ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina PM-BA (Polícia Militar do Estado da Bahia) - Aluno CFO - Consultec (Consultoria em Projetos Educacionais e Concursos LTDA) - 2017

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

A partir dos elementos discursivos presentes no contexto em análise, é correto afirmar que esse texto se caracteriza como

a) dissertativo-expositivo, porque a voz autoral desenvolve um assunto de forma objetiva, esclarecendo fatos considerados relevantes sobre a questão de que trata.
b) dissertativo-argumentativo, uma vez que o locutor faz a defesa de ideias voltadas para a temática sobre a qual discorre, valendo-se, para isso, do pensamento de outros enunciadores, com o objetivo de persuadir o interlocutor sobre seu ponto de vista.
c) descritivo, em virtude de o autor se deter na descrição comportamental do homem pós-moderno, deixando implícita uma relação de anterioridade e posterioridade, criando, por meio de palavras, a imagem do corpo social que o influencia.
d) narrativo, pois o narrador fala de situações em que o ser humano se deixa engendrar pelos frequentes bombardeios de estratégias de marketing e pela facilidade de crédito, mostrando as consequências desse seu envolvimento com a mídia.
e) preditivo, visto que o objetivo principal de quem transmite a mensagem é levar o receptor a crer em algo que ainda está para ocorrer, ou seja, o fim da chamada “sociedade de consumo”.
2 -

Considerando-se o contexto em que se insere, está inadequada a explicação dada para a expressão destacada no fragmento transcrito na alternativa

a)

“impossibilidade de consumir e sobreviver em nível de uma sociedade vorazmente consumista." (l. 55-56) — sinaliza o espaço social que aparece marcado pelo excesso de consumo.

b)

“De acordo com Bauman' (l. 29) — marca a compatibilidade entre o discurso apresentado a seguir e a sua autoria.

c)

“a partir do padrão e da semelhança das relações entre os consumidores e os objetos de consumo." (l. 19-21) — sugere a existência de uma informação como base.

d)

“e, de outro, uma constante orientação" (l. 12-13) — indica uma compensação relacionada com o mesmo contexto enfocado.

e)

“procurando um sentido de existir por meio do ter, e não do ser" (l. 3-4) — aponta para uma via de acesso à obtenção de algo.

3 -

Segundo Baudrillard, o consumo, na qualidade de nova modalidade de vida, transformou-se na moral do mundo contemporâneo." (/. 15-17)

Apresenta-se com a mesma acepção da expressão destacada na frase acima o elemento coesivo “como", que aparece em itálico no fragmento transcrito em

I. “São pensadores, como Zygmunt Bauman (1925) e Jean Baudrillard (1929-2007), que definem as ideias' (/. 6-7).

II. “de um lado, há a mercadoria como centro das práticas cotidianas" (/. 11-12).

III. "Assim, a maneira como vivemos define-se pela forma como consumimos" (/. 17-18).

IV. “e para o ardente calor humano de cuidar e ser cuidado pelos mais próximos e queridos, tanto no lar como na vizinhança." (/. 36-38).

V. “O esforço do consumo permanece como uma utopia para alcançar o idealizado." (/. 42-44).

A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a

a) II, III e IV.
b) I. II e III.
c) III e IV.
d) II e V.
e) I e III.
4 -

A busca de prazeres individuais articulada pelas mercadorias oferecidas hoje em dia, uma busca guiada e a todo tempo redirecionada e reorientada por campanhas publicitárias sucessivas, fornece o único substituto aceitável — na verdade, bastante necessitado e bem-vindo — para a edificante solidariedade dos colegas de trabalho e para o ardente calor humano de cuidar e ser cuidado pelos mais próximos e queridos, tanto no lar como na vizinhança". (/. 29-38)

Na composição do discurso de Zygmunt Bauman em destaque, inexiste

a) a presença de contrações prepositivas.
b) um caso de concordância ideológica com a pessoa gramatical implícita.
c) circunstâncias de tempo, modo, intensidade, lugar e finalidade.
d) o uso de verbos no infinitivo, pertencentes a diferentes conjugações.
e) palavras acentuadas por diferentes razões.
5 -

Sobre os sinais de pontuação usados no texto, está correto o que se afirma na alternativa

a)

As reticências que aparecem depois do vocábulo “traumas" (/. 46) representam, na escrita, uma hesitação do enunciador do discurso.

b)

Os travessões que isolam “na verdade, bastante necessitado e bem-vindo" (/. 34-35) servem para destacar um elemento no interior da frase que, nesse caso. tem valor apositivo.

c)

As aspas existentes antes e depois de "'sociedade de consumo'" (/. 8) e de “'ser'" (/. 28) têm por objetivo dar realce a esses termos.

d)

Os parênteses presentes em “Zygmunt Bauman (1925) e Jean Baudrillard (1929-2007)" (/. 6-7) indicam possibilidades alternativas de leitura.

e)

A vírgula que isola a expressão "Nas sociedades contemporâneas" (/. 1) foi usada pela mesma razão da que aparece depois da palavra "pensadores" (/. 6).

Texto II

6 -

Considerando-se as elocuções das duas personagens da tira, é correto afirmar:

a) Os termos coesivos da última enunciação do pensamento expressam, respectivamente, compensação e finalidade.
b) A primeira forma um período simples, cuja forma verbal se apresenta com dupla regência.
c) A segunda é composta de duas orações, sendo que a segunda qualifica o núcleo do predicativo da primeira.
d) A terceira ê interrogativa, estando constituída de predicado e complemento verbal, com sujeito implícito.
e) A quarta é formada por coordenação e subordinação, com todas as sentenças representadas por verbos de ação

Texto III

7 -

De acordo com o texto, o policial se distingue de um cidadão comum unicamente.

a) por seu papel social, que supera o de todos os demais profissionais.
b) pelo caráter abnegado e, ao mesmo tempo, destemido em prol da segurança dos indefesos.
c) por se tratar de pessoa dinâmica e sempre preocupada com a manutenção da ordem pública.
d) pela sua escolha profissional, que implica risco de vida em função da preservação da existência do outro.
e) por sacrificar-se constantemente para que os seus semelhantes tenham paz de espírito e possam ir e vir sem perigo
8 -

Quanto aos recursos linguísticos presentes na composição dessa mensagem, é correto afirmar que I. o artigo indefinido “um” generaliza a ideia expressa pelo substantivo que ele modifica. II. a interrogação no final da primeira frase traduz a incerteza do enunciador quanto à resposta a ser dada. III. o pronome “Ele” retoma, anaforicamente, o termo "policial" para estabelecer com o interlocutor uma relação dialógica. IV. a vírgula que isola o nome “cidadão” tem uso obrigatório, segundo a norma-padrão da língua portuguesa, por destacar um aposto. V o possessivo “sua" gera uma ambiguidade no discurso, uma vez que o leitor fica sem saber definir qual o referente a que esse signo remete. A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a

a) III, IV e V.
b) II, III e V,
c) I, III e IV.
d) II e IV.
e) I e II.

Texto IV

9 -

O pronunciamento de Mário Quintana permite que se conclua corretamente que a vida

a) mostra às pessoas quão importante é estar em paz com sua consciência, buscando fazer o certo para não sofrer desnecessariamente.
b) dá ao homem as chances de desfrutar a sua existência, experimentando sensações diversas para saber, na ocasião certa, separar o joio do trigo.
c) se constitui um eterno aprendizado para a humanidade, apontando-lhe, de alguma forma, todas as opções que possam lhe trazer crescimento pessoal.
d) proporciona ao ser humano não só oportunidades de refletir e fazer os ajustes comportamentais devidos, quando necessários, mas também a capacidade de superação de dificuldades.
e) tem como principal objetivo a felicidade dos indivíduos, razão por que lhes possibilita chances de progresso em todas as direções possíveis e imagináveis.
10 -

Sobre as diferenças entre a redação técnica e a estilística, está correto o que se afirma em I. A linguagem de uma é denotativa por excelência, já a da outra è marcada pela predominância da conotação. II. A comunicação inequívoca faz parte das características desta última, de modo que construções dúbias podem marcar presença apenas naquela. III. A finalidade discursiva se volta para a informação e o esclarecimento naquela e para a expressão artística por meio da escrita e para o entretenimento nesta (V. A clareza e a objetividade são marcas peculiares da primeira, enquanto o uso de recursos voltados para a estética, possibilitando múltiplas interpretações, identifica a segunda. V Uma se respalda em um conjunto de normas utilizadas pelo poder público para redigir seus documentos, e a outra tem por objetivo convencer o interlocutor sobre alguma temática enfocada. A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a

a) II, IV e V.
b) I, III e IV.
c) III e V.
d) II e III.
e) I e II.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.