ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFPA (Universidade Federal do Pará) - Assistente em Administração - CEPS-UFPA (Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará) - 2018

Administração Pública
1 -

Na unidade de gestão estratégica de uma instituição pública é necessário implantar o processo para identificar, avaliar, administrar e controlar potenciais eventos ou situações para fornecer razoável certeza quanto ao alcance dos objetivos da organização, denominado de

a) gestão por competências.
b) gestão da mudança.
c) gerenciamento de conflitos.
d) gerenciamento de riscos.
e) planejamento.
2 -

A ferramenta gerencial analítica e de comunicação essencial para líderes e organizações inovadoras que intencionam promover melhorias ou implantar uma estrutura voltada para novos processos é denominada de

a) análise swot.
b) gestão de desempenho.
c) mapeamento de processos.
d) mapeamento de competências.
e) diagnóstico organizacional.
3 -

A Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 01/2016 - Dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal. O artigo 8º diz que os controles internos da gestão do órgão ou entidade devem ser desenhados e implementados em consonância com alguns princípios. A respeito desses princípios é correto afirmar que

a) é compromisso da alta administração atrair, desenvolver e reter pessoas com competências técnicas, em alinhamento com os objetivos da organização.
b) é dever do gestor esclarecer ao usuário sobre a função social da organização e a necessidade de preservação do meio ambiente e de trabalho.
c) é necessário e obrigatório cumprir fiel e integralmente as obrigações e os compromissos assumidos, relativos ao exercício profissional.
d) é dever do gestor público resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros benefícios.
e) é dever do servidor participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum.
4 -

O processo contínuo de negociação, acompanhamento e renegociação de metas, individuais e grupais, com foco nos resultados organizacionais e que gera subsídios para recompensar desempenhos superiores é a(o)

a) gestão de desempenho.
b) gestão de riscos.
c) controle interno de gestão.
d) gestão do orçamento e finanças.
e) gestão patrimonial.
5 -

O orçamento público é o instrumento de gestão de maior relevância e provavelmente o mais antigo da administração pública. É um instrumento que os governos usam para organizar os seus recursos financeiros. Partindo da intenção inicial de controle, o orçamento público tem evoluído e vem incorporando novas instrumentalidades.

Considerando a Lei nº 4.320/1964 no que tange à temática “Despesa", pode-se afirmar que

a) as despesas são atividades e processos usados para avaliar entradas, processamentos e saídas, de modo a permitir as ações corretivas.
b) para cada empenho será extraído um documento denominado "nota de empenho" que indicará o nome do credor, a representação e a importância da despesa, bem como a dedução desta do saldo da dotação própria.
c) a liquidação da despesa consiste na verificação de sistemas com relações fixas e automáticas entre seus componentes, sem muita flexibilidade nas interações com o orçamento.
d) o empenho de despesa é o conjunto de atributos que caracterizam um objeto, tornando-o diferente dos demais.
e) o pagamento da despesa tem como objetivo a comparação de quantidades de dados relativos e categorias diferentes.
6 -

O Decreto nº 9.094/2017 dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário. No que tange ao Capítulo I da racionalização de exigências e da troca de informações, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A autenticação de cópia de documentos poderá ser feita, por meio de cotejo da cópia com o documento original, pelo servidor público a quem o documento deva ser apresentado.

( ) A irregularidade perante a Fazenda Federal, a Seguridade Social e o FGTS ensejará o sobrestamento dos processos regulatórios em trâmite.

( ) Após a protocolização de requerimento, caso o agente público verifique que o órgão ou a entidade do Poder Executivo Federal é incompetente para o exame ou a decisão da matéria, deverá providenciar a remessa imediata do requerimento ao órgão ou à entidade do Poder Executivo Federal competente.

( ) Os órgãos e as entidades responsáveis por bases de dados oficiais da administração pública federal prestarão orientações aos órgãos e às entidades públicos interessados para o acesso às informações constantes das bases de dados, observadas as disposições legais aplicáveis.

A sequência correta é

a) V, F, F, F.
b) F, V, F, V.
c) F, F, V, F.
d) V, F, V, F.
e) V, F, V, V.
7 -

A política de gestão de riscos deve ser instituída pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal especificando diretrizes, conforme prevê a Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 01/2016. Com base nessa informação, a equipe responsável pela unidade de controle interno de uma instituição pública deve elaborar a política de gestão de riscos observando essas diretrizes. Entre tais diretrizes estão as seguintes:

I - Utilizar metodologia e ferramentas para o apoio à gestão de riscos.

II - Desenvolver continuamente agentes públicos em gestão de riscos.

III - Apontar falhas nos regulamentos e normas das instituições, quando as julgar indignas do exercício profissional ou prejudiciais ao usuário.

IV - Ter respeito ao gestor de riscos, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Federal.

Está correto o que se afirma em

a) I e III, somente.
b) I, II e III.
c) II e III, somente.
d) II, III e IV.
e) I e II, somente.
8 -

O processo que tem a finalidade de mapear o caminho a ser seguido até se definirem os resultados desejados e se conduzirem os esforços para a concretização desses resultados por meio da gestão estratégica pode ser chamado de

a) avaliação de desempenho.
b) matriz swot.
c) gestão por processos.
d) logística sustentável.
e) planejamento estratégico.
9 -

A unidade de seleção e admissão de pessoal iniciou o processo de acolhimento dos novos servidores de uma instituição pública. Para isso, além da entrega de manuais, foi necessário prestar esclarecimentos sobre o regime de previdência complementar para os servidores públicos federais, conforme previsto na Lei nº 12.618/2012, segundo a qual

a) o produto estimado de operações de crédito e de alienação de bens imóveis somente se incluirá na receita quando umas e outras forem especificamente autorizadas pelo Poder Legislativo em forma que juridicamente possibilite ao Poder Executivo realizá-las no exercício.
b) a remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.
c) o benefício especial será pago pelo órgão competente da União, por ocasião da concessão de aposentadoria, inclusive por invalidez, ou pensão por morte pelo regime próprio de previdência da União, de que trata o art. 40 da Constituição Federal, enquanto perdurar o benefício pago por esse regime, inclusive junto com a gratificação natalina.
d) o protocolo de pedido de recredenciamento de IES e de reconhecimento e de renovação de reconhecimento de curso superior, antes do vencimento do ato autorizativo anterior, prorroga automaticamente a validade do ato autorizativo até a conclusão do processo e a publicação de portaria.
e) as modificações do ato autorizativo serão processadas na forma de aditamento ao ato de credenciamento ou recredenciamento de IES, autorização, reconhecimento ou renovação de reconhecimento, conforme regulamento a ser editado pelo Ministério da Educação.
10 -

A unidade responsável pelo planejamento estratégico de uma instituição pública precisa elaborar o seu plano de gestão que contemple o período de 05 (cinco) anos. Para isso, devem-se realizar algumas atividades, como definir missão, visão e valores organizacionais, os objetivos e as metas institucionais. Sobre a missão organizacional, analise os itens a seguir:

I - A missão define os alvos quantitativos, com prazos e valores.

II - O processo de elaboração da missão implica a substituição de processos burocráticos por tecnologias que incluem um eficaz sistema de informação.

III - A missão organizacional é a declaração do propósito e do alcance da organização em termos de produtos e serviços.

IV - A missão da organização deve ser definida em termos de atender a alguma necessidade do ambiente externo.

São considerados corretos os itens

a) I, II e III.
b) II e III, somente.
c) I e II, somente.
d) III e IV.
e) I e IV.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.