ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFG (Universidade Federal de Goiás) - Técnico de Laboratório - UFG (Centro de Seleção - Universidade Federal de Goiás) - 2018

Informática
1 -

O hardware de um computador realiza milhões de instruções por segundo, impactando um aumento de temperatura internamente na máquina. Qual é o dispositivo que auxilia a manter a temperatura estável?

a) Estabilizador.
b) Dissipador.
c) Barramento.
d) Periférico.
Engenharia Florestal
2 -

A vida na Terra é mantida pelo fluxo de energia proveniente do Sol. A radiação solar que atinge a biosfera apresenta comprimentos de onda variáveis. Qual é a variação de comprimentos de onda que corresponde à radiação fotossinteticamente ativa (RFA)?

a) 290 nm – 380 nm
b) 380 nm – 710 nm
c) 750 nm – 4.000 nm
d) 4.000 nm – 100.000 nm
3 -

O local de produção de mudas florestais é chamado de Viveiro Florestal. Os tipos de viveiros florestais são:

a) pequeno e grande.
b) próximo e distante.
c) temporário e permanente.
d) tecnificado e simples.
4 -

A ciclagem de nutrientes é determinante para a manutenção da estabilidade dos ecossistemas florestais. Corresponde ao Ciclo Biogeoquímico:

a)

a entrada de elementos minerais oriundos da decomposição da rocha matriz, pela fixação biológica de nitrogênio, adubações, pelas deposições de poeiras, gases por meio da precipitação pluviométrica. A saída dos elementos minerais para fora do ecossistema ocorre devido à erosão, lixiviação, queima (volatilização) e, principalmente, à exploração.

b)

os nutrientes absorvidos do solo ficam em constante mobilização no interior da planta, onde há transferências dos elementos minerais dos tecidos mais velhos para os mais jovens.

c)

a água e os sais minerais são levados através dos vasos existentes dentro do caule e das raízes, até as folhas e os açúcares produzidos na fotossíntese são transportados das folhas até as raízes.

d)

a planta, pelo seu sistema radicular, retira os elementos minerais do solo para a produção da biomassa (folhas, ramos, casca, madeira e raízes) e, posteriormente, devolve parte destes elementos por meio da queda de resíduos orgânicos (serapilheira), os quais, à medida que vão sendo mineralizados, novamente são absorvidos pelas raízes.

5 -

Algumas embalagens são utilizadas para produção de mudas de várias espécies dentre as quais o Eucalyptus spp., que é destinado ao plantio comercial. Nesse caso, são utilizados como embalagem

a) tubetes de polietileno expandido.
b) bandejas de isopor de 288/11 ml.
c) citropote de 3.780 ml com pés.
d) bandeja de plástico flutuante.
6 -

Em casos de ocorrência de incêndio florestal, as propriedades do solo são total ou parcialmente atingidas. O principal prejuízo do fogo para o solo é

a) o aumento na taxa de infiltração de água.
b) a perda de matéria orgânica.
c) a melhoria da estrutura física.
d) a diversificação da meso e microfauna.
7 -

Para produção de mudas em viveiro, é necessária correta nutrição, a fim de que sejam vigorosas e desenvolvam sistema radicular bem formado. A nutrição com micronutrientes consiste na aplicação de

a) N, P, K.
b) Cu, Ag, Fe.
c) Ni, S, Al.
d) B, Fe, Mn.
8 -

A exploração e o uso de produtos florestais não madeireiros intensificaram-se nos últimos anos, por causa de sua grande importância social e econômica. São considerados produtos florestais não madeireiros:

a) carvão, sementes e moirões.
b) mel, resina e postes.
c) óleo essencial, látex e cipós.
d) sementes, escoras e lenha.
9 -

Muitas espécies florestais necessitam de poda. A definição de poda artificial é

a) corte parcial do povoamento florestal para estimular o crescimento das árvores.
b) operação para produzir madeira livre de nós, destinada à serraria.
c) sinônimo de desrama natural.
d) operação para retirada de árvores doentes.
10 -

No Brasil, os plantios florestais comerciais têm aumentado significativamente nos últimos anos. O principal gênero utilizado nos plantios é o Eucalyptus spp. Uma vantagem desse gênero em relação aos demais é

a) a adaptação edafoclimática.
b) o ciclo longo.
c) o pouco melhoramento genético.
d) a madeira de fibra longa.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.