ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) - Engenheiro Civil - UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) - 2017

Engenharia Civil
1 -

Com relação ao ensaio de simples reconhecimento do solo - Standard Penetration Test (SPT), assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa.

( ) O ensaio é realizado a cada metro de profundidade, porém o amostrador-padrão "Raymond" possui apenas 60 cm de comprimento.

( ) Durante o ensaio, é possível obter os valores da resistência NSPT, ter a caracterização tátil visual do solo e medir o nível de água do terreno. Porém, não é possível coletar amostras em diferentes profundidades para medir a umidade natural do solo.

( ) A cravação do amostrador é realizada com sucessivas batidas de um martelo com 65 kg, que é lançado manualmente de uma altura de 100 cm.

( ) O valor da resistência NSPT é o número de golpes necessário para fazer o amostrador-padrão penetrar 300 mm, após uma cravação inicial de 150 mm.

A sequência correta é

a) V - F - F - V.
b) V - V - F - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - V - F.
e) V - F - F - F.
2 -

Numere os parênteses, associando os ensaios e equipamentos apresentados na coluna à esquerda aos usos destacados na coluna à direita.

A sequência correta é

a) 2-1-4.
b) 1-2-3.
c) 2-1-3.
d) 1-2-4.
e) 4-2-3.
3 -

Para a escolha do solo a ser utilizado em um aterro qualquer, é fundamental o conhecimento do Índice de Plasticidade (I P). Em cinco jazidas de solo localizadas no estado do RS, foram extraídas amostras e realizados ensaios para obtenção do limite de liquidez (LL) e do limite de plasticidade (LP).

Com base nos resultados obtidos, assinale a alternativa em que o solo apresenta o maior valor de IP.

a)

L L 25%, LP 25%.

b)

L L 30%, LP 10%.

c)

L L 50%, LP 20%.

d)

L L 20%, LP 50%.

e)

L L 10%, LP 30%.

4 -

Com relação à permeabilidade dos solos, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa.

( ) O permeâmetro de carga constante é utilizado para realizar ensaios de permeabilidade em solos grossos, considerados permeáveis.

( ) O permeâmetro de carga variável é utilizado para realizar ensaio de permeabilidade em solos grossos, considerados permeáveis.

( ) Um solo com coeficiente de permeabilidade K=10-3m/s é considerado permeável.

( ) A capilaridade é maior em solos arenosos e menor em solos argilosos.

A sequência correta é

a)

F-V-V-V.

b)

F-V-F-F.

c)

V-F-F-V.

d)

V-F-F-F.

e)

V-F-V-F.

5 -

O Sistema de Classificação Unificado é amplamente utilizado para a seleção preliminar de jazidas de solos.

Considerando a nomenclatura padronizada deste sistema de classificação, associe a nomenclatura dos solos apresentadas na coluna à esquerda às siglas apresentadas na coluna à direita.

A sequência correta é

a) 2-3-4.
b) 3-4-1.
c) 1-2-4.
d) 1-2-3.
e) 3-1-2.
6 -

Com relação ao projeto de fundações superficiais, associe a nomenclatura apresentada na coluna à esquerda às descrições apresentadas na coluna à direita.

A sequência correta é

a) 1-3-4.
b) 2-3-4.
c) 1-2-3.
d) 3-1-4.
e) 2-4-3.
7 -

Com relação ao projeto de fundações profundas, associe as nomenclaturas apresentadas na coluna à esquerda às descrições mostradas na coluna à direita.

A sequência correta é

a) 3-2-4.
b) 3-1-4.
c) 3-4-2.
d) 4-2-3.
e) 4-1-3.
8 -

______________________ocorre quando o recalque do solo é maior que o recalque da estaca. Esse fenômeno ocorre no caso do solo estar em processo de ______________ , provocado pelo seu peso próprio, por sobrecargas lançadas na superfície, por rebaixamento do lençol freático, etc.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

a) Ruptura da estaca - adensamento
b) Creep - envelhecimento
c) Atrito negativo - adensamento
d) Efeito Tschebotarioff - cisalhamento
e) Ruptura da estaca - cisalhamento
9 -

Com relação ao projeto geométrico de uma rodovia, as linhas representadas no plano vertical, que possuem a finalidade de substituir as irregularidades naturais do terreno, formando um perfil constituído por um conjunto de retas, concordadas por curvas, que, no caso de um projeto rodoviário, corresponderão ao nível atribuído à estrada, denominam-se

a) perfil longitudinal.
b) talude.
c) greide da estrada.
d) curva de transição.
e) perfil transversal.
10 -

As misturas asfálticas a quente podem ser subdivididas pela graduação dos agregados e fíler. Considere as descrições dos três tipos mais usuais de misturas asfálticas a quente.

Graduação_______________: curva granulométrica contínua e bem graduada deforma a proporcionar um esqueleto mineral com poucos vazios, visto que os agregados de dimensões menores preenchem os vazios dos maiores. Exemplo: concreto asfáltico (CA).

Graduação_______________: curva granulométrica uniforme com agregados quase exclusivamente de um mesmo tamanho, de forma a proporcionar um esqueleto mineral com muitos vazios interconectados, com insuficiência de material fino (menor que 0,075 mm) para preencher os vazios entre as partículas maiores, com o objetivo de tornar a mistura com elevado volume de vazios com are, portanto, drenante, possibilitando a percolação de água no interior da mistura asfáltica. Exemplo: mistura asfáltica drenante, conhecida no Brasil por camada porosa de atrito (CPA).

Graduação_______________ : curva granulométrica com proporcionamento dos grãos de maiores dimensões em quantidade dominante em relação aos grãos de dimensões intermediárias, completados por certa quantidade de finos, com o objetivo de tornar o esqueleto mineral mais resistente à deformação permanente com maior número de contatos entre os agregados graúdos. Exemplo: matriz pétrea asfáltica (stone matrix asphalt - SMA).

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

a) aberta - densa - descontínua
b) descontínua - densa - aberta
c) descontínua - aberta - densa
d) densa - aberta - descontínua
e) densa - descontínua - aberta

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.