ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Riversul - SP (Prefeitura Municipal de Riversul) - Auxiliar de Enfermagem - EXCELÊNCIA (Instituto Excelência) - 2017

História do Brasil
1 -

As Capitanias Hereditárias foram um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares. As capitanias hereditárias fracassaram, apenas duas prosperaram assinale a alternativa CORRETA:

a) Capitania de Pernambuco e Capitania de São Vicente.
b) Capitania do Maranhão e Capitania de São Tomé.
c) Capitania de Santana e Capitania do Ceará.
d) Nenhuma das alternativas.
2 -

Na segunda metade do século XIX surgiu o movimento abolicionista, que defendia a abolição da escravidão no Brasil. Um dos principais abolicionista foi:

a) Américo Vespúcio.
b) Joaquim Nabuco.
c) Deodoro da Fonseca.
d) Nenhuma das alternativas.
3 -

Assinale a alternativa CORRETA sobre o primeiro presidente a ter seus direitos políticos cassados por meio do julgamento de um processo de impeachment(Lei 1.079/1950):

a) Café Filho.
b) Fernando Collor.
c) Dilma Rousseff.
d) Nenhuma das alternativas.
História e Geografia de Estados e Municípios
4 -

Sobre algumas trajetórias históricas ocorridas no estado de São Paulo assinale a INCORRETA:

a) A colonização do estado São Paulo começou em 1532 quando, em 21 de janeiro, Martim Afonso de Souza fundou a povoação que iria transformar-se na Vila de São Vicente, uma das mais antigas do Brasil e a mais remota da Colônia.
b) Com a Independência do Brasil o estado de São Paulo passou a assumir uma posição de destaque no cenário nacional, com o avanço dos cafezais, que encontraram na terra roxa do norte da província o solo ideal. A expansão da cultura do café exigiu a multiplicação das estradas de ferro, iniciando-se então (1860-1861) em Santos e São Paulo os trabalhos da construção da Estrada de Ferro SantosJundiaí, a São Paulo.
c) A revolução automotiva da década de 1950 trouxe ao Estado de São Paulo tecnologia de ponta, empregos, desenvolvimento industrial e uma nova relação de capitaltrabalho, com o crescimento e fortalecimento dos sindicatos de classes. Hoje, o Estado produz mais de um milhão de veículos por ano.
d) Nenhuma das alternativas.
5 -

Assinale a alternativa CORRETA sobre o nome da antiga estrada que ligava São Paulo a Santos e São Vicente, passando por outros municípios, foi uma estrada que durante vários séculos, foi a única que serviu aos viajantes que demandavam as praias, saindo de São Paulo ou aos que atingiam o Porto de Santos por via marítima com destino à capital.

a) Via Anchieta.
b) Caminho do Mar.
c) Via Moinho Velho.
d) Nenhuma das alternativas.
6 -

Riversul- SP teve sua denominação alterada por força da Lei no 2334, de 16 de abril de 1980 tendo como nome anterior:

a) Rio Vermelho do Sul.
b) Ribeirão Vermelho do Sul .
c) Ribeirão Verde do Sul.
d) Nenhuma das alternativas.
7 -

Analise as afirmativas abaixo referente a alguns dados geográficos do munícipio de Riversul-SP: I-Latitude:23º49'42"S II-Longitude:49º25'45"W III-Altitude:487m IV-Área: 387,1 Km2 São verdadeiras:

a) Somente I,III,IV.
b) Somente I, II, IV.
c) I,II, III, IV.
d) Nenhuma das alternativas.
8 -

De acordo com o Estatuto dos funcionários públicos civis do município de Riversul- SP , Art. 2º - Para efeitos deste Estatuto, considera-se: inciso III - Vencimento:

a) retribuição pecuniária básica, fixada em Lei, paga mensalmente ao funcionário público pelo exercício das atribuições inerentes ao seu cargo;
b) retribuição pecuniária básica acrescida da quantia referente às vantagens pecuniárias a que o funcionário tem direito;
c) retribuição pecuniária básica acrescida a remuneração do dia da quantia referente às vantagens pecuniárias a que o funcionário tem direito;
d) nenhuma das alternativas.
9 -

Corresponde a faixa climática que se estende ao longo do litoral brasileiro, entre os estados do Rio Grande do Norte e São Paulo, esse contexto refere-se ao clima:

a) Litorâneo tropical seco.
b) Litorâneo equatorial úmido.
c) Litorâneo úmido.
d) Nenhuma das alternativas.
10 -

Sendo o desenvolvimento sustentável a capacidade de utilizar os recursos e os bens da natureza sem comprometer a disponibilidade desses elementos para as gerações futuras. Algumas medidas podem ser adotadas tanto pelos governos quanto pela sociedade civil em geral para a construção de um mundo pautado na sustentabilidade. Assinale V(verdadeiro) e F(falso) sobre essas medidas: ( ) redução ou eliminação do desmatamento; ( ) reflorestamento de áreas naturais devastadas; ( ) preservação das áreas de proteção ambiental, como reservas e unidades de conservação de matas ciliares; ( ) fiscalização, somente por parte da população, de atos de degradação ao meio ambiente; Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA:

a) F- V- V- V.
b) V- V- V- F.
c) V-F- V- F.
d) Nenhuma das alternativas.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.