ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Câmara de Sumaré - SP (Câmara Municipal de Sumaré - São Paulo) - Procurador Jurídico - VUNESP (Vestibular da Universidade Estadual Paulista) - 2017

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Ao analisar o livro de Abranches, o autor do texto destaca

a) a retomada dos modelos econômicos do Renascimento e da Revolução Industrial, para que o capital financeiro possa controlar os demais setores da sociedade.
b) a possibilidade de que políticas de natureza econômica e social, bem sucedidas no passado, possam incrementar medidas de recuperação do meio ambiente.
c) a descrença nas redes sociais e nos conhecimentos científicos da contemporaneidade em resolver problemas, que há muito afetam a vida humana.
d) a certeza de que a grande maioria da população começa a se fazer ouvir e a dar mostras de que muitos estão se mobilizando para equilibrar as relações entre as classes.
e) a pretensão do sociólogo em conjugar áreas de estudos, como o meio ambiente e as políticas globais, junção complexa, que demanda desafios e árdua dedicação.

Texto II

2 -

A afirmação compatível com o que se expressa no último parágrafo é:

a) As características do ciberespaço são propícias à participação política, desde que os agentes das oligarquias continuem atuando nele.
b) Um modelo de participação política poderá surtir efeitos promissores se for deflagrado com critérios nos meios eletrônicos.
c) A representatividade democrática nas redes sociais perderá legitimidade porque alcançará dimensões planetárias dispersivas.
d) As esperanças de uma conscientização política serão vãs, já que a política se torna impraticável nas esferas planetárias das redes sociais.
e) O domínio das oligarquias está tão arraigado nas sociedades que qualquer projeto democrático está comprometido.
3 -

Completando-se o trecho – Não se sabe o que pode vir daqui para a frente; vivemos em um cenário fulcral, em que tudo parece confuso, ... – a alternativa que introduz ideia de concessão é:

a) e o leitor se pergunta que diabos está acontecendo com o mundo nos últimos anos e tenta, em vão, encontrar uma resposta.
b) é, por isso, que Abranches tem insistido em reunir estudos comparativos entre políticas globais e de meio ambiente.
c) embora as potencialidades do ciberespaço possam abrir modelos eficientes de participação política e democrática.
d) além disso, o fato de os oligopólios globais regularem a economia é um agravante que pode piorar a situação.
e) por essa razão tem-se a sensação completa de caos e desalento, o que produz muitas incertezas quanto ao futuro.
4 -

Os segmentos destacados nos trechos:

I. Estruturas políticas se encaminham lentamente para o leito de morte.

II. As leis de mercado são hoje um eufemismo para a combinação entre controle oligopolista e hegemonia do capital financeiro.

III. O capitalismo solapa as democracias.

estão, correta e respectivamente, substituídos, quanto ao sentido, em

a)

... se esvaem paulatinamente. / ... atenuante ... / ... aniquila ...

b)

... se extinguem ligeiramente. / ... atrativo ... / ... dilui ...

c)

... definham pausadamente. / ... paradigma ... / ... instaura ...

d)

... se movimentam criteriosamente. /... cânone ... / ... atualiza ...

e)

... se dissipam subitamente. / ... complicador ... / ... incrementa ...

5 -

Apresenta pontuação correta os textos apresentados na alternativa:

a) Nos últimos anos, o que afinal, anda acontecendo com o mundo! E futuramente o que virá. – A obra de Abranches, caro leitor formula repostas diabolicamente, complicadas.
b) Nos últimos anos, o que afinal anda acontecendo com o mundo. E futuramente o que virá? – A obra de Abranches caro leitor, formula repostas, diabolicamente complicadas.
c) Nos últimos anos o que afinal anda acontecendo, com o mundo! E, futuramente, o que virá? – A obra de Abranches, caro leitor formula, repostas, diabolicamente complicadas.
d) Nos últimos anos, o que, afinal, anda acontecendo com o mundo? E futuramente o que virá? – A obra de Abranches, caro leitor, formula repostas diabolicamente complicadas.
e) Nos últimos anos o que, afinal anda acontecendo com o mundo? E, futuramente o que virá. – A obra de Abranches caro leitor formula, repostas, diabolicamente, complicadas.
6 -

O trecho – Tal complicação deriva da pesquisa de Abranches. Ele tem se especializado em questões ambientais e políticas globais, conexão suficiente para produzir calvície e gastrite. – apresenta reescrita correta, quanto ao padrão normativo da regência e da crase, em:

a) Tal complicação remete a uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado às questões ambientais e políticas globais, conexão apta a produzir calvície e gastrite.
b) Tal complicação remete a uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado as questões ambientais e políticas globais, conexão apta à produzir calvície e gastrite.
c) Tal complicação remete à uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado as questões ambientais e políticas globais, conexão apta a produzir calvície e gastrite.
d) Tal complicação remete a uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado as questões ambientais e políticas globais, conexão apta a produzir calvície e gastrite.
e) Tal complicação remete à uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado às questões ambientais e políticas globais, conexão apta à produzir calvície e gastrite.
7 -

Assinale a alternativa em que a inclusão do pronome com a preposição redunda em versão correta da frase, de acordo com a modalidade padrão.

a) Estaríamos vivendo a grande transição do século 21. / Século 21, a que estaríamos vivendo a grande transição.
b) O eixo político-ambiental está no cerne do livro. / Livro em cujo cerne está o eixo político-ambiental.
c) Estruturas velhas estão se encaminhando para o leito de morte. / Leito de morte, do qual as estruturas velhas estão se encaminhando.
d) Em livro ambicioso, sociólogo analisa incertezas do futuro. / Livro ambicioso, do qual o sociólogo analisa incertezas do futuro.
e) A humanidade precisa enfrentar o maior desafio em um futuro próximo. / Um futuro próximo, com o qual a humanidade precisa enfrentar o maior desafio.
8 -

Assinale a alternativa em que todos os verbos estão corretos, de acordo com o padrão de concordância.

a) Pode-se acreditar nas ciências contemporâneas? Biotecnologia, nanotecnologia, inteligência artificial, nada disso levam às benesses do futuro.
b) Conecta-se, nos estudos sobre a natureza da espécie, as descobertas da biologia evolucionista com a tradição filosófica. Dessa conexão vem nossa crença no futuro.
c) No mundo atual, 1% controlam o destino de bilhões de seres humanos. Esperanças... ainda haverão?
d) É preciso que se criem possibilidades no ciberespaço, condição para que as democracias vinguem positivamente.
e) A crença do sociólogo no ciberespaço é legítima, desde que se torne produtivas as redes sociais.
9 -

Assinale a alternativa que completa, corretamente, as lacunas do trecho. Se as ideias de Abranches ___________ a ser adotadas, talvez elas ___________ a ordem estabelecida. E, se os governos ___________ o avanço das mudanças climáticas, talvez haja esperanças para o futuro da humanidade.

a) vierem, subvertem, deterem
b) virem, subvertam, deterem
c) vierem, subvertam, detiverem
d) vierem, subvertam, deterem
e) virem, subvertem, detiverem
10 -

Leia a tirinha para responder à questão abaixo.

Na tirinha, as palavras – papai, paizão e padrasto – empregadas em sentido figurado, pertencem à mesma classe de palavras.

Assinale a alternativa em que há três palavras de sentido figurado, pertencentes à mesma classe de palavras.

a) O número de desempregados é o termômetro que avalia a saúde econômica de um país. Se o emprego despenca, a economia piora.
b) Ter uma religião é importante, em momentos difíceis, como os que vivemos. Um bom pastor sempre pode ensinar com sabedoria o seu rebanho.
c) É hora de virar o jogo e investir em ideias imaginativas contra a desesperança: que surjam bons atacantes.
d) O mercado é devorador, engole, cruel e pausadamente, as pessoas.
e) As águas do amor são como um oceano, mas, às vezes, como um lago.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.