos quais formaram-se as comissões para fazer novas propostas para a assistência psiquiátrica brasileira. Essas comissões propôs que o atendimento psiquiátrico passasse a ser integral, multiprofissional e realizado em postos de saúde, ambulatórios especializados e em serviços criados especialmente para esse atendimento, os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS.
7 -

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

a) O processo de redução de leitos em hospitais psiquiátricos e de desinstitucionalização de pessoas com longo histórico de internação passa a tornar-se política pública no Brasil a partir dos anos 1980, e ganha grande impulso na década de 1990 com uma série de normatizações do Ministério da Saúde, que instituem mecanismos claros, eficazes e seguros para a redução de leitos psiquiátricos a partir dos hospitais psiquiátricos.
b) Entre os instrumentos de gestão que permitem as reduções e fechamentos de leitos de hospitais psiquiátricos de forma gradual, pactuada e planejada, está o Programa Nacional de Avaliação do Sistema Hospitalar Público/Psiquiatria (PNASHP/Psiquiatria), nstituído em 2002, por normatização do Ministério da Saúde. Essencialmente um instrumento de avaliação, o PNASHP/Psiquiatria permite aos gestores um diagnóstico da qualidade da assistência dos hospitais psiquiátricos públicos existentes e os auxilia a adotar critérios compatíveis com as normas do SUS. Trata-se da instituição, no Brasil, do primeiro processo avaliativo sistemático, anual, dos hospitais psiquiátricos.
c) Os Serviços Residenciais Terapêuticos são casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, egressas de hospitais psiquiátricos ou não. Embora as residências terapêuticas se configurem como equipamentos da saúde, estas casas, implantadas na cidade, devem ser capazes em primeiro lugar de garantir o direito à moradia das pessoas egressas de hospitais psiquiátricos e de auxiliar o morador em seu processo – às vezes difícil – de reintegração na comunidade.
d) O Programa de Volta para Casa é uma das estratégias mais efetivas para a restauração dos vínculos familiares das pessoas com transtornos mentais em processo de desinstitucionalização. O Programa possibilita a efetiva participação dos familiares no processo de desinstitucionalização e assegura o bem estar global do usuário e sua família.
8 -

A entrevista é a técnica que permite o acesso às representações mais pessoais dos sujeitos: história, conflitos, representações, crenças, sonhos, fantasmas, acontecimentos vividos, etc. Sobre as técnicas de entrevista em psicologia, é correto afirmar.

a) Há diferentes tipos de entrevistas, modos de conduzi-las e de interpretar os seus dados, de acordo com os diversos enfoques teóricos, em psicologia. A entrevista apresenta-se de acordo com a estrutura, podendo ser de três tipos: entrevista semidirigida, entrevista fechada e entrevista diretiva.
b) Na entrevista não diretiva, o paciente pode iniciar falando sobre o que escolher, sendo que o entrevistador intervém com os objetivos de buscar maiores esclarecimentos, clarear pontos obscuros ou confusos e ampliar informações.
c) Na entrevista diagnóstica o psicólogo fornece informações, faz críticas, elogios e sugestões ao paciente, além de interpretar o material que este lhe traz.
d) Ao pensar na estrutura da entrevista deve-se levar em consideração o problema exposto, assim como é importante associar a perspectiva histórica e uma abordagem dinâmica. Dependendo da problemática e da estrutura da personalidade do paciente, certas áreas e certos conflitos deverão ser mais explorados do que outros, concentrando-se em determinados pontos da vida do paciente que sejam potencialmente capazes de fornecer explicações para a emergência e o desenvolvimento do transtorno atual.
9 -

Sobre os Testes Psicológicos é correto afirmar.

a) Os testes psicológicos podem ser definidos como uma medida objetiva e padronizada de todo o comportamento do indivíduo, tendo como função essencial a mensuração das diferenças e/ou semelhanças entre os indivíduos.
b) Os testes são de uso obrigatório para a realização de avaliações psicológicas, por se tratar de um material fidedigno, passível de reaplicação e que permite conclusões confiáveis.
c) A fim de alcançar seu objetivo, o teste psicológico deve ser articulado a um construto psicológico e este construto precisa estar vinculado a aspectos importantes da vida psíquica do indivíduo.
d) Pessoas com deficiência não precisam ser avaliadas de forma compatível com suas limitações.
10 -

Sobre a da Psicanálise é correto afirmar.

a) A data de nascimento da Psicanálise coincide com a data da publicação dos Estudos sobre a histeria, em 1895. Bleuler e Freud, autores do livro, estudaram o efeito da hipnose no desaparecimento dos sintomas histéricos.
b) Freud abandonou a hipnose por ser um método baseado na sugestão.
c) Um tema que despertou o interesse do estudo de Freud foi a repressão, onde encontrou a sua relação com a censura, como recalque e com a sexualidade.
d) Ao adotar a conversação, Freud evolui e chega a relação de transferência feita entre o paciente e o médico.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.