ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Professor - Geografia - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2017

Geografia (ENADE)
1 -

Considerando novas e velhas dinâmicas da segregação espacial nas cidades brasileiras na contemporaneidade, avalie as afirmações a seguir.

I. A segregação espacial é consequência da existência dos sistemas de segurança, que promovem a segregação dos ricos em relação aos mais pobres.

II. A segregação espacial tem relação com as diferenças de classes sociais, que resultam na fragmentação do espaço em áreas com melhores condições de infraestrutura e outras com escassez de serviços urbanos.

III. O uso dos sistemas de segurança vem permitindo que a segregação espacial possa aprofundar-se, opondo diferentes segmentos e classes sociais, tanto no centro quanto em outras áreas das cidades.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
2 -

A partir das informações expressas no gráfico, assinale a opção correta.

a) A produção agrícola brasileira reflete a desigualdade na distribuição de recursos para a agricultura familiar e a não familiar, o que resulta no menor valor bruto da produção da segunda em relação à primeira.
b) A produção agrícola familiar é responsável pela maior parte da produção dos itens que compõe a base alimentar brasileira, enquanto a agricultura não familiar é direcionada à produção de commodities.
c) A agricultura não familiar garante a alimentação da população do campo e da cidade, como decorrência de a produção ser subsidiada, em sua maior parte, pela política de crédito brasileira.
d) A agricultura familiar, devido à maior quantidade de terras e estabelecimentos rurais disponíveis para o plantio, tem garantido a alimentação da população no campo e na cidade.
e) A modernização no campo, característica da agricultura não familiar, promove a permanência dos trabalhadores na zona rural, por meio da geração de empregos em larga escala.
3 -

No que se refere às mudanças na configuração regional e territorial da União Europeia, mencionadas no texto, verifica-se que

a) a saída do Reino Unido, embora em um primeiro momento tenha trazido instabilidade, posteriormente possibilitou a reconfiguração do bloco e o seu fortalecimento, devido ao aparecimento de novas lideranças.
b) o Brexit revelou-se uma intencionalidade sem impacto na configuração territorial da União Europeia, devido à manutenção da rigidez das fronteiras no interior do bloco.
c) como o Reino Unido fazia parte da zona do euro, o retorno à libra esterlina exige readequação monetária para Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.
d) o Brexit fortaleceu a União Europeia do ponto de vista do mercado global, devido ao aumento da circulação de mercadorias e capitais.
e) a ascensão de líderes conservadores no continente europeu tem assegurado um discurso de união entre os países-membros do bloco.
4 -

Considerando a problemática apresentada e os tipos de migrantes internacionais, avalie as afirmações a seguir.

I. Acerca dos migrantes com documentação, o Estado brasileiro deve considerar a possibilidade de conceder a eles e aos membros de suas famílias tratamento regular, igual ao concedido a seus próprios nacionais, no que diz respeito aos direitos humanos fundamentais.

II. O Estado brasileiro deve implementar ações que visem à redução do número de migrantes não documentados, à prevenção do tráfico internacional de pessoas e à proteção contra a xenofobia.

III. O Estado brasileiro deve tomar medidas apropriadas para resolver conflitos, promover a paz e a reconciliação e beneficiar os refugiados e asilados, oferecendo-lhes alojamento adequado, educação, serviços de saúde e outros serviços sociais necessários.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
5 -

Acerca dos territórios e das territorialidades quilombolas no Brasil, avalie as afirmações a seguir.

I. Há diferentes orientações territoriais quilombolas, adotadas conforme condições sociopolíticas específicas, mas sempre preservando-se uma cultura negra comum.

II. Nas áreas remanescentes de quilombos, as disputas territoriais diminuem à medida que são desenvolvidas políticas de identificação de suas terras.

III. Para serem constituídos formalmente, os territórios precisam ser identificados, delimitados e demarcados, além de outras especificidades, definidas em normas públicas.

IV. Os territórios mantêm forte relação com a noção de identidade, que pode ser autoatribuída, tendo vínculo com as práticas culturais que expressam sua indissociabilidade.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.
6 -

Considerando a concepção do texto sobre o espaço geográfico, avalie as afirmações a seguir.

I. O espaço geográfico é o espaço de todos, mas a formação de redes e o seu uso são desiguais, já que os territórios com densidade técnica e infraestrutura favoráveis atraem mais investimentos, ampliando sua produtividade espacial.

II. O espaço geográfico é formado de materialidades, de objetos e de redes técnicas, mas também de ações e de políticas que atendem aos atores hegemonizados e hegemônicos de forma equitativa.

III. A natureza é apropriada de forma desigual pelos diferentes atores sociais e usada como recurso pelos atores hegemônicos, adquirindo valor de troca.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
7 -

As concepções geográficas de representações apresentam grande complexidade e estão além da fixidez e estabilidade tradicionalmente presente na cartografia oficial.

Acerca das novas perspectivas das linguagens geográficas e de seu potencial nos processos de ensino-aprendizagem, avalie as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As escalas, projeções e simbologias devem seguir padrões já estabelecidos para que não haja prejuízo na comunicação, pois, sem tais postulados, as representações e o imaginário geográficos relativos a mapas ficam comprometidos como elementos reais de compreensão do mundo.

PORQUE

II. Processos de subversão na concepção das formas e de seus significados possibilitam reconstruções das relações de poder e dominação estabelecidas no espaço, o que se estende ao modo de conceber os mapas oficiais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
8 -

Na perspectiva do texto apresentado, a Geografia Crítica adota o método

a) teorético quantitativo, defendido pelos geógrafos Christofoletti e Bertrand, fundamentado no uso de técnicas matemáticas, no desenvolvimento de teorias sistêmicas, no maior rigor na aplicação da metodologia científica, no uso de modelos e, notadamente, na abordagem crítica.
b) dialético, a partir da teoria de Marx e Engels, que se faz por meio da análise das contradições da realidade material, que é espacial e temporal, sem desconsiderar a diversidade das representações, dos autores e das ideias, bem como a busca da transformação social.
c) neopositivista, criado pelos filósofos Bertrand Russel e Ludwig Wittgenstein, que renovou os estudos da Geografia como um todo, lançando as bases para uma reflexão que buscasse conjugar tanto a sociedade quanto a natureza em uma análise mais integrada e apreender a complexidade do real por meio das novas tecnologias.
d) fenomenológico, desenvolvido pelos filósofos Sartre e Merleau-Ponty, de ampla utilização nos estudos da Geografia Crítica e que preceitua que o modo de produção da vida material condiciona-o processo da vida social e política.
e) regional, defendido pelos geógrafos Yves Lacoste e Pierre George, que, por meio do estudo das regiões ao redor do mundo, busca compreender e definir as características únicas de uma região em particular, com base na análise crítica de elementos naturais e humanos.
9 -

A economia financeira atual fez que algum as cidades se tornassem centros de poder. Elas coordenam e centralizam atividades terciárias (bancos, publicidade, consultorias etc.) e são promotoras da integração das economias nacionais com os mercados mundiais. Conhecidas como cidades globais, constituem espaços essenciais de gestão, coordenação e planejamento da economia capitalista nessa época de globalização. Na figura a seguir, pode-se observar a distribuição da rede de cidades globais.

Considerando a figura apresentada e a atual configuração das redes de cidades globais, avalie as afirmações a seguir.

I. As cidades globais localizam-se nos países centrais, pois estes são os responsáveis pela integração da economia financeira internacional, pela irradiação dos progressos tecnológicos e pela polarização dos fluxos das redes planetárias.

II. Cingapura, Cidade do México e São Paulo são consideradas cidades globais, pois são importantes centros financeiros e bancários e concentram sedes de organizações internacionais.

III. As cidades globais, independentemente do tamanho de sua população, exercem importante papel econômico-financeiro e técnico, pois são grandes prestadoras de serviços especializados e centros vitais da dinâmica capitalista atual.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
10 -

No Brasil, o grande sistema de alta pressão atmosférica, mencionado no texto, possibilita ar mais seco e facilita a ocorrência do fenômeno denominado

a) desertificação, que aumenta de maneira significativa no inverno, pois a falta de nebulosidade e a chegada da frente fria diminui intensamente as massas de ar úmidas, reduzindo as áreas agricultáveis no país.
b) inversão térmica, que, nas grandes cidades, aumenta a concentração de poluentes retidos na camada mais baixa da atmosfera, o que pode causar problemas de saúde, como alergias e doenças respiratórias.
c) ilha de calor, que eleva a capacidade de absorção de calor nas áreas urbanas, aumentando a temperatura nas áreas periféricas e diminuindo a umidade nas áreas de maior conurbação.
d) efeito estufa, que, ao provocar ondas de calor nas áreas de maior latitude, nos meses de junho a setembro, gera processo inverso nas áreas de menor latitude do Brasil, o que aumenta as chances de chuvas torrenciais.
e) El Nino, que, a partir do aquecimento do ar polar, provoca o fortalecimento das frentes secas, o que aumenta a possibilidade de um inverno com baixíssimas temperaturas e, ao mesmo tempo, a seca em grande parte do Brasil.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.