ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco) - Oficial de Justiça - IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação) - 2017

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

A partir da leitura atenta do texto e de uma análise a respeito do emprego da Língua, é CORRETO afirmar que:

a) a pergunta inicial do texto é um recurso do autor para apresentar suas questões sem que haja nela qualquer traço de interlocução.
b) a situação proposta no primeiro período do segundo parágrafo do texto corresponde a um fato específico que não poderia ser vivenciado pelo leitor.
c) ao iniciar e encerrar o texto com frases interrogativas, o autor inibe a reflexão do leitor e o desvia da ideia apresentada no texto.
d) a referência às formigas, no 5º parágrafo, é uma representação simbólica comparativa que perde sua eficácia argumentativa em função da distinção entre os elementos aproximados.
e) O texto emprega a narrativa de alguns episódios não para priorizá-los, mas para apresentar, de modo leve, a tese a ser defendida.

Texto II

2 -

Assinale a alternativa em que se faz um comentário INCORRETO acerca dos mecanismos coesivos empregados nas seguintes passagens do texto.

a)

“quando tive o que, por falta de nome melhor, chamei de SCA – Súbita Consciência da Alteridade."(1º§) - o pronome antecipa, de modo geral, o seu referente.

b)

“Simplesmente entendi, naquele instante, que o pedestre era um outro:"(2º§) – o pronome cumpre papel referencial, substituindo um termo já citado.

c)

tão centro do Cosmos e da Criação quanto eu, você e sua tia-avó." (3º§) – os termos destacados relacionam-se entre si e estabelecem valor comparativo.

d)

“As formigas não são assim. Elas não sabem que existem."(5º§) – além do mecanismo de pronominalização, percebe-se ainda um zeugma nesse fragmento.

e)

“Não, nenhuma compaixão cristã brotou em mim naquele momento, nenhuma solidariedade pela formiga desconhecida."(6º§) – a repetição, nesse caso, é expressiva e cumpre papel enfático.

3 -

Na passagem “Claro que não! Afinal, você é você! Se você acabar, acaba tudo e, convenhamos, isso não faz o menor sentido.” (4º§), o autor faz uso da figura de linguagem:

a) Prosopopeia.
b) Metáfora.
c) Ironia.
d) Metonímia.
e) Comparação.
4 -

A oração destacada em “Morriam afogadas, para que o formigueiro sobrevivesse."(5º§) encontra-se na forma desenvolvida. Ela poderia ser reescrita, na forma reduzida, sem alteração de valor semântico, da seguinte forma:

a) sobrevivendo o formigueiro.
b) para que o formigueiro sobreviva.
c) a fim de que sobreviva o formigueiro.
d) para o formigueiro sobreviver.
e) tendo sobrevivido o formigueiro.
5 -

No trecho “Até a rainha da Inglaterra, agorinha mesmo, tá lá, minhocando as coisas dela, em inglês, por debaixo da coroa. Não é estranhíssimo?“ (6º§), ocorrem vários exemplos do registro informal da língua. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que se diferencia das demais por NÃO ilustrar tal informalidade e ser exemplo do padrão culto.

a) “agorinha mesmo”.
b) “tá lá”.
c) “minhocando”.
d) “coisas”.
e) “estranhíssimo”.
6 -

Na passagem “e a esperança quase tangível de que, mês que vem, ganharemos na loteria."(6º§), o vocábulo destacado cumpre papel qualificador e deve ser entendido como:

a) palpável.
b) improvável.
c) descrente.
d) distante.
e) tranquila.
7 -

Considere o período abaixo e as afirmativas feitas a respeito das orações e termos que o constituem.

“Sete bilhões de irritações, sistemas digestivos, músicas chicletentas que não desgrudam da cabeça e a esperança quase tangível de que, mês que vem, ganharemos na loteria." (6º§)

I. A oração “que não desgrudam da cabeça", por seu caráter acessório, pode ser deslocada para outras posições no período sem prejuízo ao sentido inicial.

II. Todos os verbos do período possuem o mesmo sujeito.

III. O trecho “Sete bilhões de irritações, sistemas digestivos, músicas chicletenta" ilustra um exemplo de paralelismo sintático, apesar de se notar a omissão da preposição “de" em parte dele.

Estão corretas as afirmativas:

a)

I, II e III.

b)

apenas I.

c)

apenas II.

d)

apenas III.

e)

apenas I e II.

Texto III

8 -

A crítica proposta pelo texto II é reforçada, principalmente, por um elemento não-verbal associado à pergunta reproduzida em discurso direto. Trata-se:

a) da chuva.
b) do guarda-chuva.
c) do fone de ouvido.
d) do microfone.
e) dos rostos de perfil.
9 -

O termo “uma tendência crescente” exerce, na oração em que se encontra, a função sintática de:

a) objeto direto.
b) adjunto adnominal.
c) predicativo do sujeito.
d) complemento nominal.
e) aposto.
Raciocínio Lógico
10 -

Considere a seguinte implicação lógica:

“Se é terça ou quarta, então trabalho e não vou ao cinema".

Essa implicação é equivalente a:

a) Se vou ao cinema e não trabalho, então não é terça, nem quarta
b) Se é terça ou não vou ao cinema, então trabalho ou é quarta
c) Se trabalho e não é terça, então vou ao cinema ou é quarta
d) Se vou ao cinema ou não trabalho, então não é terça, nem quarta
e) Se não trabalho ou não vou ao cinema, então não é terça, mas quarta

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.