ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-SC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense) - Assistente Social - IF-SC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina) - 2017

Direito Administrativo
1 -

De acordo com o previsto na Lei n° 8.112 de 1990 - que dispõe sobre o regime jurídico único dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais - sobre a jornada de trabalho dos servidores CORRETO afirmar:

a) Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta e quatro horas e observados os limites mínimo e máximo de oito horas e dez horas diárias, respectivamente.
b) O ocupante de cargo em comissão ou função de confiança submete-se a regime de dedicação parcial e exclusiva ao serviço, não podendo ser convocado no interesse da Administração.
c) Os servidores docentes e técnicos administrativos cumprirão jornada de trabalho de 30 horas semanais.
d) Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente.
e) Os servidores docentes cumprirão jornada de trabalho de 40 horas semanais e os técnicos administrativos cumprirão jornada de trabalho de 44 horas semanais.
2 -

A avaliação do estágio probatório de servidor nomeado para cargo de provimento efetivo será realizada observando- e a sua aptidão e capacidade para o desempenho do cargo. Neste período, de acordo com o previsto na Lei n° 8.112/1990 serão observados os seguintes fatores:

a) disciplina, responsabilidade, eficiência e coragem.
b) pontualidade, lealdade, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade.
c) assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade.
d) efetividade, eficiência e eficácia no desempenho das funções.
e) proatividade, regularidade, efetividade e compatibilidade.
Ética na Administração Pública
3 -

De acordo com o Decreto n° 1.171 de 22/06/1994, analise as afirmações:

I. Tal decreto trata do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, apresentando as regras deontológicas, os principais deveres do servidor público, bem como suas vedações, além dos seus direitos e vantagens.

II. É vedado ao servidor público fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes e de amigos ou de terceiros.

III. Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

IV. A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, mesmo em casos de segurança nacional, investigações policiais ou de interesse superior do Estado ou da Administração Pública. Sua omissão enseja comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

V. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Assinale a opção CORRETA:

a)

As afirmações I, II , III , IV e V estão corretas.

b)

As afirmações II, III, IV e V estão corretas.

c)

As afirmações II, III e IV estão corretas.

d)

As afirmações I, II e IV estão corretas.

e)

As firmações II, III e V estão corretas.

Legislação Federal
4 -

Na Lei n° 11.892 de 2008, no §2° do Artigo 2° está expresso:

"§ 2º No âmbito de sua atuação, os Institutos Federais exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais."

Acreditação e certificação, referem-se respectivamente a:

a) Registrar os diplomas de outras instituições e emitir diplomas e certificados de seus próprios cursos.
b) Reconhecer a formação de outras instituições e registrar seus diplomas e certificados.
c) Credenciar outras escolas e certificar seus próprios alunos.
d) Apostilar diplomas de outras instituições e registrar seus próprios diplomas.
e) Emitir e registrar seus diplomas e certificados.
Informática
5 -

Suponha que um professor deseja automatizar o controle de frequência dos alunos e para isso cria a planilha abaixo no programa LibreOffice Cale. Nas colunas B até H é informada a quantidade de presenças do aluno no dia.

Assinale a alternativa que contém a fórmula que ele poderia utilizar para obter os valores da coluna "Total Aulas" (coluna I)?

a) =CONT.SE(B3:H3;0)
b) =SOMA(B3:H3)
c) =(CONT.SE(B3:H3;0)+CONT.SE(B3:H3;1 )+CONT.SE(B3:H3;2))*2
d) =CONT.SE(B3:H3;0)+CONT.SE(B3:H3;1 )+CONT.SE(B3:H3;2)
e) =CONT.SE(B3:H3;0, 1 ,2)
Legislação Estadual
6 -

Leia as afirmativas em relação a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina- CEFET-SC em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IFSC, que ocorreu em 2008.

I. Com a transformação de CEFET-SC para IFSC, as "Unidades de Ensino" passaram a ser denominadas "Câmpus".

II. No ano de 2008, o IFSC era composto pelos Câmpus de Florianópolis, São José, Jaraguá do Sul, Joinville, Chapecó, Araranguá e Florianópolis-Continente.

III . No ano de 2008, ocorreu a federalização das escolas comunitárias: Centro Politécnico Geraldo Werninghaus- CEPEG em Jaraguá do Sul e Centro Tecnológico Industrial Metal-Mecânico - CETIMM em Xanxerê, que passaram a compor os Câmpus do IFSC.

IV. O Câmpus Florianópolis-Continente, é a antiga Escola Catarinense de Gastronomia.

V. A sede da Reitoria do IFSC está situada na cidade de Blumenau.

Assinale a alternativa que apresenta somente as alternativas CORRETAS.

a) I, IV, V.
b) I, III, IV.
c) I, II, IV.
d) II, III, IV.
e) I, II.
Segurança e Saúde no Trabalho
7 -

A "Saúde e Segurança" dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) é uma preocupação permanente das gestões da instituição. As ações referentes às condições de trabalho para os servidores orientam-se pela legislação vigente e, a norma de referência para abordagem dos Riscos Ocupacionais Ergonômicos e a Norma Regulamentadora 17 (N R17), denominada de Ergonomia. Pela natureza educacional da Instituição muitas das "atividades exigem solicitação intelectual e atenção constante", nos locais onde são executadas tais atividades, como por exemplo "salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros" para esses ambientes segundo a NR17 são recomendadas condições de conforto, como:

I. níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no IN METRO;

lI. índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados);

III. velocidade do ar não superior a 0,80 m/s;

IV. umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

a) I, II, III
b) I, II, IV
c) III, IV
d) II, III, IV
e) I, III
Língua Portuguesa

Texto I

8 -

Com base nas ideias apresentadas pelo texto, pode-se afirmar:

I. A sala de aula deve incorporar as novas tecnologias, uma vez que os alunos já estão habituados aos recursos proporcionados pelo contexto digital.

II . O uso dos recursos tecnológicos tornam as aulas interessantes e depreciadas.

III. Abnegando o fato de que as tecnologias estão incorporadas no contexto do aluno, o professor poderá requerer maior diligência por parte dos alunos.

IV. Os recursos tecnológicos não precisam, necessariamente, estar presentes em todas as aulas.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

a) I, II, III, IV
b) I, II, III
c) I, IV
d) I, II, IV
e) I, III, IV
9 -

No parágrafo, "O professor pode pedir para que os alunos pesquisem sobre a linguagem verbal e não-verbal nos telejomais e, depois, trabalhar a questão da persuasão da linguagem; pode abordar as propagandas de jornais ou revistas virtuais, ressaltando a sua linguagem persuasiva e o uso de expressões e estruturas linguísticas comuns a esse gênero; pode desenvolver um trabalho com o uso de fotografias do passado e futuro nas aulas de História; pode usufruir dos canais de notícias da rádio para trabalhar a linguagem e montar com os alunos sua própria rádio; pode propor aos alunos que desenvolvam o jornal virtual da escola ou da sala; pode orientar uma pesquisa pela internet através de sites direcionados pelo próprio professor, dentre outras ideias': a estrutura oracional predominante é denominada período _____________ _

Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.

a) composto por subordinação sindética aditiva.
b) composto por coordenação sindética aditiva e alternativa.
c) composto por subordinação assindética alternativa.
d) composto por subordinação assindética.
e) composto por coordenação assindética.
10 -

No português, há palavras e expressões que têm a função de retomar termos específicos ou ideias inteiras apresentadas no decorrer do texto. Por exemplo, a palavra "disso" (1. 5), retoma a ideia trazida pela frase "a tecnologia computadorizada está em voga e o professor que não se adaptar ficará para trás", acrescentando uma possível consequência dessa postura: "sala desmotivada e indisciplinada".

Analise, no texto, o contexto de outras palavras ou expressões como essa, apresentadas na coluna da esquerda, associando-as ao seu referente na coluna da direita.

(1) mesma (1.3)

(2) esteja (I. 7)

(3) Neste caso (1.9)

(4) fato (1.20)

( ) tecnologia faz parte do cotidiano do aluno (1. 20 e 1.21)

( ) a escola não tem recursos tecnológicos para serem utilizados (1. 8)

( ) sala de aula (1.2)

( ) tecnologia digital (1.6)

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA dessa associação, de cima para baixo.

a) 4, 3, 1, 2
b) 2, 1, 4, 3
c) 2, 4, 1, 3
d) 4, 3, 2, 1
e) 1, 2, 3, 4

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.