ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UPE (Universidade de Pernambuco) - Contador - UPENET (Concursos da Universidade de Pernambuco) - 2017

Língua Portuguesa

Texto I

TEXTO 1

1 -

É CORRETO afirmar que, quando analisado globalmente, o Texto 1 cumpre, prioritariamente, uma função:

a) literária – por isso, a autora opta por trazer, em discurso direto, a voz de um autor clássico bastante representativo da nossa literatura, no trecho “Toda língua são rastros de velhos mistérios” (2º parágrafo), de Guimarães Rosa.
b) didática – essa função se mostra, dentre outros aspectos, pelo resgate histórico que se faz no 3º parágrafo, ou seja, é evidente o esforço da autora para explicar ao seu público leitor certos fatos da nossa realidade linguística.
c) publicitária – essa função justifica trechos como “na verdade, as pessoas sempre sentiram certa compulsão para defender a integridade de sua língua” (4º parágrafo), ou seja, há, claramente, uma intenção comercial no texto.
d) moralizante – daí a afirmação de que “sob ângulos bem diferentes, as pessoas sempre se mostraram curiosas por entenderem a suprema prerrogativa da linguagem humana” (7º parágrafo), a qual pode ser entendida como „a moral da história‟.
e) instrucional – por isso, no parágrafo conclusivo, a autora faz referência a “alguns equívocos mais recorrentes” e suas “repercussões”, ou seja, o texto objetiva orientar o leitor a executar determinada atividade.
2 -

Segundo a autora do Texto 1, o surgimento da gramática normativa justificou-se, principalmente:

a) pelo fato de cada língua ter recebido tratamentos diversos.
b) pela decisão democrática de uma comunidade de falantes.
c) pela preservação observada em usos linguísticos modelares.
d) pelo evidente comportamento verbal inadequado dos usuários.
e) pela suposição de que a língua sofria algum tipo de ameaça.
3 -

No que se refere a alguns elementos relacionadores presentes no Texto 1, analise as afirmações abaixo.

I. Com o termo destacado no trecho: “enfim, as línguas foram recebendo tratamentos diversos, conforme as também diversas condições sociais e políticas dos grupos, que as tinham como marca de sua identidade." (1º parágrafo), o autor faz uma retomada de “diversas condições sociais e políticas" e evita repetir esse segmento.

II. No trecho: “Na verdade, as pessoas sempre sentiram certa compulsão para defender a integridade de sua língua. Ou, de acordo com certas visões, sua pureza ou seu poder de argumentação." (4º parágrafo), os termos destacados têm o mesmo referente: “língua".

III. A expressão “Nesse quadro", que introduz o 6º parágrafo, ao mesmo tempo em que expressa uma síntese do que se informou anteriormente no texto, situa as afirmações que serão feitas a partir desse ponto no contexto geral que foi apresentado até então.

IV. No trecho: “Mas não foi apenas a função de controle atribuída à gramática que fez com que os estudiosos se interessassem por ela." (7º parágrafo), o termo destacado, que aparece enfatizado após uma pausa, sinaliza para o interlocutor que a direção argumentativa do texto sofrerá alguma alteração.

Estão CORRETAS, apenas:

a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
e) II, III e IV.
4 -

Acerca de algumas relações de sentido presentes no Texto 1, assinale a alternativa CORRETA.

a) Com a afirmação de que “os fatos linguísticos sempre estiveram misturados à história dos povos” (1º parágrafo), a autora defende que “a história dos povos e os fatos linguísticos guardam entre si uma forte inter-relação”.
b) Dizer que “não estranha que, historicamente, as questões linguísticas [...] tenham sido vistas em óticas bastante diferentes” (2º parágrafo) significa dizer que “não surpreende que, ao longo da história, as questões linguísticas tenham gerado visões de mundo tão diversas”.
c) A afirmação de que “herdamos dos gregos a concepção da gramática como uma força controladora” (3º parágrafo) equivale semanticamente à afirmação de que “os gregos nos legaram uma noção de gramática sobre a qual temos tido forte controle”.
d) Dizer que “as pessoas sempre sentiram certa compulsão para defender a integridade de sua língua” (4º parágrafo) é o mesmo que dizer que “as pessoas sempre atuaram com convicção na defesa da totalidade de sua língua”.
e) A ideia presente na afirmação de que “as pessoas sempre se mostraram curiosas por entenderem a suprema prerrogativa da linguagem humana” (7º parágrafo) corresponde semanticamente à ideia de que “as pessoas sempre demonstraram curiosidade para compreender como poderiam melhorar sua maneira de falar”.
5 -

Considerando a organização sintática de alguns enunciados do Texto 1, analise as proposições abaixo.

I. Em português, um sujeito pode ser colocado após seu predicado, como se observa no trecho: “Não estranha, portanto, que, historicamente, as questões linguísticas tenham servido a interesses muito diversos" (2º parágrafo), em que o predicado, destacado, introduz o enunciado, e seu sujeito está em posição posposta.

II. No trecho: “Se isso é verdade, considerando-se a língua como um todo, é mais verdade ainda entre nós, ocidentais, em relação à gramática, em geral." (3º parágrafo), o termo destacado é um aposto que cumpre a função de esclarecer, para o leitor, a quem o pronome “nós" faz referência.

III. No trecho: “Nada mais apropriado para esses intentos do que a compilação de gramáticas" (4º parágrafo), o segmento destacado desempenha a função de complemento nominal, já que integra o sentido do nome “compilação".

IV. No trecho: “Noutras palavras, se fez necessário, para as comunidades de falantes, um instrumento de controle" (5º parágrafo), a opção pela próclise revela que a autora optou por seguir um padrão muito comum na variante brasileira do português.

Estão CORRETAS:

a) I, II e III, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
6 -

Assinale a alternativa na qual o segmento destacado cumpre a função de adjetivo.

a)

“Não estranha, portanto, que, historicamente, as questões linguísticas tenham servido a interesses muito diversos e, de acordo com esses interesses, tenham sido vistas em óticas bastante diferentes" (2º parágrafo).

b)

“De fato, herdamos dos gregos a concepção da gramática, em todas as acepções, como uma força controladora que preserva a língua contra as possíveis ameaças de desaparecimento ou até mesmo de declínio" (3º parágrafo).

c)

“Na verdade, as pessoas sempre sentiram certa compulsão para defender a integridade de sua língua" (4º parágrafo).

d)

“Nesse quadro, a criação de paradigmas e modelos em gramáticas foi assumindo feições próprias e constituindo uma garantia de vida e de sucesso para as línguas, sem nunca se ter ausentado totalmente" (6º parágrafo).

e)

“A encruzilhada de fatores tão complexos, historicamente submetidos a interesses políticos, econômicos e sociais diferentes, resultou numa série de concepções" (8º parágrafo).

7 -

No 8º parágrafo, encontra-se o seguinte trecho: “A encruzilhada de fatores tão complexos [...] resultou numa série de concepções”. Assinale a alternativa em que as normas de regência verbal seriam atendidas, mantendo a coerência desse trecho, se ele fosse alterado.

a) “A encruzilhada de fatores tão complexos [...] deflagrou no aparecimento de uma série de concepções”.
b) “A encruzilhada de fatores tão complexos [...] redundou à geração de uma série de concepções”.
c) “A encruzilhada de fatores tão complexos [...] implicou o surgimento de uma série de concepções”.
d) “A encruzilhada de fatores tão complexos [...] oportunizou ao nascimento de uma série de concepções”.
e) “A encruzilhada de fatores tão complexos [...] desencadeou à formação de uma série de concepções”.
8 -

Assinale a alternativa que apresenta um enunciado elaborado CORRETAMENTE, de acordo com as regras vigentes de concordância.

a) Ainda que exista muitas normas na língua, nem todas elas são normas prestigiadas.
b) Na gênese de uma gramática normativa, tem que ser considerado muitos fatores diferentes.
c) Gramáticas normativas haviam sido escritas muito antes de o Brasil existir como nação.
d) Não resta dúvidas de que novos compêndios gramaticais serão lançados em nosso país.
e) O ensino de regras normativas de gramática vêm sendo privilegiado em nossa sociedade.
9 -

Sabemos que as normas ortográficas variam, de tempos em tempos. Assinale a alternativa cujo par de palavras está grafado segundo as normas que vigoram atualmente.

a) socioeconômico – autorretrato.
b) vôo – latinoamericano.
c) tireóide – européia.
d) raínha – ultra-sonografia.
e) heroi – caquí.

Texto II

TEXTO 2

10 -

A adequada interpretação do Texto 2 indica que, nele, faz-se uma crítica:

a) ao conteúdo dos programas infantis.
b) ao equivocado conceito de cultura.
c) à fraca formação escolar das crianças.
d) à programação televisiva em geral.
e) ao baixo nível de leitura das crianças.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.