ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Osvaldo Cruz - SP (Prefeitura Municipal de Osvaldo Cruz) - Terapeuta Ocupacional - EXCELÊNCIA (Instituto Excelência) - 2017

Legislação Estadual
1 -

A Constituição Estadual de São Paulo dispõe acerca das atribuições do Poder Legislativo. De acordo com o artigo 19 da lei, compete à Assembleia Legislativa, com a sanção do Governador, dispor sobre todas as matérias de competência do Estado, ressalvadas as especificadas no artigo 20, e especialmente sobre os seguintes assuntos, EXCETO:

a) autorização para cessão ou para concessão de uso de bens imóveis do Estado para particulares, dispensado o consentimento nos casos de permissão e autorização de uso, outorgada a título precário, para atendimento de sua destinação específica;
b) sistema tributário nacional, instituição de impostos, taxas, contribuições de melhoria e contribuição social;
c) organização administrativa, judiciária, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Procuradoria Geral do Estado;
d) Nenhuma das alternativas.
2 -

A Constituição Estadual de São Paulo dispõe acerca dos Servidores Públicos Civis. De acordo com a lei supra, artigo 136, assinale a alternativa CORRETA:

a) Os servidores públicos estaduais são estáveis após dois anos de efetivo exercício;
b) O servidor será aposentado compulsoriamente aos trinta e cinco anos de serviço, se homem, e aos trinta, se mulher, com proventos integrais;
c) O servidor público civil demitido por ato administrativo, se absolvido pela Justiça, na ação referente ao ato que deu causa à demissão, será reintegrado ao serviço público, com todos os direitos adquiridos.
d) Nenhuma das alternativas.
Direito Constitucional
3 -

A Constituição Federal em seu Capítulo VII dispõe acerca da Administração Pública. O artigo 37 estabelece que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. De acordo com o artigo 37, assinale a alternativa CORRETA:

a)

os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis somente aos brasileiros.

b)

não haverá casos de contratação por tempo determinado;

c)

a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;

d)

Nenhuma das alternativas.

4 -

De acordo com a Constituição Federal do Brasil, marque a alternativa INCORRETA:

a) A assistência social será prestada somente aos que contribuírem com a seguridade social e tem por objetivos: I - a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; II - o amparo às crianças e adolescentes carentes; III - a promoção da integração ao mercado de trabalho; IV - a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária; V - a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei. (Artigo 203)
b) As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo; II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; III - participação da comunidade. ( Artigo 198)
c) A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: I - universalidade da cobertura e do atendimento; II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais; III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços; IV - irredutibilidade do valor dos benefícios; V - equidade na forma de participação no custeio; VI - diversidade da base de financiamento; VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. ( Artigo 194)
d) Nenhuma das alternativas.
Língua Portuguesa

Texto I

5 -

De acordo com o texto A turba do “pega e lincha” de Calligaris, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Calligaris utiliza o termo turba para referir-se a multidão desordenada, constituída por pessoas que vêm de longe, gritam, xingam, ameaçam, cercam a residência dos supostos criminosos, dos avós da criança e as delegacias.
b) Calligaris busca compreender no texto o que motiva a truculência das multidões.
c) Calligaris mostra em seu texto que a turba do ‘pega e lincha’ representa o desejo de justiça que está implícito em todos nós.
d) Nenhuma das alternativas.

Texto II

6 -

Assinale a alternativa em que o termo (ou expressão) em destaque está em sentido conotativo:

a)

Em parte, a irritação que sinto ao contemplar a turma do 'pega e lincha' tem a ver com isto: eles se agitam para me levar na dança com eles, e eu não quero ir.

b)

Os americanos de pequena classe média que, no Sul dos Estados Unidos, no século XIX e no começo do século XX, saíam para linchar negros procuravam só uma certeza: a de eles mesmos não serem negros, ou seja, a certeza de sua diferença social.

c)

(...) apesar de estatutos e leis, as crianças podem ser e continuam sendo vítimas dos adultos."

d)

(...) a vontade exasperada de afirmar sua diferença é própria de quem se sente ameaçado pela similaridade do outro.

7 -

Analise os excertos e assinale aquele em que a palavra em destaque é considerada conjunção adversativa:

a)

No caso, os membros da turba gritam sua indignação porque precisam muito proclamar que aquilo não é com eles

b)

A turba do 'pega e lincha' representa, sim, alguma coisa que está em todos nós, mas não que é um anseio de justiça.

c)

(...) 'nós', que não matamos Isabella; 'nós', que somos diferentes dos assassinos; 'nós', que, portanto, vamos linchar os 'culpados'.

d)

(...) própria necessidade enlouquecida de se diferenciar dos assassinos presumidos aponta essa turma como representante legítima da brutalidade com a qual, apesar de estatutos e leis, as crianças podem ser e continuam sendo vítimas dos adultos."

8 -

O texto de Calligaris pode ser enquadrado em qual tipologia textual? Assinale a alternativa correspondente:

a) Dissertação
b) Exposição
c) Narração
d) Descrição
9 -

Analise as frases e assinale a alternativa correta na qual o verbo em destaque corresponda a sua classificação.

I) “[...] Pelo que sinto e pelo que ouço ao redor de mim…" (Presente do Indicativo).

II) “(...) sacudiram seu bebê para que parasse de chorar…" (Pretérito Imperfeito do Subjuntivo).

III) “Gritam seu ódio na nossa frente para que, todos juntos, constituamos um grande sujeito coletivo que eles representariam…" (Presente do Indicativo).

IV) “(...) queriam, sobretudo, afirmar sua diferença." (Pretérito Imperfeito do Indicativo).

a) I - II - III estão corretos.
b) I - III - IV estão corretos.
c) III - está incorreto
d) Todas as alternativas estão corretas.
Legislação Municipal
10 -

A Lei nº 2.057, de 11 de julho de 1997, dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Osvaldo Cruz- São Paulo e dá outras providencias, sobre o artigo 72, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Nenhum funcionário poderá faltar ao serviço sem causa justificada.
b) Considera-se causa justificada o fato que, por sua natureza ou circunstância, principalmente pela consequência no âmbito da família, possa constituir escusa do não comparecimento.
c) É dever do funcionário além dos que lhe cabem em virtude do desempenho de seu cargo e dos que decorrem, em geral, de sua condição de servidor público: cumprir as determinações superiores, inclusive quando forem manifestamente ilegais;
d) Nenhuma das alternativas.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.