ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) - Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2017

Matemática
1 -

Uma avó faz doces e salgados para vender, sendo que cada doce custa 30 centavos e cada salgado custa 50 centavos. Sua neta quer lhe ensinar como proceder para calcular o valor total V a receber pela venda de d unidades de doces e de s unidades de salgados. Para isso acontecer, ela apresenta para sua avó uma relação envolvendo V, d e s que expressa, corretamente, o valor a receber pela venda dos doces e salgados.

A expressão algébrica apresentada pela neta é

a) V= o,80·d·s
b) V= 0,80-(d + s)
c) V= 0,30-d + 0,50-s
d) V= (0,30 + d)-(0,50 + s)
2 -

O quadro apresenta a temperatura média (em °C) de algumas capitais brasileiras no ano de 2008.

Com base nesses dados, as capitais com a maior e a menor temperatura média no ano de 2008, respectivamente, foram

a) Aracaju e Vitória.
b) Belém e Aracaju.
c) Palmas e Porto Alegre.
d) Vitória e São Paulo.
3 -

Uma pessoa padecerá de uma alergia caso haja em seu organismo a presença de um gene dominante do tipo A. Não havendo a presença desse gene, ela estará imune à alergia. Um casal heterozigoto, ou seja, pai e mãe com genes Aa, deseja ter um único filho. O quadro apresenta as possibilidades para as combinações genéticas que o filho desse casal poderá apresentar, relativamente aos genes A (dominante) e a (recessivo).

Qual é a probabilidade de o filho desse casal ser imune à alergia?

a)

1/4

b)

1/3

c)

2/3

d)

3/4

4 -

A figura mostra o mapa de um bairro, no qual estão localizados alguns edifícios.

Para localizar um dos edifícios, deve-se utilizar uma letra para indicar a coluna, seguida de um número para indicar a linha na qual o edifício está posicionado.

Segundo as informações apresentadas, a localização Q5 se refere a que edifício?

a) Cinema.
b) Posto.
c) Restaurante.
d) Supermercado.
5 -

Uma família monitorou o consumo de energia elétrica em sua residência e registrou , no quadro, o consumo médio diário, em quilowatt-hora (kWh), para cada dia da semana.

O valor pago por quilowatt-hora é de R$ 0,40. Essa família pretende economizar reduzindo o consumo de energia elétrica somente aos sábados e mantendo os consumos médios diários nos demais dias da semana, de modo que o custo do consumo semanal, em real, passe a ser igual a R$ 26,00.

Para alcançar esse objetivo, qual deve ser o consumo médio diário de energia elétrica, em quilowatt-hora, dessa família aos sábados?

a) 2
b) 4
c) 5
d) 9
6 -

A figura representa um dos tabuleiros de um jogo que tem o objetivo de ensinar os múltiplos dos números naturais. Cada tabuleiro apresenta uma regularidade que se refere a um número natural. Com o manuseio constante, foram apagados três números que ocupavam os retângulos que agora estão em branco.

O resultado da adição dos três números apagados é igual a

a) 31.
b) 32.
c) 33.
d) 34.
7 -

O valor posicional do algarismo 7, presente nessa informação da população da Região Nordeste, é igual a

a) 7 dezenas de milhar.
b) 7 dezenas de milhões.
c) 7 unidades de milhar.
d) 7 unidades de milhões.
8 -

Um caminhoneiro decidiu parar para almoçar no próximo restaurante que encontrasse. Ele avistou uma placa de sinalização indicando que havia um restaurante a 3 quilômetros de distância do local onde estava.

Quantos metros ele terá de percorrer para chegar ao restaurante indicado na placa?

a) 3
b) 30
c) 300
d) 3000
9 -

Observe a sequência numérica, na qual cada termo está associado à sua posição.

A expressão algébrica que relaciona T e n é

a) T= n + 3
b) T= n + 12
c) T = 2n + 3
d) T= 3n -2
10 -

A gerente de uma loja de bijuterias contratou um marceneiro para construir gavetas aproveitando o espaço embaixo da escada existente em sua loja. Para orientá-lo, a gerente desenhou uma figura ilustrativa de um projeto mostrando como deseja que seja feito o trabalho.

A escada da loja possui sete degraus; a gerente deseja utilizar todo o espaço para construir as gavetas. O marceneiro deverá seguir o padrão mostrado na figura, em que uma sequência representando o número de gavetas vai sendo regularmente aumentada segundo uma mesma ordem crescente.

Quantas gavetas terá abaixo do sétimo degrau?

a) 12
b) 15
c) 23
d) 24

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.