ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina FMS (Fundação Municipal de Saúde de Teresina) - Psicólogo - NUCEPE (Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos - UESPI) - 2017

Psicologia
1 -

O desenvolvimento de um grupo passa pelos seguintes estágios: definição de princípios; negociação; consolida- ção e desempenho. No estágio de desempenho, o grupo

a) desenvolveu capacidade de resolver os conflitos dentro do próprio grupo.
b) começou a emergir traços de coesão com troca de afeto.
c) estabeleceu uma rede flexível de relacionamento que auxilia na execução das tarefas.
d) buscou ênfase em estabelecer normas e princípios de convivência.
e) iniciou o estabelecimento de acordos psicológicos e de logística.
2 -

Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, o Transtorno de personalidade histriônica (F60.4) caracteriza-se por

a) autodramatização, teatralidade, expressão exagerada de emoções.
b) determinação, dificilmente influenciada por outros ou circunstâncias.
c) afetividade excêntrica, porém estável.
d) pouca preocupação com a atratividade física.
e) isolamento, não busca a apreciação dos outros e evita estar no centro de atenções.
3 -

Segundo CUNHA (2003), a entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação que busca descrever e avaliar os aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos do indivíduo. Considerando as afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA:

1-O procedimento de realizar levantamento detalhado da história de desenvolvimento do indivíduo, principalmente na infância, sinais e sintomas que o paciente apresenta ao longo da vida, chama-se triagem.

2-Anamnese é o ato de se avaliar a demanda do indivíduo e fazer o encaminhamento necessário. Geralmente é utilizada em serviços de saúde pública ou em clínicas sociais.

3-Realiza-se um diagnóstico, ao se examinar e analisar a condição apresentada pelo indivíduo, no sentido de compreendê-la, buscando avaliar, relacionar e inferir, tendo em vista a modificação daquela condição.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.

a)

V, V, F.

b)

V, F, V.

c)

F, F, F.

d)

F, F, V.

e)

F, V, V.

4 -

O desenvolvimento de uma alteração comportamental mal-adaptativa e específica à substância, com concomitantes fisiológicos e cognitivos, devido à cessação ou à redução do uso pesado e prolongado de uma substância responde, necessariamente, ao critério de:

a) dependência e tolerância de substância.
b) dependência de substância.
c) abstinência e dependência de substância.
d) abstinência de substância.
e) tolerância de substância.
5 -

Na identificação de sinais e sintomas de um paciente no psicodiagnóstico clínico, é INCORRETO afirmar que:

a) Os sintomas irão evidenciar uma perturbação do sujeito estando presentes quando os limites da variabilidade normal são ultrapassados.
b) Os sintomas de angústia e sofrimento, bem como história de vida do paciente deverão ser pesquisados pelo psicólogo no momento da triagem.
c) O psicodiagnóstico pode ser realizado a pedido de um médico psiquiatra para confirmação de alguns sintomas ou para avaliação mais profunda da personalidade.
d) O psicólogo deve esclarecer para o paciente de forma ampla e objetiva as motivações conscientes e inconscientes envolvidas no pedido de ajuda.
e) Os transtornos psiquiátricos só podem ser entendidos com uma completa avaliação e compreensão do amplo contexto das queixas do paciente.
6 -

Pensando nos transtornos de humor específicos, temos como experiências fundamentais que podem contribuir de maneira isolada ou em combinação: um episódio depressivo maior é:

a) A compulsão.
b) A reclusão.
c) O estupor.
d) A cefaleia.
e) A mania.
7 -

Sobre a elaboração de documentos escritos pelo Psicólogo, de acordo com a Resolução CFP n. 07 de 2003, analise as afirmativas e assinale com V as que julgar verdadeiras e com F as falsas.

( ) Atestado psicológico é um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas do acompanhante do atendido.

( ) Declaração é um documento que visa informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionadas ao atendimento psicológico, como o registro de sintomas e estado psicológico.

( ) O Relatório ou Laudo Psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica.

( ) O Parecer é um documento que apresenta os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e a evolução do caso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

a)

V-F-V-F

b)

F-V-F-V

c)

F-F-V-F

d)

F-V-V-F

e)

V-F-F-V

8 -

A depressão é uma doença ou um distúrbio afetivo, que atinge a humanidade desde suas origens; diferente do que muitos pensam, ela atinge diversas áreas químicas do cérebro. No quadro clínico de depressão podem ser observadas como alterações do estado mental do paciente:

I. Ideias supervalorizadas que absorvem a personalidade.

II. Inibição do pensamento.

III. Sentimento de desvalia ou culpa e perda de interesse ou prazer.

IV. Autoestima inflada, fuga de ideias, pressão por falar.

Completa(m) CORRETAMENTE o enunciado acima:

a) Apenas os itens I e IV
b) Apenas os itens I e III
c) Apenas os itens II e III.
d) Apenas os itens II e IV
e) Todos os itens.
9 -

Para se realizar um diagnóstico de necessidades de treinamento desenvolve-se uma pesquisa em três níveis: análise organizacional, análise das tarefas e análise

a)

dos recursos humanos.

b)

das condições de trabalho.

c)

do clima organizacional.

d)

do nível de satisfação dos empregados quanto à remuneração.

e)

das estruturas de comunicação entre colaboradores e o mercado de trabalho.

10 -

O paciente A. sente-se muito ansioso só de pensar em interação social. Não considera elogios e reage excessivamente às críticas, o que alimenta uma sensação recorrente de inadequação. Ele encara tudo pelo lado pessoal; supõe que seus vizinhos não o cumprimentam por ser uma pessoa muito incômoda, de difícil convivência. O cenário descrito indica a presença de um transtorno de personalidade

a) lábil.
b) esquiva.
c) recorrente.
d) dependente
e) borderline.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.