ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Professor - Português - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2017

Letras (ENADE)
1 -

A noção de nível para Émile Benveniste revela-se fundamental para os procedimentos de análise linguística, pois, segundo o autor, só o nível pode dar conta "da natureza articulada da linguagem".

Tendo por base a noção de níveis de análise linguística e considerando a arquitetura sintática que compõe o enunciado "Os alunos assistiram ao acidente na calçada", avalie as afirmações a seguir.

I. A ambiguidade presente na estrutura sintática do enunciado deve-se ao fato de ser possível interpretar o enunciado de duas formas: 1.o acidente ocorreu na calçada e os alunos assistiram a ele de outro local; e 2.os alunos estavam na calçada e assistiram ao acidente que ocorria em outro lugar.

II. Tratando-se da linguagem coloquial, ao se suprimir a preposição que rege o complemento do verbo "assistir" (originalmente, com a acepção de presenciar, ver), muda-se o nível sintático do enunciado, mas não se altera a semântica projetada pela língua.

III. Assim como em "João pediu a José para sair", ocorre, no enunciado em questão, ambiguidade no nível lexical, já que a significação emerge das possibilidades interpretativas que os elementos léxicos implicam.

IV. Conforme a tradição gramatical, a regência do verbo "assistir" (acepção de presenciar, ver) é a mesma do verbo "aspirar" (acepção de desejar); ambos admitem, também, o emprego transitivo direto, havendo alteração no nível sintático em função da semântica projetada pela língua.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e III.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.
2 -

O texto exemplifica a variedade linguística

a) diatópica (geográfica).
b) diacrônica (de tempo).
c) diafásica (formal/informal).
d) diamésica (modalidade oral/escrita).
e) diastrática (camada social/profissional).
3 -

A partir dos poemas apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. O texto 1, por sublinhar o fingimento poético como artifício estético, coloca em xeque o texto 2 como possibilidade de leitura da heteronímia pessoana.

II. O texto 2 pode ser lido como teorização poética do processo heteronímico em Fernando Pessoa.

III. Como metapoemas, ambos os textos sugerem possibilidades de grafias/escritas de si, tanto do sujeito autor quanto do eu-lírico.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
4 -

A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O insólito é uma das características estéticas da literatura fantástica.

II. No Brasil, a literatura fantástica é uma das vertentes do Modernismo.

III. A obra de Murilo Rubião recebe influência direta da literatura fantástica de escritores latino-americanos.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
5 -

A partir dos textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. A substituição atual e gradativa do uso do pronome pessoal de primeira pessoa do plural "nós" pela expressão "a gente" exemplifica-o que Jakobson denomina fato sincrônico e dinâmico.

II. A perspectiva saussureana filia-se a um trabalho linguístico de ordem diacrônica, ou seja, descreve a língua por meio da observação dos aspectos históricos de variação e mudança.

III. Um exemplo de fato diacrônico e estático é a existência permanente de três conjugações verbais no português.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
6 -


Ao estabelecer relações intersemióticas com os procedimentos composicionais dos pintores Joan Miró e Piet Mondrian, o poeta

a) valoriza a imposição de constantes desafios ao ato de criação, em um gesto de recusa à improvisação artística.
b) defende o predomínio da inspiração sobre a técnica, no intuito de desvincular a criação artística do controle racional.
c) nega o papel da disciplina no ato da composição artística, com o propósito de resgatar a origem libertária da obra de arte.
d) enaltece a importância da sabedoria e da humildade no trabalho artístico, em um elogio à resignação diante da insatisfação.
e) relaciona a inabilidade artística ao desenvolvimento de uma técnica pictórica singular, em vista de contrapor a originalidade à imitação.
7 -


Com base nos textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. O texto 1 considera crioulas a identidade e a cultura presentes nas ilhas que compõem o arquipélago de Cabo Verde, e sublinha sua natureza homogênea resultante do encontro entre europeus e africanos.

II. O texto 2 emprega recursos estruturais, tais como imagens de instrumentos e aliterações, privilegiando oclusivas e nasais bilabiais, com o intuito de evidenciar a natureza rítmica sugerida no poema.

III. O texto 3 integra uma coletânea cujo título põe em evidência tanto o clima tropical quanto o gênero musical mais representativo do patrimônio cabo-verdiano, ambos materializados na linguagem do fragmento.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
8 -

Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Na web, os diferentes níveis de publicações/respostas acessíveis, direta ou indiretamente, a quem publica o conteúdo podem ser multimodais.

PORQUE

II. As publicações/respostas, além de poderem se basear em outros textos, podem ser acrescidas de diferentes tipos de linguagens, como imagens, vídeos e áudios.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
9 -

Considerando a imagem apresentada, os sentidos estabelecidos pelo texto 1 e a reflexão provocada pelo texto 2, conclui-se que a professora

a) identifica "pechada" como um caso de estrangeirismo na fala de seu aluno, incorporado à língua portuguesa como empréstimo aceitável da língua espanhola.
b) identifica o fenômeno de variação diafásica em nível lexical, ao compreender o contexto de uso dos vocábulos "sinaleira" e "auto".
c) ignora a possibilidade de discutir o tema do preconceito linguístico com relação ao uso de variações linguísticas diatópicas.
d) evita, ao abordar as variedades linguísticas do português brasileiro, que o estudante Rodrigo sofra preconceito linguístico.
e) explica os diferentes modos de falar de seus alunos conforme a ocorrência de variações morfológicas e sintáticas na fala de Rodrigo.
10 -

Assinale a opção que apresenta dois pares legítimos de variação linguística.

a)

m[u]rcego- m[o]rcego [p]ata- [l]ata

b)

[b]ote- [p]ote d[]dal- d[ε]dal

c)

f[]liz- f[ε]Iiz p[u]mada- p[o]mada

d)

[d]oca- [t]oca lei[t]e- lei[t]e

e)

[t]ime- [t]ime [d]ata- [m]ata

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.