ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Roteiro - AL (Prefeitura Municipal de Roteiro) - Psicólogo - COPEVE-UFAL (Comissão Permanente do Vestibular - Universidade Federal de Alagoas) - 2017

Psicologia
1 -

As pioneiras e originais postulações psicanalíticas acerca dos sonhos continuam válidas em certos aspectos; no entanto, elas vêm sofrendo profundas transformações, sobretudo no que se refere às suas funções e, consequentemente, também, na técnica da prática psicanalítica. Levando em consideração as contribuições de Sigmund Freud, fundador da Psicanálise, e dos demais autores psicanalíticos, podemos consignar as seguintes funções que os sonhos podem desempenhar:

I. como um meio de descarga pulsional;

II. como um recurso de realização;

III. com uma função traumatofílica;

IV. com funções adaptativas e de integração do ego.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

a)

II, apenas.

b)

I e IV, apenas.

c)

III e IV, apenas.

d)

I, II e III, apenas.

e)

I, II, III e IV.

2 -

Com base no Teste de Apercepção Temática (TAT), assinale a alternativa correta.

a)

A aplicação do TAT consiste na apresentação de cartões ao indivíduo, acompanhado da solicitação, por parte do examinador, para que conte histórias sobre o que é apresentado em cada um deles.

b)

Dentre os cartões que compõem o material do TAT, há um em branco, o qual deve ser o primeiro cartão a ser apresentado na aplicação do teste.

c)

O TAT é uma técnica projetiva de construção de histórias e deve ser aplicado junto ao público infantil.

d)

O TAT é considerado um teste projetivo que consiste na elaboração de desenhos.

e)

O material do TAT é constituído por um total de 28 cartões impressos.

3 -

No início da sua carreira, Karen Horney (1885-1952) expressou a sua discordância das teorias freudianas sobre as mulheres e começou a trabalhar na sua versão de psicologia feminina em 1922. Horney criticou particularmente o conceito freudiano de inveja do pênis, que para ela era derivado de provas inadequadas, e contra-atacou esse conceito argumentando que os homens invejavam a capacidade da maternidade. Horney denominou esse conceito de

a)

complexo de infertilidade.

b)

complexo de frigidez.

c)

inveja da vagina.

d)

inveja do parto.

e)

inveja do útero.

4 -

Durante muitos anos houve uma controvérsia sobre se o autismo era um transtorno separado ou apenas um caso de esquizofrenia na infância. No entanto, atualmente, concorda-se que, em geral, o autismo infantil e a esquizofrenia na infância são transtornos separados. Dadas as afirmativas sobre uma variedade de fatores que distinguem o autismo infantil da esquizofrenia na infância,

I. As crianças com autismo raramente têm uma história familiar de esquizofrenia, mas as pessoas com esquizofrenia frequentemente têm uma história familiar dessa doença.

II. As crianças com autismo frequentemente apresentam uma falta de desenvolvimento intelectual, mas esse não é o caso de crianças que sofrem de esquizofrenia.

III. As crianças com autismo têm fala limitada, enquanto as crianças com esquizofrenia têm habilidade de fala normal.

IV. O autismo fica aparente quase ao nascimento, enquanto a esquizofrenia desenvolve-se posteriormente.

verifica-se que está(ão) correta(s)

a)

I, II, III e IV.

b)

II, III e IV, apenas.

c)

I e IV, apenas.

d)

I e II, apenas.

e)

III, apenas.

5 -

O processo diagnóstico é a forma resultante de determinada organização e estruturação dos elementos de um estudo de caso, realizado segundo uma certa concepção diagnóstica. Expressa-se na sequência de fases e nos passos que se dão para a consecução dos objetivos diagnósticos. Segundo a estruturação que lhe é dada, um processo diagnóstico pode ser classificado em conformidade com os tipos existentes. Dados os principais tipos, de acordo com Maher (1974),

I. Processo psicométrico, processo comportamental e processo clínico.

II. Processo psicanalítico e processo baseado no modelo médico.

III. Processo compreensivo e processo psicanalítico.

IV. Processo psicométrico e processo compreensivo.

verifica-se que está(ão) correto(s)

a)

I, apenas.

b)

I e II, apenas.

c)

III e IV, apenas.

d)

II, III e IV, apenas.

e)

I, II, III e IV.

6 -

Como devem agir os administradores escolares diante das situações de violência presente no cotidiano das escolas?

a) Disciplinar e desenvolver métodos de identificação e de exclusão de sujeitos não violentos no âmbito escolar.
b) Propor mudanças de significados de conceitos de violência, de abusos e de negligência para efetivar políticas públicas.
c) Realizar serviços de segurança especializada e de investigação interna intensa para controlar e monitorar pessoas.
d) Alterar os Programas Pedagógicos com intuito de administrar as questões de violência com atendimento clínico do psicólogo.
e) Envolver todos os atores (estudantes, professores, equipe técnica, pais e comunidade) na análise de fatores desencadeadores e estimular a capacidade de resiliência.
7 -

No processo psicoterápico, a primeira entrevista tem como função estabelecer o diagnóstico do paciente. Entretanto, é importante destacar que essa entrevista não tem como único objetivo cumprir funções diagnósticas e de fixação de um contrato, mas que desempenhará, também, um papel terapêutico. Nesse sentido, a primeira entrevista tem como objetivo estabelecer o diagnóstico do paciente nos seguintes planos fundamentais:

I. clínico e psicodinâmico;

II. das condições para a remuneração do terapeuta;

III. das motivações e das aptidões para a psicoterapia;

IV. das condições de vida.

Dos itens, verifica-se está(ão) correto(s) apenas

a) I, III e IV.
b) I, II e IV.
c) II e IV.
d) II e III.
e) I e III.
8 -

Os estados de ansiedade diferem dos transtornos fóbicos no sentido em que, nos estados de ansiedade, a resposta emocional é difusa e não relacionada a qualquer situação ou estímulo particulares. Nesses transtornos, segundo David Holmes (1997), a ansiedade é

a) dissonante.
b) dissociativa.
c) livremente flutuante.
d) livremente associada.
e) emocionalmente dissociada.
9 -

O Teste do Desenho da Casa-Árvore-Pessoa (HTP), técnica projetiva gráfica publicada originalmente em 1948 (BUCK, 2003), é muito usado nas diversas áreas da Psicologia. Sobre o HTP, assinale a alternativa correta.

a) Buck (1948/2003) recomenda aplicação do HTP com crianças a partir de 4 anos de idade.
b) O HTP propõe a realização de três desenhos sequenciais, os quais devem ser feitos todos na mesma folha, utilizando lápis e borracha (BUCK, 2003).
c) No teste de Buck (1948/2003), o sujeito deve desenhar primeiro uma árvore, depois uma figura humana e por último uma casa, representando o lugar que ele ocupa no mundo.
d) O Manual Prático de Avaliação do HTP (Casa-Árvore-Pessoa) e Família, elaborado por Maria Florentina N. Godinho Retondo (2000) e publicado pela editora Casa do Psicólogo, teve parecer favorável em 2003 pelo Conselho Federal de Psicologia.
e) Para Buck (1948/2003), o HTP tem larga utilidade na clínica psicológica por permitir a projeção de aspectos mais regredidos do ego no desenho da casa, sua estrutura no desenho da árvore e aspectos mais atuais e de relacionamento no desenho da figura humana.
10 -

Dadas as afirmativas sobre a teoria do amadurecimento emocional de Donald W. Winnicott,

I. No estágio da dependência absoluta, a mãe deve agir, para o atendimento das necessidades do bebê, por meio de três tarefas exercidas simultaneamente; são elas: apresentação de objetos, holding e handling.

II. Winnicott desenvolveu sua teoria do desenvolvimento, focalizando, exclusivamente, a importância da função materna no processo de amadurecimento do indivíduo.

III. Winnicott define a Preocupação Materna Primária como um estado em que a mãe se preocupa de maneira exagerada com o desenvolvimento do seu filho e esse estado somente cessa quando o indivíduo se torna independente da mãe.

verifica-se que está(ão) correta(s)

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.