ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Nova Candelária - RS (Prefeitura Municipal de Nova Candelária) - Psicólogo - URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI) - 2018

Legislação Municipal
1 -

O artigo 35 da Lei que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Municipais de Nova Candelária discorre que a vacância do cargo decorrerá dos itens descritos nas alternativas abaixo, com exceção do item da alternativa:

a) Férias do servidor.
b) Falecimento do servidor.
c) Aposentadoria do Servidor.
d) Exoneração do servidor.
Psicologia
2 -

Fernandez (2001) nos coloca que, quando se trata de resolver problemas de aprendizagem que são oriundos de causas que se referem à estrutura individual e familiar (sintoma ou inibição), é necessária uma intervenção psicopedagógica pontual. Conforme cada situação-problema, será possível optar por intervenções específicas, conforme as afirmações abaixo: I. Tratamento individual e familiar psicopedagógico. II. Grupo de orientação com professores. III. Grupo de tratamento psicopedagógico de crianças. IV. Grupo de orientação paralelo de mães. V. Entrevistas com colegas e professores. É correto APENAS o que se afirma em:

a) I, II e III.
b) I, III e V.
c) I, III e IV.
d) II, III e IV.
3 -

Weiss (2004) diz sobre o Fracasso Escolar: I. A origem do fracasso pode estar na má condução do processo de ensino. II. A qualidade e a dosagem da quantidade de informações a serem transmitidas constituem falhas escolares que podem operar a favor do insucesso da aprendizagem. III. A aprendizagem normal dá-se no agir e no sentir do aluno. IV. Os aspectos que devem ser considerados na abordagem diagnóstica do fracasso escolar são: orgânicos, emocionais e pedagógicos. É correto APENAS o que se afirma em:

a) I e II.
b) II e V.
c) I e IV.
d) II e III.
4 -

Considerando as ideias de Batista e Mantoan (2005), assinale a assertiva incorreta.

a) A escola comum tem como compromisso difundir o conhecimento universal e terá de saber lidar com o que há de particular na construção desse conhecimento para alcançar seu objetivo.
b) A escola especial foi criada para ser parceira da escola comum no atendimento a alunos com deficiência, com uma definição muito clara de seu papel, complementando a escola comum.
c) O Atendimento Educacional Especializado é um direito de todos os alunos com deficiência que necessitarem dessa complementação.
d) A deficiência mental é uma interrogação e objeto de investigação para todas as áreas do conhecimento.
5 -

Conforme Mantoan (2001), analise os itens abaixo acerca da história da deficiência mental: I. Marcada por estudos antropológicos e sociais. II. Tem a Pedagogia em uma posição secundária, numa área que deveria ser de sua inteira e fundamental competência. III. Revela significativas as implicações retiradas da teoria piagetiana no que diz respeito à escolarização de deficientes mentais. IV. É marcada pela hegemonia das ciências médicas e paramédicas, o que encaminhou a abordagem para uma linha mais terapêutica que educacional. É correto o que se afirma em:

a) I e II somente.
b) II e III somente.
c) I e IV somente.
d) I e III somente.
6 -

Em relação à CONCEITUAÇÃO DE GRUPO, segundo Zimerman (1993), marque verdadeiro “V” ou falso “F” às afirmações a seguir: ( ) O ser humano somente existe em função de seus inter-relacionamentos internos bem estabelecidos. Caso não se complete corretamente o processo das identificações fundamentais, jamais poderá se relacionar em grupo. ( ) A coesão do grupo está na proporção direta, em cada um e na totalidade, dos sentimentos de “pertinência” e de “pertencência”. ( ) No campo grupal nem sempre se processam fenômenos como os de resistência e contrarresistência, de transferência e contratransferência. Tais fenômenos consistem em uma reprodução exata do que se passa na relação terapêutica bipessoal. ( ) É preciso fazer uma distinção entre a simples emergência de fenômenos grupais e um processo grupal terapêutico. O primeiro é de natureza ubíqua, independente da finalidade dos grupos, enquanto o processo grupal necessita de um enquadre apropriado e é específico dos grupos terapêuticos. ( ) Um conjunto de pessoas constitui um grupo; um conjunto de grupos constitui uma comunidade; e um conjunto interativo de comunidades configura uma sociedade. ( ) Por “agrupamento”, compreende-se uma relação única e especial, com leis e mecanismos próprios. Marque a alternativa que corresponde à sequência correta das letras, de cima para baixo.

a) F-V-V-F-F-V
b) V-V-F-V-F-F
c) F-V-F-V-V-F
d) V-F-V-F-F-V
7 -

De acordo com Zimermann, marque a alternativa correta.

a) O mecanismo de ação terapêutica dos grupos de autoajuda decorre de alguns fatores como: exercer uma função continente, isto é, a de conter e absorver as angústias e dúvidas e, também, por não se comportar como um importante teste de confronto com a realidade.
b)

No grupo com crianças, a função do “holding" e de empatia por parte do grupoterapeuta é condição sine qua non, sendo que uma das razões de uma possível contrarresistência prejudicial reside no fato e que as manifestações das crianças surgem em um estado mais bruto que as dos adultos.

c) É preciso levar em conta que um casal se estrutura com uma reciprocidade de dependência em quatro áreas: a afetiva, a econômica, a sexual e a social. A maior ou menor instabilidade do casal vai depender da qualidade dessa dependência.
d) Considera-se que a grupoterapia se constitui em uma das indicações prioritárias para o tratamento de indivíduos depressivos, desde que o grupo terapêutico esteja composto não exclusivamente com esse tipo de pacientes.
8 -

Cordioli (2008, p.168) coloca alguns aspectos importantes acerca da psicoterapia Breve Psicodinâmica, conforme os itens a seguir: I. Enfatizar fatos da vida atual. II. Fixar data para término do tratamento. III. Focalizar aspectos da vida pregressa. Está (estão) correto(s):

a) Somente o item I.
b) Somente o item II.
c) Somente o item III.
d) Os itens I, II e III.
9 -

Para Sífneos (1972), citado por Cordioli (2008, p. 168), é considerado elemento essencial para o tratamento em Psicoterapia Breve Psicodinâmica o item da alternativa:

a) O nível de motivação do paciente para mudanças.
b) O nível de neutralidade do terapeuta.
c) O nível de estímulo à neurose de transferência.
d) O nível elevado de crenças e valores manifestados pelo paciente.
10 -

Sífneos (1972) e Malan (1981), citados por Cordioli (2009 p. 183), para a obtenção de melhores resultados com a Psicoterapia Breve Psicodinâmica, recomendam essa terapia para pacientes com as características relacionadas de forma correta na alternativa:

a) Queixa circunscrita e capacidade de estabelecer vínculo e aliança terapêutica rapidamente.
b) Dificuldades graves de funcionamento na vida diária.
c) Problemas legais sérios ou doenças clínicas graves.
d) Diagnóstico de dependência química.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.