ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Ibiapina - CE (Prefeitura Municipal de Ibiapina) - Agente de Endemias - CONSULPAM (Consultoria Público - Privada e Assessoria Municipal ) - 2017

Epidemiologia
1 -

O Brasil vem tentando combater o Aedes Aegypti, entretanto não está obtendo o resultado desejado. Os agentes devem orientar o que deve ser feito para vencer esta batalha. Qual das seguintes orientações está ERRADA?

a) Esvaziar o depósito de água embaixo da geladeira.
b) Desfazer-se de pneus. De preferência, acabar de uma vez e não apenas retirar a água.
c) Aplicar repelentes com a pele úmida para favorecer sua absorção.
d) Aplicar repelente no rosto com a mão, olhos e boca fechados, não utilizando o spray diretamente.
2 -

As doenças diarreicas agudas são causadas por vários agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitas), cuja manifestação predominante é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. Com frequência é acompanhada de vômito, febre e dor abdominal. Em alguns casos, há presença de muco e sangue. Assinale o enunciado ERRADO:

a) Ocorrências em crianças de creches devem ser seguidas de precauções entéricas, além de reforçadas as orientações às manipuladoras e às mães.
b) A qualidade da água, não tem relação direta com ocorrências de surtos de diarreia numa população determinada.
c) O destino adequado de lixo e dejetos, controle de vetores, higiene pessoal e alimentar evitam a aparição da doença.
d) Reforçar a educação em saúde, particularmente em áreas de elevada incidência, locais de uso coletivo, tais como colégios, creches, hospitais, penitenciárias, que podem apresentar riscos maximizados quando as condições sanitárias não são adequadas.
3 -

A leptospirose é uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. Assinale o enunciado INCORRETO.

a) A leptospirose é uma zoonose (doença de animais) que ocorre no mundo inteiro, exceto nas regiões polares.
b) Em seres humanos, ocorre em pessoas de todas as idades e em ambos os sexos. Na maioria (90%) dos casos de leptospirose a evolução é benigna.
c) O rato de esgoto (Rattus novergicus) é o principal responsável pela infecção humana, em razão de existir em grande número e da proximidade com seres humanos.
d) Os seres humanos são infectados casual e transitoriamente, e são os principais transmissores da doença, propagando-a de pessoa a pessoa.
4 -

Considerando a falta de tratamento específico da dengue, assinale qual das seguintes medidas está ERRADA:

a) Conservar tampadas caixas de água, poços e cisternas, trocando mensalmente a água de vasos de plantas e impedindo o acúmulo de água em objetos, como pneus, latas, garrafas.
b) Evitar, sempre que possível, o uso de pratos nos vasos de plantas. Caso opte por sua utilização, não deixar acumular água nestes e nos xaxins. Colocar areia preenchendo o prato até sua borda ou lavar, semanalmente, com esponja ou bucha e sabão, para eliminar completamente os ovos do mosquito.
c) Lavar os bebedouros de animais com escova, esponja ou bucha, e trocar sua água, pelo menos, uma vez por semana. Limpar as calhas e lajes das casas. Se houver piscina, lembrar aos moradores de que a água deve estar sempre tratada.
d) Verificar se existem pneus, latas ou qualquer outro objeto que possa acumular água nos terrenos baldios.
5 -

De acordo com as diversas formas de penetração dos tóxicos nos organismos dos insetos, as substancias inseticidas são classificadas pelo modo de ação. Leia o seguinte enunciado e assinale a qual deles corresponde. Eliminam o inseto depois que estes ingerem o tóxico, interferindo no processo digestivo ou através do sistema nervoso.

a) Contato.
b) Ingestão.
c) Respiratório.
d) Nenhum dos mencionados.
6 -

Quanto à doença de Chagas, assinale o enunciado INCORRETO:

a) É uma doença infecciosa causada por um protozoário parasita chamado Trypanosoma Cruzi.
b) O homem contaminado não constitui reservatório natural da doença.
c) A doença se adquire através da entrada do Trypanosoma no sangue dos humanos a partir do ferimento da “picada” por triatomas, os populares barbeiros ou chupões, como são conhecidos no interior do Brasil.
d) Outras formas de contato ocorrem na vida intra-uterina por meio de gestantes contaminadas.
7 -

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges. O agente transmissor é:

a) Mycobacterium leprae.
b) Bacilo de Koch.
c) Trypanosoma cruzi.
d) Toxoplasma gondii.
8 -

A ocorrência de determinada doença que acomete sistematicamente as populações em espaços característicos e determinados, no decorrer de um longo período, (temporalmente ilimitada), e que mantém uma incidência relativamente constante, permitindo variações cíclicas e sazonais, é denominada:

a) Endemia.
b) Epidemiologia.
c) Intensidade.
d) Incidência.
9 -

A regular higiene da pele tem dois objetivos básicos: por um lado, preservar o seu normal funcionamento e por outro, prevenir os riscos de infecções. A falta de limpeza corporal em crianças pode provocar o aparecimento de surtos periódicos de:

a) Rubéola.
b) Caxumba.
c) Sarna (escabiose).
d) Zika.
10 -

A notificação compulsória é um registro que obriga e universaliza as notificações, visando o rápido controle de eventos que requerem pronta intervenção. Assinale a alternativa que corresponde às doenças que necessitam de notificação compulsória:

a) Tuberculose e Dengue.
b) Doença Meningocócica e outras Meningites e endocardite.
c) Tuberculose e amebiase
d) Giardíase e amigdalite.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.