ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Docente - Física - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2017

Física (ENADE)
1 -

O atomismo surgiu na Grécia antiga como uma tese metafísica, estabelecendo proposições sobre a natureza final da realidade material por meio de argumentos filosóficos. No século XVII, as versões do atomismo desenvolvidas pelos filósofos mecânicos compartilhavam a mesma característica. Em contraste, na ciência moderna, o modelo do átomo é subsidiado por modelos teóricos e resultados experimentais, não por argumentos filosóficos.

Considerando alguns modelos atômicos, avalie as afirmações a seguir.

I. A descoberta do elétron pelo físico J. J. Thomson contribuiu para se diminuir a crença na instabilidade do átomo e, consequentemente, para se construir um modelo atômico com a participação de elétrons.

II. O conceito de núcleo atômico, aceito atualmente, foi estabelecido pelo próprio físico J. J. Thomson, com seu modelo conhecido popularmente como "pudim de passas".

III. A interpretação dos resultados dos experimentos de E. Rutherford levou à proposição de um modelo atômico incompatível com as leis da Física clássica do final do século XIX.

IV. Os estudos de N. Bohr sobre espectros de emissão embasaram a proposição de um modelo para o átomo no qual elétrons e prótons se encontram uniformemente distribuídos em simetria esférica.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I,II e IV.
e) II, III e IV.
2 -

No instante t =0, um corpo que se desloca em uma trajetória retilínea passa pela posição x = 1 m com uma velocidade de 10 m/ s no sentido positivo do eixo x. A aceleração do corpo (a, em m/s2 )varia com o tempo (t, em segundos) de acordo com a relação a = 2t- 1. Considerando a situação descrita, avalie as afirmações a seguir.

I. A velocidade do corpo, para o intervalo de t = 0 a t = 10 s, é descrita pela curva mostrada no gráfico a seguir.

II. A função horária do movimento do corpo é dada por

III. Em nenhum momento do movimento, o corpo inverteu o sentido de sua trajetória.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
3 -

Uma professora de Física sugeriu o seguinte aparato experimental aos seus estudantes em uma aula de mecânica: em um plano inclinado com um ângulo de elevação de 45° com a horizontal, os alunos deveriam abandonar, a uma altura de 0,5 m do solo, simultaneamente, duas latinhas cilíndricas, de mesmo raio e mesma massa, de forma que pudessem girar em torno do seu eixo enquanto descessem pelo plano sem deslizar. Depois de alguns experimentos, os alunos concluíram que as latinhas atingiram a base do plano em tempos diferentes.

Considerando o experimento apresentado, assinale a opção correta.

a) As latinhas possuem o mesmo valor de momento de inércia.
b) A latinha de maior momento de inércia chega por último à base do plano.
c) A latinha de menor momento de inércia tem maior energia cinética de translação e rotação.
d) As latinhas não atingem a base do plano simultaneamente porque têm diferentes valores de energia potencial gravitacional.
e) As latinhas, quando descem o plano inclinado, têm a energia potencial gravitacional transformada integralmente em energia cinética de rotação.
4 -

Uma fábrica possui uma máquina térmica que opera a 3 000 ciclos por minuto, executando ciclos de Carnot, um dos quais é apresentado na figura a seguir. O trabalho dessa máquina térmica é utilizado para elevar verticalmente uma carga de 2 000 kg com velocidade constante de 5,00 m/s. Considere a aceleração da gravidade igual a 10,0 m/s2.

Na situação descrita, qual a variação da entropia no processo AB?

a) 13,33 J/K
b) 10,33 J/K
c) 9,67 J/K
d) 6,67 J/K
e) 3,33 J/K
5 -

A partir da Segunda Lei da Termodinâmica, afirma-se que, apesar da energia do universo ser constante, a possibilidade de obtenção de energia útil diminui à medida que ele evolui. Isso significa que a entropia do Universo, enquanto sistema isolado, aumenta, levando-o para um estado de crescente desordem.

A respeito da degradação da energia, é correto afirmar que

a)

a energia do universo é degradada devido à conversão de energia térmica em trabalho ou energia útil.

b)

o equilíbrio térmico do universo corresponde ao momento em que a energia útil se iguala à energia térmica.

c)

as transformações naturais de energia acarretam aumento da entropia do universo em razão das reversibilidades desses processos.

d)

o estado de desordem do universo se caracteriza pelo princípio de conservação da energia, em que parte da energia é convertida em trabalho útil.

e)

a entropia do universo aumenta devido à tendência de todas as formas de energia se converterem espontânea e integralmente em energia térmica.

6 -

Um eletroímã pode ser construído enrolando-se um fio de cobre esmaltado ao redor de um cilindro de ferro, conforme a figura a seguir.

As extremidades do fio de cobre, devidamente raspadas, são ligadas uma em cada polo de uma associação de pilhas em série. Clipes espalhados sobre uma superfície são atraídos pelo dispositivo, que se comporta analogamente a um ímã. A intensidade do campo magnético gerado pelo dispositivo pode variar pela substituição do cilindro de ferro por outros materiais de diferentes permeabilidades magnéticas, como o cobre (material diamagnético).

A partir das informações do texto, avalie as afirmações a seguir.

I. Se as pilhas estiverem ligadas em paralelo, então a intensidade do campo magnético produzido pelo eletroímã será maior do que se estiverem associadas em série.

II. Se o número de voltas (espiras) de fio de cobre for duplicado e o distanciamento entre as espiras também for duplicado, sem se sobreporem, então o campo magnético resultante permanecerá inalterado.

III. Se o cilindro for de cobre, seus domínios magnéticos serão alinhados em oposição ao campo magnético produzido no dispositivo, resultando em um campo magnético de maior intensidade.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I,II e III.
7 -

Os circuitos RLC têm muitas aplicações práticas. Nos circuitos sintonizadores de rádios, por exemplo, a antena capta os sinais alternados de várias rádios, em frequências diferentes, e o circuito ressonante seleciona apenas a faixa de frequência correspondente à emissora desejada. O comportamento ressonante está relacionado ao sinal das reatâncias X L= ω.L e na condição XL = Xc .

No circuito mostrado na figura a seguir, a sintonia é feita por meio do capacitor de capacitância variável C.

Considerando as condições do circuito apresentado, para sintonizar uma estação de rádio que opera na frequência de 1000kHz, é correto afirmar que

a)

as correntes elétricas que percorrem os ramos do capacitor e da bobina devem estar em fase e apresentar magnitudes iguais.

b)

a energia armazenada no campo magnético da bobina deve ser transferida para o capacitor.

c)

o valor da capacitância de C deve ser aproximadamente igual a 12,7 pF.

d)

os valores das reatâncias X L e Xc devem ser aproximadamente iguais a 251 kΩ.

e)

quanto maior o valor da resistência R, maior será a seletividade de frequências do circuito.

8 -

A profundidade do coração (distância entre os dois lados do órgão) pode ser estimada a partir da imagem dos resultados de um ecocardiograma estático, como o da figura a seguir, em que o tempo é registrado desde o momento quando o pulso deixa o transmissor até retornar ao detector.

O ecocardiograma mostrado foi obtido com ondas de ultrassom à velocidade de 1 500 m/s, que refletiram nos dois la dos do coração e de pois em um osso. Nesse contexto, qual a profundidade do coração?

a) 21,0 cm
b) 15,0 cm
c) 12,0 cm
d) 7,5 cm
e) 4,5 cm
9 -

As ondas estacionárias são um tipo especial de interferência e desempenham importante papel em fenômenos como, por exemplo, a produção de notas musicais em um tubo de órgão e a emissão de luz pelos átomos. Elas são formadas pela combinação de duas ondas senoidais de mesma frequência, amplitude e comprimento de onda, mas que se propagam em sentidos opostos.

Nesse contexto, considere duas ondas que se propagam em sentidos opostos e produzem uma onda estacionária, cujas funções individuais são:

em que x e y são medidos em centímetros e tem segundos.

Com base no exposto, avalie as afirmações a seguir.

I. O comprimento de onda das ondas que se propagam vale

II. A posição dos antinodos, considerando uma das extremidades da onda em x= 0, pode ser expressa por

III. A posição dos nodos, considerando uma das extremidades da onda em x = 0, pode ser expressa por

IV. A expressão para a onda estacionária resultante pode ser expressa como

É correto apenas o que se afirma em

a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
10 -

Qual das imagens a seguir representa o que uma pessoa vê, usando óculos 30 como os descritos no texto, ao se olhar no espelho com um olho fechado e o outro olho aberto?

a)

b)

c)

d)

e)

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.