ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IGP-SC (Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina) - Perito Criminal - IESES (Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul) - 2017

Legislação Federal
1 -

De acordo com a Lei 11.343/06, que Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad, é correto afirmar que:

I. Para efeito da lavratura do auto de prisão em flagrante e estabelecimento da materialidade do delito, é suficiente o laudo de constatação da natureza e quantidade da droga, firmado por perito oficial ou, na falta deste, por pessoa idônea.

II. O perito que subscrever o laudo de constatação da natureza e quantidade da droga não ficará impedido de participar da elaboração do laudo definitivo.

III. O local será vistoriado antes e depois de efetivada a destruição das drogas apreendidas, sendo lavrado auto circunstanciado pelo delegado de polícia, certificando-se neste a destruição total delas.

IV. A destruição de drogas apreendidas na ocorrência de prisão em flagrante será feita por incineração, no prazo máximo de 30 (trinta) dias contado da data da apreensão, guardando-se amostra necessária à realização do laudo definitivo.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas I, II e III estão corretas.
b) Todas estão corretas.
c) Apenas I e III estão corretas.
d) Apenas II e IV estão corretas.
Direito Administrativo
2 -

De acordo com a Lei 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, é correto afirmar que:

I. Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

II. Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

III. Concurso é a modalidade de licitação entre especialistas interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 10 (dez) dias.

IV. Convite é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 5 (cinco) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 48 (quarenta e oito) horas da apresentação das propostas.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas III e IV estão corretas.
c) Todas estão corretas.
d) Apenas II e III estão erradas.
Meio Ambiente
3 -

Nas áreas ribeirinhas aos cursos d’água, sob as formações ciliares, são encontrados diversos solos, os quais variam essencialmente em função do maior ou menor grau de hidromorfismo que acontece nestes terrenos ou pela ausência deste aspecto. Nas áreas onde há permanente encharcamento desenvolvem-se principalmente:

a) Os organossolos (solos orgânicos) e em menor proporção os gleissolos e os neossolos quartzarênico hidromórfico (areias quartzosas hidromórficas).
b) O neossolo flúvico (solos aluviais) e em menor proporção os gleissolos e os organossolos (solos orgânicos).
c) O Cambissolo e em menor proporção os gleissolos e os organossolos (solos orgânicos).
d) Os gleissolos e em menor proporção os neossolos quartzarênico hidromórfico (areias quartzosas hidromórficas) e os organossolos (solos orgânicos).
4 -

As Leguminosas são plantas que possuem hábitos sumamente variáveis, havendo ervas anuais ou perenes, subarbustos, arbustos, lianas e árvores, que vivem nos mais variáveis ambientes, latitudes e altitudes. Sendo que a maioria das Leguminosas estabelece simbiose com bactérias, contribuindo, desta forma, para a fixação do nitrogênio atmosférico e sua incorporação na biomassa vegetal. Conforme a afirmação acima, qual o gênero da bactéria simbionte.

a) Rhizobium
b) Acidovorax
c) Agrobacterium
d) Xanthomonas
5 -

Do ponto de vista da biologia da ictiofauna, a mata ciliar possui as seguintes funções ecológicas: 1) proteção estrutural dos habitats; 2) regulagem do fluxo e vazão de água; 3) abrigo e sombra; 4) manutenção da qualidade da água; 5) filtragem de substâncias que chegam ao rio. Ao longo do curso do rio, estas funções terão maior ou menor influência na dinâmica do sistema, devido às localizações, aos tipos e aos tamanhos habitats analisados. Assim, a influência da vegetação é:

a) Nenhuma das alternativas.
b) Maior onde há menor contato com os sistemas aquáticos.
c) Menor onde há menor contato com os sistemas aquáticos.
d) Maior onde há maior contato com os sistemas aquáticos.
6 -

Conforme Resolução CONAMA No 4, de 04 de maio de 1994, com a necessidade de se definir vegetação primária e secundária nos estágios inicial, médio e avançado de regeneração da Mata Atlântica, foram definidos parâmetros estatísticos e ecológicos para a caracterização da floresta, entre eles, temos:

I. Área basal média de até 15,00 metros quadrados por hectare.

II. Fisionomia arbórea e arbustiva predominando sobre a herbácea podendo constituir estratos diferenciados.

III. Altura total média de até 12 metros.

IV. Cobertura arbórea variando de aberta a fechada, com ocorrência eventual de indivíduos emergentes.

V. Distribuição diamétrica apresentando amplitude moderada, com predomínio dos pequenos diâmetros.

VI. DAP médio de até 15 centímetros.

VII. Trepadeiras, quando presentes, são predominantemente lenhosas.

VIII. Serapilheira presente, variando de espessura, de acordo com as estações do ano e a localização.

IX. Diversidade biológica significativa.

X. Espécies indicadoras.

XI. Floresta Ombrófila Densa: Rapanea Ferruginea (Capororoca), árvore de 7,00 a 15,00 metros de altura, associada a Dodonea viscosa (Vassoura-vermelha).

XII. Floresta Ombrófila Mista: Cupanea vernalis (Cambotá-vermelho), Schinus therebenthifolius (Aroeira-vermelha), Casearia silvestris (Cafezinhodo-mato).

XIII. Floresta Estacional Decidual: Inga marginata (Inga feijão), Baunilha candicans (Pata-de-vaca).

Conforme os parâmetros assinalados a floresta se enquadra como:

a) Floresta secundária em estágio médio de regeneração.
b) Floresta secundária em estágio avançado de regeneração.
c) Floresta Primária.
d) Floresta secundária em estágio inicial de regeneração.
7 -

Há um critério básico na filogenia para a definição de um táxon. Para que um grupo de organismos seja considerado um táxon ele deve ser:

a) Monofilético
b) Parafilético
c) Afilático
d) Polifilético
8 -

Assinale a alternativa INCORRETA, de acordo com os parâmetros, definições e limites especificados em Resolução CONAMA 303/2002, que dispõe sobre as Áreas de Preservação Permanente situadas em faixa marginal, medida a partir do nível mais alto, em projeção horizontal, com largura mínima, de:

a) Trinta metros, para o curso d`água com menos de dez metros de largura.
b) Cinquenta metros, para o curso d`água com dez a cinquenta metros de largura.
c) Cem metros, para o curso d`água com cinquenta a duzentos metros de largura.
d) Cento e cinquenta metros, para o curso d`água com duzentos a seiscentos metros de largura.
9 -

Conforme Resolução CONAMA 261, de 30 de junho de 1999, a Restinga Herbácea e/ou Subarbustiva é a vegetação composta por espécies predominantemente herbáceas ou subarbustivas, atingindo geralmente até cerca de 1 (um) metro de altura, apresentando diversidade relativamente baixa de espécies. Entre outras características desta fitofisionomia, podemos afirmar que:

a) Não são definidos estágios sucessionais naturais ou decorrentes de atividades humanas.
b) Espessa camada de serapilheira, variável de acordo com a época do ano.
c) A serapilheira pode acumular-se em alguns locais, especialmente em moitas densas ou áreas mais baixas.
d) Apresenta possibilidade de ocorrência de estratificação, epífitas, trepadeiras e acúmulo de serapilheira.
10 -

A Maria da restinga é uma ave passeriforme da família Rhynchocyclidae, considerada endêmica do Sul e Sudeste do Brasil e atualmente seu Estado de Conservação é Vulnerável (VU), frequenta o dossel de bordas de restingas arbóreas, florestas esparsas, capoeirões e bordas de matas secundárias próxima ao nível do mar. Entre as espécies de aves abaixo assinale a alternativa que corresponde a Maria da restinga.

a) Hemitriccus mirandae
b) Lophotriccus galeatus
c) Phylloscartes kronei
d) Mionectes macconnelli

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.