ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Belmonte - SC (Prefeitura Municipal de Belmonte) - Psicólogo - AMEOSC (Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina) - 2017

Psicologia
1 -

Considere as diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma diretriz dessa política:

a) Ampliação e fortalecimento da participação de lideranças dos movimentos sociais em defesa da saúde da população negra nas instâncias de participação e controle social do SUS.
b) Produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde da população negra.
c) Desenvolvimento de processos de informação, comunicação e educação para contribuir com a redução das vulnerabilidades da população negra.
d) Melhoria da qualidade dos sistemas de informação do SUS no que tange à coleta, ao processamento e à análise dos dados desagregados por cor, etnia e gênero.
2 -

Considere as características do Recrutamento Interno:

São vantagens do Recrutamento Interno as descritas nos itens:

a) K e X, apenas.
b) X e Y, apenas.
c) Y e W, apenas.
d) W e Z, apenas.
3 -

Piaget ressalta que, o importante não é a explicação de equilíbrio, mas sim o processo de equilibração, sendo o equilíbrio o resultado desse processo. E esse processo de equilibração envolve:

a) A assimilação e acomodação.
b) A propriedade e a construtividade.
c) A adaptação e o esclarecimento.
d) A fundamentação e a atividade.
4 -

Considere os itens a seguir sobre as características da depressão:

I - Os principais sinais da depressão são uma tristeza evidente ou um sentimento de vazio interior, esgotamento (burnout), exigência excessiva, estados de ansiedade, agitação interior, perturbações ao nível do raciocínio e do sono.

II - A depressão é caracterizada por uma perturbação metabólica nervosa ao nível do cérebro. A concentração de neurotransmissores (serotonina, noradrenalina, dopamina) está desequilibrada. A causa é, na maior parte das vezes, uma atividade longa e excessiva dos hormônios do stress. Esta super atividade poderá, quando não tratada, conduzir a doenças como a hipertensão, o enfarte do miocárdio, o acidente vascular, diabetes e osteoporose. Por conseguinte, é de extrema importância uma terapia cuidadosa e duradoura.

III - Os antidepressivos têm um efeito imediato. Daí a importância de se iniciar a terapia medicamentosa imediatamente ao diagnóstico.

Está correto o que se afirma em:

a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.
5 -

“A ludoterapia não-diretiva pode ser descrita como uma oportunidade que se oferece à criança de poder crescer sob melhores condições. Sendo o brinquedo seu meio natural de _________________ lhe é dada a oportunidade de, brincando, expandir seus sentimentos acumulados de tensão, frustração, insegurança, agressividade, medo, espanto e confusão."

Completa corretamente a lacuna do texto a alternativa:

a) Auto-avaliação.
b) Auto-expressão.
c) Autoestima.
d) Permissividade.
6 -

Ao se perguntar sobre o parâmetro sob o qual seria possível, ao mesmo tempo, distinguir, homogeneizar e ordenar Real, Simbólico e Imaginário, Lacan aponta o embaraço causado quando temos que localizar a medida comum a partir da palavra “outro”. Afirmando que Freud, lamentavelmente, se confundiu aí, ao considerar “outro” a partir do que é interior/exterior, Lacan lembra que há outro “outro”, escrito com “O” maiúsculo, que não tem a mínima relação com o interior/exterior. Essa questão remonta ao Seminário 16 ([1968-1969]), no qual ele aponta que a concepção de representação proposta no idealismo conduz ao equívoco de:

a) O primeiro significante surge no campo do Outro e representa o sujeito para um outro significante do arsenal do Outro.
b) Se fazer com a linguagem é necessário que a criança constate que esse desejo indeterminado da linguagem lhe diz respeito.
c) Uma ausência estruturante a título de lugar de falta, no lugar do terceiro termo do campo objetivado.
d) Estabelecer a separação entre real (o fora) e representação (o dentro) nos moldes do que a ótica permite com a câmara escura.
7 -

“Pode-se dizer que existe, mas não é dito, porque não é percebida a sua existência por quem o detém. Podemos pensar em pessoas que não se identificam com o trabalho que executam, mas não têm consciência disso, então chegam atrasados todos os dias, faltam ao trabalho por adoecerem frequentemente, sem aparente razão para a incidência de doenças. O conflito está lá, mas escondido, não é percebido nem sentido ainda."

Com relação aos tipos de conflitos grupais, o texto discorre sobre:

a) Conflito percebido.
b) Conflito latente.
c) Conflito sentido.
d) Conflito manifestado.
8 -

Considere as características a seguir sobre os episódios maníacos:

São características corretas dos episódios maníacos as apresentadas nos itens:

a) X e Y, apenas.
b) Y e W, apenas.
c) W e Z, apenas.
d) Z e X, apenas.
9 -

Dos critérios diagnósticos para episódios hipomaníacos, é INCORRETO afirmar:

a) O episódio não é suficientemente grave a ponto de causar prejuízo acentuado no funcionamento social ou profissional ou para necessitar de hospitalização.
b) O episódio não é atribuível a aos efeitos fisiológicos de uma substância (exemplo: droga de abuso, medicamento, outro tratamento).
c) O episódio está associado a uma mudança clara no funcionamento que não é característica do indivíduo quando assintomático.
d) Um período distinto de humor anormal e persistentemente elevado, expansivo ou irritável e aumento anormal e persistente da atividade dirigida a objetivos ou da energia, com duração mínima de uma semana e presente na maior parte do dia, quase todos os dias (ou qualquer duração, se a hospitalização se fizer necessária).
10 -

A educação especializada tradicional, realizada nos moldes do treinamento e da adaptação, reforça a deficiência do aluno com necessidades especiais. Essas formas de intervenção mantêm o aluno em um nível de compreensão que é muito primitivo e que a pessoa com deficiência mental tem dificuldade de ultrapassar. Esse nível das chamadas, são descritas por Piaget como:

a) Regulações automáticas.
b) Regulações ativas.
c) Regulações somáticas.
d) Regulações reativas.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.