ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Caxias - MA (Prefeitura Municipal de Caxias) - Psicólogo - Instituto Machado de Assis (Instituto Machado de Assis) - 2018

Psicologia
1 -

Sobre a política de saúde no Brasil, é correto afirmar.

a) As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo; II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; III - participação da comunidade.
b) A iniciativa privada pode participar de forma complementar do SUS, seja ela composta por instituições com fins lucrativos ou não. São exemplos de instituições privadas: Santa Casa, hospitais particulares, clínicas, laboratórios e etc. As instituições privadas com fins lucrativos terão preferência para participar do SUS. A participação da iniciativa privada obedecerá às diretrizes do SUS e ocorrerá mediante contratos (geralmente firmados com instituições privadas com fins lucrativos) e convênios (firmados com instituições filantrópicas e sem fins lucrativos).
c) A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. O dever do Estado de garantir a saúde consiste na reformulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação. O dever do Estado exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
d) O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde-SUS. A iniciativa privada não poderá participar do Sistema Único de SaúdeSUS.
2 -

Sobre a Saúde Mental no contexto da Saúde Pública é correto afirmar.

a) No acolhimento aos portadores de sofrimento mental, temos três possibilidades: ou a pessoa procura o CAPS ou CERSAM; ou um hospital psiquiátrico ou chega em serviços de Saúde, como unidades básicas ou centros de saúde, hospitais gerais, etc. No primeiro caso, ele será recebido diretamente pela equipe de Saúde Mental.
b) Uma equipe mínima de Saúde Mental em unidade básica de Saúde deve compor-se pelo menos de um psicólogo e um psiquiatra, evidentemente, trabalhando em parceria com o generalista, o assistente social, o auxiliar de enfermagem, entre outros.
c) O acolhimento ao portador de sofrimento mental, tanto na unidade básica como no CAPS, é sempre feito por um profissional de Saúde Mental. Após a primeira abordagem, o técnico que acolheu poderá necessitar do apoio imediato de um outro profissional, ou tomar ele próprio as primeiras decisões quanto às condutas a serem adotadas.
d) Não se deve perder de vista que o paciente em atendimento pela equipe de Saúde Mental no CAPS frequentemente se beneficia da utilização simultânea de um outro tipo de equipamento, ou da realização de atividades que o ajudem na reabilitação psicossocial.
3 -

Sobre o Psicodiagnóstico, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta. I. O Psicodiagnóstico, atividade desempenhada exclusivamente pelo psicólogo, exige conhecimento sobre psicopatologia, estrutura da personalidade e manejo de técnicas diagnósticas. II. O Psicodiagnóstico possibilita uma avaliação parcial da personalidade do paciente, determinação da natureza, intensidade e relevância dos distúrbios, fornecimento dos subsídios a demais profissionais, definição do tipo de intervenção terapêutica prognóstico da evolução terapêutica e pesquisa psicológica. III. O Psicodiagnóstico é um processo bi direcional, cujo propósito é investigar alguns aspectos em particular, de acordo com a sintomatologia e informações da indicação ou queixa, ou ainda favorecer a identificação de recursos potenciais e possibilidades do examinando. IV. Ao conduzir um processo de Psicodiagnóstico, é necessário que o psicólogo considere em sua análise os condicionantes afetivo emocionais, históricos e sociais do paciente e seus efeitos no psiquismo.

a) Apenas as alternativas I e III estão corretas.
b) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
c) Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
d) Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
4 -

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

a) Os instrumentos psicométricos são fundamentados em valores estatísticos que indicam sua sensibilidade, precisão e validade.
b) A entrevista psicológica com objetivo psicoterápico, tem por objetivo indicar o tratamento adequado á necessidade do entrevistado.
c) Na entrevista dirigida o que se pretende é investigar certos tópicos sobre os quais o entrevistado não falou espontaneamente e que são considerados importantes para a entrevista.
d) Os testes projetivos permitem que a pessoa expresse algum aspecto da sua história ou da sua personalidade, mesmo que não perceba isso. São tarefas padronizada e que seguem normas qualitativas que permitem que seus elementos possam ser analisados em separado.
5 -

Sobre o desenvolvimento humano e as teorias que o estuda, informe se é verdadeiro “V" ou falso “F" o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Todas as teorias do desenvolvimento humano partem do pressuposto de que quatro aspectos básicos, aspecto físico motor, aspecto intelectual, aspecto afetivo emocional e aspecto social, são indissociados; mas elas podem enfatizar aspectos diferentes, isto é, estudar o desenvolvimento global a partir da ênfase em dos aspectos.

( ) O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico.

( ) O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas, para efeito de estudo, tem sido abordado a partir de cinco aspectos básicos: aspecto físico motor, aspecto hereditário, aspecto intelectual, aspecto afetivo emocional e aspecto social.

( ) Segundo Piaget, cada período do desenvolvimento humano é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por todos esses períodos, na sequência em que Piaget estipulou , porém o início e o término de cada um deles dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais. Portanto, a divisão nessas fases faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida.

( ) Um pressuposto básico do enfoque interacionista do desenvolvimento humano de Vigotski, é que as origens das formas superiores de comportamento inconsciente devem ser achadas nas relações sociais que o homem mantém.

a) F-V-V-F-F.
b) V-V-F-F-V.
c) F-F-V-V-V.
d) V-V-F-V-F.
6 -

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta. I. As funções mais afetadas nos transtornos psicoorgânicos são: nível de consciência, atenção, orientação, memória, inteligência, linguagem e psicomotricidade. II. A avaliação do paciente, em psicopatologia, é feita principalmente por meio do exame psíquico, também chamado exame do estado mental atual. III. Geralmente, a desorientação ocorre, em primeiro lugar, em relação ao tempo. Só após o agravamento do transtorno, o indivíduo se desorienta quanto ao espaço e, finalmente, quanto a si mesmo. IV. As alterações qualitativas do pensamento são as mais importantes em psicopatologia. Compreendem as alterações dos conceitos e do juízo. V. As vivências psicopatológicas situam-se em duas perspectivas fundamentais: têm-se de um lado, os transfundos das vivências psicopatológicas, que discriminam-se em dois tipos básicos: os estáveis e os momentâneos. E de outro, os sintomas emergentes.

a) Apenas as alternativas I e V estão corretas.
b) Apenas as alternativas I, II e V estão corretas.
c) Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as alternativas III e V estão corretas.
7 -

Sobre as grandes síndromes psiquiátricas, informe se é verdadeiro “V” ou falso “F” o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) No transtorno da personalidade Esquizóide ocorrem déficits sociais e interpessoais, marcado por desconforto agudo e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico. ( ) No transtorno da personalidade Dependente há excessiva emotividade e busca de atenção, que se manifesta no início da adolescência e está presente em uma variedade de contextos. ( ) Na esquizofrenia, o déficit de atenção é central. ( ) A distimia é uma depressão crônica, geralmente de intensidade moderada, muito duradoura com piora dos sintomas no período da manhã. Começa no início da vida adulta e persiste por vários anos. ( ) No centro de todas as neuroses, está o medo. O indivíduo neurótico vive seus conflitos de forma particularmente dolorosa e pessimista.

a) F-F-V-F-F.
b) F-V-F-V-V.
c) V-F-F-F-V.
d) V-F-F-F-F.
8 -

Sobre a Reforma Psiquiátrica Brasileira é correto afirmar.

a) O marco institucional da assistência psiquiátrica brasileira foi a criação do Hospital Psiquiátrico Pedro II, em 1872, na cidade do Rio de Janeiro. Nos anos seguintes, instituições públicas semelhantes foram construídas em São Paulo, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais.
b) Ao fim da década de 50, a situação era grave nos hospitais psiquiátricos: superlotação; deficiência de pessoal; maus-tratos grosseiros; falta de vestuário e de alimentação; péssimas condições físicas; cuidados técnicos escassos e automatizados. A má fama dos grandes hospícios públicos possibilitou a entrada da iniciativa privada nessa área. A partir do golpe militar de 64, até os anos 70, proliferaram amplamente clínicas psiquiátricas privadas conveniadas com o poder público, obtendo lucro fácil por meio da “psiquiatrização” dos problemas sociais de uma ampla camada da população brasileira. Criou-se assim a chamada “indústria da loucura”.
c) Na Reforma Psiquiátrica Brasileira, destaca-se uma preciosa singularidade: o envolvimento da sociedade civil, sobretudo através da organização de técnicos, familiares e usuários, dos médicos e do governo no movimento da luta anti manicomial. Ressaltando o compromisso da sociedade civil numa abordagem solidária da loucura.
d) Denúncias e críticas diversas a situação da saúde mental surgem no Brasil nos anos 70. Diversos segmentos sociais se organizaram nessa época, ao longo do processo de redemocratização do país. Nesse contexto, o Movimento de Trabalhadores em Saúde Mental começou a tomar corpo: trabalhadores da área se organizaram, apontando os graves problemas do sistema de assistência psiquiátrica do país, e propondo formas de trabalho que pudessem romper com esse modelo.
9 -

Analise as afirmativas abaixo e assinale alternativa correta.

a) No Brasil, o sistema de saúde é fragmentado e organizado por níveis de atenção. E é exatamente essa descentralização a responsável por promover um melhor atendimento à população, uma vez que cada um desses níveis corresponde a determinado conjunto de serviços assistenciais disponibilizados aos usuários (sendo alguns de maior complexidade e outros mais básicos). A organização do sistema de saúde por níveis de atenção exige que a distribuição dos serviços assistenciais seja feita com base em uma escala. O melhor é que para cada grupo de Unidades Básicas de Saúde (nível primário de atenção) exista um ambulatório com médicos especialistas e um hospital geral (nível secundário). E essa escala deve se repetir também entre o os grupos de serviço de nível terciário em relação ao secundário.
b) Pode-se entender o nível primário de atenção como a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse nível de atenção estão as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conhecidas popularmente como postos de saúde. Elas desempenham o papel de promover políticas direcionadas tanto à prevenção de doenças como à preservação do bem-estar nas comunidades. Vale ressaltar que essas ações são organizadas pela esfera municipal. No nível primário de atenção, os profissionais de saúde se articulam para atuar apenas nas Unidades Básicas.
c) No nível secundário de atenção à saúde estão as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), os hospitais e outras unidades de atendimento especializado ou de média complexidade. Nesses estabelecimentos podem ser realizados procedimentos de intervenção, tratamento de situações crônicas e de doenças agudas. Nessa etapa, são marcadas consultas e exames básicos (hemograma, citopatológico, etc.), além de também poderem ser realizados procedimentos básicos, como curativos, por exemplo. Aqui, a tecnologia disponível não é necessariamente avançada. Os equipamentos são voltados para diagnóstico e terapêutica (como aparelhos de raio-X e de ultrassonografia). Já em relação à capacitação dos profissionais de saúde, trata-se de uma formação mais ampla, com a fundamental presença de médicos de saúde da família e clínicos gerais.
d) No nível terciário de atenção à saúde estão os hospitais de grande porte (alta complexidade), subsidiados pela esfera privada ou pelo município. Nessas instituições podem ser realizadas manobras mais invasivas, caso haja necessidade, intervindo em situações nas quais a vida do usuário do serviço está em risco. No aparelhamento dos estabelecimentos do nível terciário estão presente máquinas de tecnologia avançada (como equipamentos para ressonância magnética, tomógrafos e hemodinâmicas, por exemplo). O objetivo nesse nível de atenção à saúde é garantir que procedimentos para a manutenção dos sinais vitais possam ser realizados, dando suporte mínimo para a preservação da vida sempre que preciso.
10 -

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

a) O termo nível de consciência é utilizado em um sentido mais superficial para designar o grau de consciência e de entendimento que o paciente tem em relação ao fato de estar doente. Quando existe esta consciência e ele é incapaz de utilizála para mudar o curso de sua doença, ou lidar com os seus sintomas, chama-se de nível de consciência intelectual. Considera-se nível de consciência verdadeiro (ou emocional) quando o paciente adquire consciência, pela intuição, de suas motivações e sentimentos mais profundos, muitas vezes inconscientes, e tal conhecimento tem como consequência mudanças em aspectos de sua personalidade e em padrões de comportamento.
b)

Os fatores cognitivos, que são utilizados em maior ou menor grau como estratégias de mudança por diferentes Psicoterapias são: a psicoeducação, a reestruturação cognitiva e o insight.

c)

O insight é obtido por meio de intervenções terapêuticas específicas: confrontação, interpretação e assimilação.

d) A entrevista não é o principal recurso de que dispõe o terapeuta para avaliar o paciente. O profissional pode solicitar exames de laboratório, exames de imagem, aplicar de escalas ou instrumentos de avaliação, testes psicológicos ou até mesmo a solicitação de consultoria a outros especialistas para melhor avaliar o paciente.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.