ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ITAIPU BINACIONAL (Usina Hidrelétrica de Itaipu) - Engenheiro Cartógrafo - NC-UFPR (Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná) - 2017

Língua Portuguesa
1 -

Considere o seguinte trecho:

O ex-presidente seria também contrário à realização da Assembleia Constituinte, ________________ está programada para o próximo domingo, num momento tão delicado para o país.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.

a) que a eleição dela
b) cuja eleição
c) a qual eleição
d) em que a eleição
e) onde a eleição
2 -

Considere o seguinte trecho:

Recentemente, esse embate causou chispas entre dois intelectuais de alto calibre: o filósofo político britânico John Gray e o psicólogo e linguista norte-americano Steven Pinker. O primeiro resenhou o livro do segundo. E aí começaram os atritos entre os dois nas páginas do diário britânico The Guardian.

Assinale a alternativa em que a reescrita desse trecho mantém o mesmo sentido.

a) Recentemente, ao resenhar o livro do psicólogo e linguista norte-americano Steven Pinker, o filósofo político britânico John Gray causou chispas entre os dois intelectuais, dando início a atritos envolvendo ambos nas páginas do diário britânico The Guardian.
b) O psicólogo e linguista norte-americano Steven Pinker teve seu livro resenhado recentemente pelo filósofo político britânico John Gray nas páginas do diário britânico The Guardian, o que provocou chispas entre ambos e envolveu-os em atritos.
c) A recente resenha do livro do filósofo político britânico John Gray pelo psicólogo e linguista norte-americano Steven Pinker causou chispas entre esses intelectuais e deu origem a atritos que os envolveram nas páginas do diário britânico The Guardian.
d) O diário britânico The Guardian publicou recentemente a resenha de um livro em que o filósofo político britânico John Gray e o psicólogo e linguista norte-americano Steven Pinker trocam chispas que geraram atritos entre eles.
e) Na resenha do livro do psicólogo e linguista norte-americano Steven Pinker, as chispas do filósofo político britânico John Gray deram início a atritos envolvendo Pinker e o diário britânico The Guardian.
3 -

Assinale a alternativa corretamente pontuada.

a) Pessoas com transtorno de ansiedade chegam por exemplo, a observar um mesmo ambiente repetidas vezes à procura de estímulos ameaçadores que uma vez localizados, são evitados e controlados com dificuldade.
b) Pessoas com transtorno de ansiedade chegam, por exemplo a observar um mesmo ambiente repetidas vezes, à procura de estímulos ameaçadores que, uma vez localizados são evitados, e controlados com dificuldade.
c) Pessoas com transtorno de ansiedade chegam, por exemplo, a observar um mesmo ambiente repetidas vezes, à procura de estímulos ameaçadores que, uma vez localizados, são evitados e controlados com dificuldade.
d) Pessoas com transtorno de ansiedade chegam por exemplo a, observar um mesmo ambiente repetidas vezes, à procura de: estímulos ameaçadores, que uma vez localizados, são: evitados e controlados com dificuldade.
e) Pessoas com: transtorno de ansiedade; chegam por exemplo, a observar um mesmo ambiente, repetidas vezes à procura de estímulos ameaçadores que uma vez localizados são evitados, e controlados com dificuldade.
4 -

Assinale a alternativa em que os verbos estão corretamente flexionados.

a) Se for possível usar anticorpos que reconheceriam a proteína beta-amiloide, essa estratégia iria não só melhorar os sintomas como preveniria a progressão da doença.
b) Se fosse possível usar anticorpos que reconhecem a proteína beta-amiloide, essa estratégia irá não só melhorar os sintomas como prevenir a progressão da doença.
c) Se for possível usar anticorpos que reconhecessem a proteína beta-amiloide, essa estratégia ia não só melhorar os sintomas como preveniria a progressão da doença.
d) Se fosse possível usar anticorpos que reconhecessem a proteína beta-amiloide, essa estratégia iria não só melhorar os sintomas como prevenir a progressão da doença.
e) Se for possível usar anticorpos que reconhecerão a proteína beta-amiloide, essa estratégia irá não só melhorar os sintomas como prevenirá a progressão da doença.
5 -

Assinale a alternativa que está de acordo com a norma padrão.

a) A exemplo de muitos aspectos da pesquisa evolutiva, é mais fácil descobrir quais características foram favorecidas do que explicar o por quê.
b) A votação do projeto na próxima sexta-feira será decisiva, por que vai revelar o grau de comprometimento dos políticos com o pacto contra a violência de gênero.
c) A medicina não consegue explicar porque a maioria dos fármacos não produz efeito no cérebro humano.
d) Há palavras que se tornam senhas. E muitos as repetem sem saber bem por quê.
e) Não quis definir sua atividade como propaganda por que a palavra era associada com o inimigo alemão, preferindo chamá-la de “relações públicas”.
6 -

O parágrafo abaixo dá início a um texto publicado na revista Galileu, edição de julho de 2017.

Especialistas sugerem que existe um horário ideal para se consumir café. Como explica o estudo, publicado no periódico Frontiers in Psychology, a cafeína pode ajudar a tornar sua memória mais eficiente, mas apenas se consumida nos horários certos. Numere os segmentos a seguir, determinando a sequência lógica desse texto.

( ) Esse cientista explicou como pessoas mais velhas eram afetadas positivamente pelo consumo da substância nos períodos da tarde, momento em que eles se sentiam mais cansados. Sherman se propôs então a verificar qual era o padrão em uma amostragem mais nova, já que, quando jovens, o ponto de menor disposição física das pessoas é pela manhã.

( ) O grupo da tarde, no entanto, não relatou grandes diferenças.

( ) A pesquisa, conduzida pela pós-doutoranda da Universidade de Boston, Stephanie Sherman, tinha como objetivo investigar as consequências que o café poderia ter em nossa memória. A especialista ficou intrigada com o assunto após observar os resultados obtidos por um outro pesquisador, Lee Ryan.

( ) Ela pediu para que um grupo de voluntários entre 18 a 21 anos comparecessem ao laboratório às sete da manhã e outro às duas da tarde, para um teste de memória. Antes de cada sessão, ela perguntava aos participantes o quão acordados eles se sentiam. Depois, eles recebiam um copo de café: metade recebia a substância pura e a outra recebia a versão descafeinada.

( ) Nenhum deles, porém, sabia dessa separação. Os resultados mostraram que o grupo da manhã que recebeu o café puro se beneficiou da ingestão de cafeína: não só relataram se sentirem mais despertos, como também apresentaram melhoras na memória.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo

a) 2 – 5 – 1 – 3 – 4.
b) 4 – 5 – 1 – 2 – 3.
c) 4 – 1 – 5 – 2 – 3.
d) 2 – 1 – 5 – 3 – 4.
e) 5 – 3 – 2 – 4 – 1.
7 -

Assinale a alternativa em que o elemento sublinhado está empregado conforme a norma padrão.

a)

Existem muitos casos que o problema é o transporte de substâncias tanto para dentro quanto para fora do cérebro.

b)

Nos dias que estamos felizes e otimistas, confiamos mais em nossas capacidades e a mente fica mais aberta para enxergar diferentes pontos de vista sobre o que nos preocupa.

c)

O modo que diferentes emoções acionam maneiras opostas de se processar uma mesma tarefa foi o tema do experimento realizado por uma universidade italiana.

d)

Há períodos, segundo os autores, que o percentual vai a 15%, 30%, mesmo que as incertezas aí sejam significativas.

e)

O modelo também indicou algo que é amplamente observado na natureza: carnívoros são mais violentos que herbívoros.

8 -

No trecho “Além disso, há deleites livrescos que demandam aprendizado prévio e alguma medida de paciência: é preciso certa cancha para desfrutar Homero e nem todos chegam prontos a Virgílio”, entre a parte antes dos dois pontos e a seguinte estabelece-se uma relação de:

a) exemplificação.
b) causalidade.
c) consequência.
d) comparação.
e) contraposição.
9 -

Assinale a alternativa corretamente pontuada.

a) Também há quem se renda ao mundo, renuncie à ilusão dos livros e diga resignado, que é melhor escutar o canto dos pássaros, do que falar com as tais grandes almas que encantavam Maquiavel.
b) Também há quem se renda ao mundo, renuncie à ilusão dos livros e diga, resignado que: é melhor escutar o canto dos pássaros do que falar com as tais grandes almas, que encantavam Maquiavel.
c) Também há quem se renda ao mundo, renuncie à ilusão dos livros e diga, resignado, que é melhor escutar o canto dos pássaros do que falar com as tais grandes almas que encantavam Maquiavel.
d) Também há quem se renda ao mundo renuncie à ilusão dos livros e diga resignado que é melhor escutar o canto dos pássaros do que falar com as tais grandes almas que encantavam Maquiavel.
e) Também há, quem se renda ao mundo, renuncie à ilusão dos livros, e diga, resignado, que é melhor escutar o canto dos pássaros, do que falar com as tais grandes almas, que encantavam Maquiavel.

Texto I

10 -

Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:

1.A proteína presente na camada que envolve o vírus da dengue tipo 2 poderá ser utilizada para o transporte de fármacos ao cérebro.

2.As substâncias que circulam na corrente sanguínea não alcançam os numerosos vasos capilares do cérebro.

3.A PepH3 não tem função terapêutica.

Assinale a alternativa correta.

a)

Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

b)

Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

c)

Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

d)

Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

e)

As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.