ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Remígio - PB (Prefeitura Municipal de Remígio) - Agente de Combate a Endemias - CPCON (Comissão Permanente de Concurso) - 2017

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Julgue cada uma das afirmações abaixo acerca dos textos da página anterior e, em seguida, responda ao que se pede.

I- Expressões como quebra da conduta ética, corrupção, desvios de verbas, furtos e demais crimes estão sugeridas e denunciadas nos três textos da página anterior, mais precisamente circunscritas no universo da política e em um período que se inicia precisamente no século passado (XX).

II- O discurso do pai, dirigido ao seu filho, presente na imagem do texto III, quando associado às pistas não-verbais presentes na própria imagem, denuncia as consequências cruéis do processo de corrupção que atinge, sobremaneira, pelas pistas sugeridas, os mais pobres.

III- Pelas pistas sugeridas no texto II a corrupção, roubos e outras mazelas que acometem o Brasil – quer seja enquanto Colônia, ou República - sobretudo na esfera da representação política, têm raízes longínquas, há mais de 300 anos.

IV- A unidade de sentido dos elementos presentes na imagem do texto I (o Congresso Nacional, a lápide da ética, a pá) reforçam o simbolismo de uma relação na qual o senso ético, a honestidade e os valores morais de retidão e verdade, que deveriam estar na base do comportamento e atitudes de nossos representantes políticos, foram sepultados em nome dos seus interesses.

V- A unidade de sentido dos elementos presentes na imagem do texto I (o Congresso Nacional, a lápide da ética, a pá) reforçam o simbolismo de uma relação na qual o senso ético, a honestidade e os valores morais de retidão e verdade estão sempre na base do comportamento e atitudes de nossos representantes políticos.

VI- As pistas sugeridas no texto II reforçam a tese da indistinção entre as categorias de ladrão.

É VERDADE o que se afirma apenas em

a) I, V e VI.
b) I, II, IV, V e VI.
c) I, II, V e VI.
d) IV e V.
e) II, III e IV.
2 -

Ao relacionar o título do texto II (Fragmentos do Sermão do Bom Ladrão) com as categorias de ladrão propostas, o autor faz referência implícita e indireta a um famoso episódio extraído

a) dos ladrões dos Séc. XVII e XVIII.
b) da literatura mundial que fala de corrupção.
c) dos ladrões que roubam grandes impérios e governos.
d) dos ladrões altos e baixos.
e) do texto bíblico.
3 -

Julgue o que se afirma acerca do texto II:

I- O autor faz crítica acerca basicamente de duas categorias de ladrão: os pequenos, que não “levam nem vão ao inferno"; e os grandes,os de maior calibre, aqueles que furtam em massa grandes quantidades e atingem grandes populações.

II- O autor reflete acerca basicamente de duas categorias de ladrão: os ricos, que agem contra os mais pobres; e os pobres que sempre“vão ao inferno".

III- O critério de categorização dos ladrões de que o autor lança mão se prende meramente à posição intelectual do larápio: apenas se refere aos ricos.

IV- Não se pode estabelecer nenhuma relação entre os ladrões do século XVII e os do século XXI.

É VERDADE o que se afirma apenas em

a) III e IV.
b) I, II e IV.
c) II e III.
d) I e IV.
e) I.
4 -

As pistas não verbais presentes na imagem do texto III (roupas das personagens, seus gestos faciais, atitudes e comportamentos etc.) denunciam atitudes ilustradas pelas seguintes palavras:

a) justiça – desigualdade – ilicitude – equilíbrio – desesperança.
b) contradição – desigualdade – licitude – equilíbrio – desesperança.
c) concentração – renda – justiça – pobreza – esperança.
d) contradição – desigualdade – ilicitude – desequilíbrio – desesperança.
e) contradição – riqueza – paz – equilíbrio – esperança.
5 -

Ainda com relação ao texto III, pode-se afirmar:

I- Na fala do pai se dirigindo ao filho: “Lá vai filho, a sua educação, saúde, moradia, o seu futuro", há um desvio da norma culta na sentença que torna a variante escrita classificada como coloquial, já que após o verbo “vai" deveria existir uma vírgula.

II- Na fala do pai se dirigindo ao filho: “Lá vai filho, a sua educação, saúde, moradia, o seu futuro" há um desvio da norma culta na sentença que torna a variante escrita classificada como coloquial, já que após a palavra “lá" deveria existir uma vírgula.

III- A fala do pai está rigorosamente de acordo com a norma padrão.

Está CORRETO o que se afirma em

a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e II.
e) Todas as proposições.
6 -

Acerca das informações colhidas na imagem do texto I, e levando-se em conta as questões relacionadas aos recentes escândalos políticos que envolvem muitos de nossos representantes no Congresso Nacional, pode-se afirmar:

I- O Brasil atravessa uma crise de valores éticos marcada pelo descrédito, por parte da população, e corrosão moral da classe política.

II- O simbolismo do enterro da ética presente na imagem em nada compromete a reputação de nossos representantes políticos do Legislativo e do Executivo já que, na verdade, somos nós, os eleitores, os únicos responsáveis por este quadro corruptivo.

III- Deduz-se da imagem do texto I que o conjunto, formado pela presença da ética - enquanto conjunto de regras de conduta, que rege comportamentos e atitudes morais as mais diversas em todas as áreas da sociedade, neste caso na política, sendo tais comportamentos valorados a partir de parâmetros que envolvem verdade, honestidade, lisura, justiça, retidão, etc. – quando atrelado à representação do desenho do Congresso Nacional, na política, são importantes instâncias de representação da nossa democracia.

É VERDADE o que se afirma em

a) I e III, apenas.
b) I, II e III.
c) II e III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) III, apenas.

Texto II

 

7 -

A temática central dos textos IV e V refere-se a:

I- Duas fases do trabalho: uma prévia, que envolve aspectos ligados à veracidade de informações prestadas durante a contratação do profissional; e outra, envolvendo a fase final da atividade laborativa.

II- Na expressão “Até profissionais do auto escalão de grandes empresas estão sujeitos a serem pegos na mentira", retirada do texto IV, a palavra “auto" apresenta erro de escrita, neste contexto, já que deveria estar grafada como “alto".

III- O texto V satiriza, através da charge, o trabalho em série, presente nas linhas de montagem das grandes indústrias brasileiras, inaugurado na era da industrialização no início do século XX, cujo princípio básico era o da especialização, a partir da qual o operário – através de atividades e funções específicas e repetitivas – se sedentarizava por longos anos em uma mesma atividade.

IV- Ainda com relação ao texto V, pode-se afirmar, conforme o discurso do operário, que a melhor palavra que sintetiza este discurso é rebeldia.

V- Na sentença “Mesmo que o candidato seja contratado, sempre existe a possibilidade de ser desmascarado na hora em que demonstra incapacidade de desempenhar determinadas funções", um melhor conectivo que substituiria a palavra sublinhada é “embora".

É VERDADE o que se afirma apenas em

a)

II, III e IV.

b)

I, II e V.

c)

I, II, III e V.

d)

I e V.

e)

I, II, III e IV.

Texto III

8 -

Como sabemos, segundo a norma gramatical culta o sujeito de uma oração é aquilo (ou aquele) acerca do qual se afirma ou se diz algo ou alguma coisa. Neste sentido, o núcleo do sujeito sintático da oração destacada “Sempre existe a possibilidade de ser desmascarado", extraída do texto IV, é

a)

a possibilidade.

b)

a.

c)

possibilidade.

d)

sempre.

e)

existe.

9 -

É fato que a Gramática Normativa reconhece 10 (dez) classes de palavras, variáveis ou invariáveis, importantíssimas na nossa língua, que vão desde substantivos, passando por pronomes, verbos até os adjetivos, dentre outras. Na sentença a seguir “Foi o que aconteceu recentemente com o diretor geral do grupo americano Yahoo, que foi demitido depois que um dos acionistas do grupo o acusou de apresentar um falso diploma em Ciências da Computação", identifique o nome das classes das palavras destacadas, nestes contextos, e em seguida responda ao que se pede.

A sequência CORRETA dos nomes das classes de palavras sublinhadas na sentença é:

a)

advérbio – advérbio – substantivo – conjunção – pronome – numeral – preposição.

b)

verbo – advérbio – adjetivo – conjunção – pronome – substantivo – preposição.

c)

verbo – advérbio – substantivo – pronome – pronome – adjetivo – preposição.

d)

verbo – adjetivo – substantivo – conjunção – pronome – substantivo – preposição.

e)

verbo – advérbio – substantivo – conjunção – conjunção – adjetivo – preposição.

Texto IV

10 -

I- Na publicidade do texto VI (uma batatinha surfando) apresenta-se a figura chamada prosopopeia ou personificação.

II- No diálogo que se desenrola entre Deus e Adão (Texto VII) pode-se deduzir a presença de características da antítese.

III- No diálogo que se desenrola entre Deus e Adão (Texto VII) pode-se deduzir a presença de características da comparação metafórica.

IV- Na publicidade do texto VI apresenta-se a figura chamada silepse de gênero.

Está CORRETO o que se afirma apenas em

a) II e IV.
b) I e IV.
c) II, III e IV.
d) I e II.
e) III e IV.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.