ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Iporã do Oeste - SC (Prefeitura Municipal de Iporã do Oeste) - Enfermeiro - AMEOSC (Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina) - 2017

Enfermagem
1 -

“______________________ é resgatar o respeito à vida humana, levando-se em conta as circunstâncias sociais, éticas, educacionais e psíquicas presentes em todo relacionamento humano. Fundamenta-se na verdadeira essência do ser humano, abrangendo mais que relações de atenção, pois engloba a percepção do outro, atitudes e responsabilidades, bem como envolvimento “afetivo" nas relações interpessoais estabelecidas."

Completa corretamente a lacuna do texto a alternativa:

a) Acolher.
b) Integralidade.
c) Equidade.
d) Humanização.
2 -

Quanto aos valores da profissão de enfermagem, o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE), no capítulo I, artigo 3º norteia a prática profissional para o respeito à vida, a dignidade e os direitos da pessoa humana, em todo seu ciclo vital, sem discriminação de qualquer natureza, estabelecendo a:

a) Responsabilização pela promoção do ser humano nas múltiplas dimensões.
b) Relação no sentido de desenvolver habilidades para saber ouvir com ciência e paciência as falas e os silêncios.
c) Formação humana dos sujeitos que integram as instituições, além do reconhecimento dos limites profissionais.
d) Valorização da dimensão humana e a consideração para com os sentimentos presentes nas relações de trabalho.
3 -

Considere os itens a seguir sobre o CEPE:

Discorrem sobre direitos profissionais os itens apresentados em:

a) X e Y, apenas.
b) Y e W, apenas.
c) W e Z, apenas.
d) Z e X, apenas.
4 -

Sobre os dados e informações que alimentam o Sistema de Vigilância Epidemiológica, é correto afirmar sobre os dados demográficos, socioeconômicos e ambientais:

a) São obtidos através das declarações de óbitos, processadas pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade. Mesmo considerando o sub-registro, que é significativo em algumas regiões do país, e a necessidade de um correto preenchimento das declarações, trata-se de um dado que assume importância capital entre os indicadores de saúde. Esse sistema está sendo descentralizado, objetivando o uso imediato dos dados pelo nível local de saúde.
b) Podem ser obtidos mediante a notificação de casos e surtos, de produção de serviços ambulatoriais e hospitalares, de investigação epidemiológica, de busca ativa de casos, de estudos amostrais e de inquéritos, entre outras formas.
c) Permitem quantificar a população e gerar informações sobre suas condições de vida: número de habitantes e características de sua distribuição, condições de saneamento, climáticas, ecológicas, habitacionais e culturais.
d) Possibilita a constatação de qualquer indício de elevação do número de casos de uma patologia, ou a introdução de outras doenças não incidentes no local e, consequentemente, o diagnóstico de uma situação epidêmica inicial, para a adoção imediata das medidas de controle. Em geral, deve-se notificar esses fatos aos níveis superiores do sistema, para que sejam alertadas as áreas vizinhas e/ou para solicitar colaboração, quando necessário.
5 -

“Referente à disponibilidade de instrumentos específicos de prevenção e controle, permitindo a atuação concreta e efetiva dos serviços de saúde com relação a indivíduos ou coletividades."

Com relação aos critérios aplicados pela Vigilância Epidemiológica no processo de seleção para notificação de doenças, o texto discorre sobre qual deles?

a) Magnitude.
b) Potencial de disseminação.
c) Transcendência.
d) Vulnerabilidade.
6 -

De acordo com o Ministério da Saúde, para investigação de intoxicações por chumbo a coleta de sangue deve ser:

a) 8 ml de sangue total em tubo de EDTA e isento de coágulo.
b) 8 ml de sangue total em tubo de Citrato de Cálcio e isento de coágulo.
c) 8 ml de sangue total heparinizado e isento de coágulo.
d) 8 ml de sangue total em tubo seco.
7 -

Considere a tabela a seguir sobre a classificação do aleitamento materno segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:

a) 1 – Z; 2 – X; 3 – Y.
b) 1 – Z; 2 – Y; 3 – X.
c) 1 – Y; 2 – X; 3 – Z.
d) 1 – Y; 2 – Z; 3 – X.
8 -

Responda verdadeiro “V" ou falso “F" com relação às características do leite materno e assinale a alternativa que traz a sequência correta:

(__) A concentração de carboidratos no leite aumenta no decorrer de uma mamada. Assim, o leite do final da mamada (chamado leite posterior) é mais rico em energia (calorias) e sacia melhor a criança, daí a importância de a criança esvaziar bem a mama.

(__) O leite humano possui numerosos fatores imunológicos que protegem a criança contra infecções. A IgA secretória é o principal anticorpo, atuando contra microrganismos presentes nas superfícies mucosas.

(__) O leite materno contém outros fatores de proteção, tais como anticorpos IgM e IgG, macrófagos, neutrófilos, linfócitos B e T, lactoferrina, lisosima e fator bífido. Esse favorece o crescimento do Lactobacilus bifidus, uma bactéria não patogênica que acidifica as fezes, dificultando a instalação de bactérias que causam diarreia, tais como Shigella, Salmonella e Escherichia coli.

a) V – V – F.
b) V – F – F.
c) F – V – V.
d) F – F – V.
9 -

Para uma gestante com náuseas o enfermeiro atribuiu na Unidade Básica de Saúde, o diagnóstico de enfermagem “Sensação subjetiva desagradável caracterizada por salivação aumentada”. Com relação às intervenções propostas para esse diagnóstico, é INCORRETO afirmar:

a) Orientar quanto aos intervalos de uma refeição e outra, não ultrapassando três horas sem ingestão de alimentos.
b) Orientar a ingestão de 2000 ml de líquido nas 24h.
c) Encaminhar ao nutricionista em caso de agravo do quadro.
d) Orientar quanto à correção da postura ao sentar-se e ao andar.
10 -

O diagnóstico de enfermagem “Alteração na pigmentação da pele, relacionada a mudanças hormonais, caracterizada por manchas escuras na face” pode ser atribuído a gestante por qual dos achados no exame físico a seguir:

a) Fraqueza e desmaio.
b) Cloasmas.
c) Constipação intestinal e flatulências.
d) Ansiedade e insônia.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.