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Informações da Prova Questões por Disciplina ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Professor - Filosofia - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2017

Filosofia (ENADE)
1 -

No século XIII, quando novos textos de Aristóteles e de seus comentadores começaram a circular no Ocidente Cristão, iniciou-se uma série de debates metafísicos. De fato, nem sempre foi fácil conciliar a tradição filosófica aristotélica com a doutrina cristã. Um caso exemplar encontra-se na tese da eternidade do mundo, que foi defendida, entre outros, por Averróis (1126 - 1198), comentador de Aristóteles, e que contradiz a

a) existência da primeira causa.
b) teoria da criação a partir do nada.
c) concepção de tempo como passagem.
d) teoria do movimento para a perfeição.
e) metafísica vista como transcendência do mundo.
2 -

No texto acima, Martin Heidegger contrapõe-se à identificação da verdade com ideias e valores, de origem platônica, e defende a verdade como

a) desocultação do ser.
b) valoração do mundo.
c) objeto de representação.
d) conhecimento dos entes.
e) correção da representação.
3 -

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O atomismo de Demôcritos é uma escola de pensamento que atribui à natureza uma origem material.

PORQUE

II. Segundo Demôcritos, tudo é formado por átomos e é o acaso - e não a vontade dos deuses- que determina, tanto o movimento dos átomos quanto o ser que eles formam ao se juntarem.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
4 -

Para Aristóteles, a substância é, entre outras coisas, um

a) elemento que é sustentado por acidentes das coisas reais.
b) ente matemático que é produzido de modo imaginário.
c) atributo que está associado a outras formas de seres existentes.
d) composto que integra a realidade das coisas do mundo.
e) sujeito último que sustenta entes desprovidos de existência própria.
5 -

A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Para Hegel, os filósofos abordam a história com ideias produzi das a partir da especulação, construindo-a, por assim dizer, a priori.

PORQUE

II. Segundo Hegel, a teoria da história e a filosofia estão em conflito.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
6 -

No trecho da canção acima, Caetano Veloso relata o impacto causado em sua percepção estética pela cidade de São Paulo.

A canção ilustra uma abordagem estética que se caracteriza por considerar os padrões de gosto como

a) objetivos e relativos: dependem dos padrões culturais, que são objetivos, mas relativos a uma cultura.
b) subjetivos e relativos: dependem da relação da consciência do sujeito com seu ambiente cultural.
c) objetivos e não relativos: dependem do dom artístico, que objetivamente produz grandes obras de arte.
d) subjetivos e não relativos: dependem do sujeito, mas pode-se estabelecer padrões universais de gosto.
e) objetivos e não relativos: dependem de padrões universais de gosto, determinados pelos nossos sentidos.
7 -


Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O prazer e o deleite constituem a essência da bem-aventurança.

PORQUE

II. A bem-aventurança é uma contingência para o ser humano.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
8 -

Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A expressão "o maior número natural" tem referência.

PORQUE

II. A expressão "o maior número natural" tem sentido.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
9 -

Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Na proposição "todo homem é uma intenção da alma", "homem" está em suposição pessoal.

II. Na proposição "todo homem é mamífero", "homem" está em suposição pessoal.

III. Na proposição "todo homem tem duas sílabas", "homem" está em suposição pessoal.

IV. Na proposição "todo homem voa", "homem" está em suposição pessoal.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e III.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I,II e IV.
e) I, II e III.
10 -

Kant elabora, com sua teoria do conhecimento, uma síntese entre o racionalismo e o empirismo. À luz do trecho apresentado, o termo transcendental remete a um princípio

a) constitutivo e fundamental da experiência.
b) inato à mente dos seres humanos, que são biologicamente idênticos.
c) obtido mediante experimentação conduzida segundo o método científico.
d) inteligível da natureza, o que enseja o conhecimento das coisas em si mesmas.
e) imanente aos objetos do mundo, existente antes de o sujeito conhecer esses objetos.

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