ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IGP-SC (Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina) - Papiloscopista - IESES (Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul) - 2017

Legislação Federal
1 -

De acordo com a Lei 11.343/06, que Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad, é correto afirmar que:

I. Para efeito da lavratura do auto de prisão em flagrante e estabelecimento da materialidade do delito, é suficiente o laudo de constatação da natureza e quantidade da droga, firmado por perito oficial ou, na falta deste, por pessoa idônea.

II. O perito que subscrever o laudo de constatação da natureza e quantidade da droga não ficará impedido de participar da elaboração do laudo definitivo.

III. O local será vistoriado antes e depois de efetivada a destruição das drogas apreendidas, sendo lavrado auto circunstanciado pelo delegado de polícia, certificando-se neste a destruição total delas.

IV. A destruição de drogas apreendidas na ocorrência de prisão em flagrante será feita por incineração, no prazo máximo de 30 (trinta) dias contado da data da apreensão, guardando-se amostra necessária à realização do laudo definitivo.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas I, II e III estão corretas.
b) Todas estão corretas.
c) Apenas I e III estão corretas.
d) Apenas II e IV estão corretas.
2 -

Qual dos procedimentos de levantamento e registro de impressões datiloscópicas não é recomendado?

Assinale a alternativa FALSA.

a)

Procurar impressões datiloscópicas em superfícies lisas.

b)

Fazer um decalque da impressão latente e depois usar o revelador apropriado.

c)

Realizar a procura de impressões datiloscópicas com luz direcional.

d)

Uma vez identificada a presença de impressão datiloscópica, documentá-la por fotografia, com escala métrica.

3 -

De acordo com a lei 12,037/2009, que dispõe sobre a identificação criminal do civilmente identificado, embora apresentado documento de identificação, poderá ocorrer identificação criminal quando:

I. O indiciado portar documentos de identidade distintos, com informações conflitantes entre si.

II. Constar de registros policiais o uso de outros nomes ou diferentes qualificações.

III. A identificação criminal for essencial às investigações policiais, segundo despacho da autoridade policial competente.

IV. O documento apresentar rasura ou tiver indício de falsificação.

V. O estado de conservação ou a distância temporal ou da localidade da expedição do documento apresentado impossibilite a completa identificação dos caracteres essenciais.

A sequência correta é:

a)

Apenas as assertivas II, III, IV e V estão corretas.

b)

Apenas a assertiva III está incorreta.

c)

As assertivas I, II, III, IV e V estão corretas.

d)

Apenas as assertivas II e IV estão corretas.

4 -

De acordo com a legislação vigente que versa sobre Carteiras de Identidade:

I. A Carteira de Identidade fará prova de todos os dados nela incluídos, dispensando a apresentação dos documentos que lhe deram origem ou que nela tenham sido mencionados.

II. A Carteira de Identidade será expedida com base no processo de identificação datiloscópica.

III. Quando, para a realização de determinado ato, for exigida a apresentação de documento de identificação, a pessoa que fizer a exigência fará extrair, no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas, os dados que interessarem devolvendo em seguida o documento ao seu exibidor.

IV. São emitidas pelos órgãos de Identificação dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, tem fé pública e validade em todo o território nacional pelo prazo de 10 anos.

A sequência correta é:

a)

Apenas a assertiva III está incorreta.

b)

As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

c)

Apenas as assertivas I e II estão corretas.

d)

Apenas a assertiva IV está incorreta.

Direito Administrativo
5 -

De acordo com a Lei 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, é correto afirmar que:

I. Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

II. Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

III. Concurso é a modalidade de licitação entre especialistas interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 10 (dez) dias.

IV. Convite é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 5 (cinco) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 48 (quarenta e oito) horas da apresentação das propostas.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas III e IV estão corretas.
c) Todas estão corretas.
d) Apenas II e III estão erradas.
Criminalística
6 -

Uma das definições de local de crime "é a região do espaço onde ocorreu uma ação delituosa". Considere a seguinte situação: Em uma rua, um pedestre atravessando-a, pela faixa de pedestres, com sinalização verde para a travessia é atingido por um veículo conduzido por motorista alcoolizado, que para imediatamente após, prestando socorro à vítima (pedestre). A alternativa que melhor exemplifica os dois elementos que formam um local de crime, para o evento descrito acima é:

a)

O vestígio do crime são os amassados do veículo e a prova do crime seria o motorista alcoolizado.

b)

O corpo de delito é o pedestre atropelado e os vestígios seriam as marcas e amassados no veículo, decorrentes do atropelamento.

c)

O corpo de delito é o veículo, e os vestígios seriam o pedestre atropelado e as lesões decorrentes do evento.

d)

O indício do crime seria o motorista alcoolizado e o vestígio seria o pedestre atropelado.

7 -

A entrada inicial em um local de crime, com vítima, que foi retirada do local pelo serviço de emergência médica, deve pressupor algumas cautelas, de modo a preservar as condições do crime, para que a dinâmica dos fatos criminosos seja desvendada e analisada fidedignamente. Neste contexto, assinale a alternativa que melhor explicita estes procedimentos.

a)

A entrada deve ser realizada pelo ponto mais próximo ao corpo de delito, e a saída no mesmo local respeitando o trajeto de entrada, desviando-se dos vestígios e preservando o estado das coisas.

b)

A entrada ao local de crime não é relevante, se considerarmos que vítima foi removida pelo serviço de emergência médica.

c)

A entrada deve ser feita pelo mesmo local que a vítima fez, seguindo o suposto trajeto da vítima até o local em que ela foi encontrada.

d)

A entrada deve ser feita pelo trajeto mais iluminado, para facilitar o deslocamento dos peritos e os equipamentos para a realização da perícia.

8 -

Considerando um local de arrombamento de caixa eletrônico, mediante explosão, com presença de chamas residuais. Considerando a preservação do local para perícia, que já foi acionada, qual o procedimento mais recomendado?

a)

Somente após a perícia realizada e o local liberado, outros agentes poderão adentrar ao local.

b)

A preservação do local para a perícia deve preceder à entrada do Corpo de Bombeiros e policiais especializados em ocorrências envolvendo explosivos, para que não haja prejuízo aos trabalhos periciais.

c)

A entrada do corpo de Bombeiros e equipe policial especializado em ocorrências envolvendo explosivos deve prevalecer sobre a preservação do local para perícia.

d)

Após a contenção dos focos de incêndio pelo Corpo de Bombeiros, os peritos podem realizar os trabalhos, e caso localizem explosivos remanescentes, devem tentar neutralizá-lo seguindo os procedimentos estabelecidos.

9 -

Qual alternativa indica uma situação em que NÃO haveria a necessidade de exame de local de crime?

a)

Uma morte no interior de uma instalação penitenciária pública, causada pelos próprios detentos.

b)

Um local de morte violenta que não foi adequadamente preservado pela autoridade policial.

c)

Quando uma criança é dada como desaparecida pela família.

d)

Uma plantação de maconha no interior da mata.

10 -

No estudo da pele encontram-se os elementos necessários para elaboração do método papiloscópico de identificação humana. É correto afirmar:

I. Os poros são aberturas dos canais sudoríparos, que iniciam na derme e terminam na superfície externa da pele, a epiderme.

II. Na pele encontramos dois tipos de glândulas: as sudoríparas, que excretam o suor com a finalidade de regulação térmica e as sebáceas, que segregam substância gordurosa com a finalidade de dar proteção, elasticidade e maciez.

III. A pele é formada por três camadas sobrepostas distintas: epiderme, derme e hipoderme.

IV. A pele é uma vastíssima membrana, resistente e flexível, que reveste externamente o corpo, com espessura variável e que funciona como uma capa. É o maior órgão do corpo humano.

V. As papilas dérmicas, localizadas na epiderme, são responsáveis pelos desenhos em relevo, observáveis a olho nu, que originam as impressões papilares.

A sequência correta é:

a)

As assertivas I, II, III, IV e V estão corretas.

b)

Apenas a assertiva III está incorreta.

c)

Apenas a assertiva V está incorreta.

d)

Apenas as assertivas II, IV e V estão corretas.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.