ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Professor - História - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2017

História (ENADE)
1 -

O trecho apresentado foi publicado originalmente em 1898, na França, em um manual de História muito influente à época.

Com base nesse excerto, infere-se que os documentos

a) são equivalentes aos acontecimentos humanos, pois carregam em si os pensamentos e os atos pretéritos.
b) podem ser substituídos por traços que denotem tanto a presença humana no tempo quanto os gostos, gestos e valores do ser humano em determinado período.
c) são registros textuais, preferencialmente produzidos por organismos vinculados ao Estado, o que assegura sua autenticidade.
d) fornecem testemunho sobre uma parcela dos acontecimentos do passado sem os quais a escrita da história é impossível.
e) recuperam o passado em si, na medida em que expressam ações e ideias de homens que viveram em épocas pretéritas.
2 -

No texto acima, assinala-se a dificuldade em definir os contornos da nova ordem mundial, iniciada entre o final da década de 1980 e o início da década de 1990. Entretanto, com relação a esse período, há concordância entre os historiadores quanto ao papel central desempenhado pela(o)

a) fim dos regionalismos, com a dissolução do bloco soviético e a difusão dos planos econômicos quinquenais.
b) crescente inter-relação dos mercados globais devido à mudança de percepção do papel das fronteiras políticas.
c) Otan, em decorrência da adesão ao Pacto de Varsóvia e como resultado da conscientização da interdependência econômica.
d) decadência do regime liberal, em decorrência da consolidação das fronteiras nacionais e da crescente regulamentação do mercado.
e) universalização do padrão-ouro como resultado da internacionalização dos mercados e da concorrência entre capitais internacionais.
3 -

Considerando o texto apresentado, acerca da criação e da utilização dos etnônimos dos povos indígenas no Brasil e sua relação com o debate sobre histórias e identidades indígenas, assinale a opção correta.

a) Historiadores e antropólogos têm enfrentado dificuldades devido à maneira como os povos indígenas experimentam e fazem sua história, sobretudo no que diz respeito à tradição oral, fonte privilegiada para os estudos sobre identidades étnica e cultural na atualidade.
b) A historiografia atual tem enfatizado que a maioria dos etnônimos indígenas surgiu antes do empreendimento português na América, embora algumas identidades étnicas tenham sido alteradas por força do domínio colonial, evidenciando os limites da resistência indígena.
c) O debate historiográfico sobre povos indígenas na atualidade, centrado na problemática da "perda", tem enfatizado a adaptação e a reformulação de identidades indígenas como parte de um processo de descaracterização étnica, denunciado em favor da preservação da cultura desses povos.
d) Nas últimas décadas, o diálogo entre a história e a antropologia contribuiu para a ressignificação das noções de cultura e identidade étnica, antes percebidas como fixas e imutáveis, passando a considerá-las como resultado de processos históricos, que envolvem diferentes agentes em contextos distintos.
e) Nas últimas décadas, o debate sobre a construção da identidade indígena tem enfatizado a dificuldade de os povos indígenas preservarem tradições e culturas, evidenciada pela falta de precisão de sua etnonímia, o que provocou o debate público sobre o perigo de sua extinção étnica.
4 -

A partir do excerto de Roger Chartier e considerando as mudanças ocorridas na cultura escrita europeia com a invenção da imprensa, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Embora a invenção da imprensa por Gutemberg, no século XV, tenha transformado a forma como os livros eram produzidos, não se pode falar de ruptura, mas de mudanças e continuidades entre a cultura do manuscrito e a cultura do impresso.

PORQUE

II. Livros impressos e manuscritos mantiveram características do códex, como, por exemplo, a forma como as folhas são dobradas, o que determina o formato do livro e a sucessão dos cadernos, que, por sua vez, são montados, costurados uns aos outros e protegidos por uma encadernação.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
5 -

Sobre a descolonização do continente africano, abordada no texto apresentado, é correto afirma r que

a) o movimento pan-africanista caracterizou-se pelo consenso quanto à proposta de descolonização do continente, defendendo a recomposição geopolítica por meio da fundação dos Estados Unidos da África.
b) o regime colonial salazarista utilizou-se da teoria do "lusotropicalismo", elaborada pelo intelectual brasileiro Gilberto Freyre, para justificar a descolonização das possessões portuguesas na África.
c) a independência da Rodésia do Sul, atual Zimbábue, liderada pela antiga elite branca colonial, manteve a exclusão da população negra, que levou quase duas décadas para assumir o controle político do país.
d) o processo revolucionário na Nigéria, em Gana e em Serra Leoa caracterizou-se por uma intensa guerra de libertação, pois a Inglaterra recusava-se a adota r uma via diplomática para a solução dos conflitos.
e) a libertação da Argélia foi alcançada por meio de acordo internacional, com o martinicano Frantz Fanon, integrante da Frente de Libertação Nacional (FLN), como um de seus principais mediadores.
6 -

A partir das informações apresentadas no texto e considerando a importância do tombamento do Cais do Valongo para a memória da diáspora africana, avalie as afirmações a seguir.

I. A patrimonialização do Cais do Valongo alinha-se a outras iniciativas internacionais que objetivam reconhecer e valorizar a contribuição dos povos africanos na Europa e na Ásia, mas sobretudo na formação das Américas.

II. Embora espaços como Nova Orleans, Havana e Salvador sejam reconhecidos pelas manifestações da cultura afrodescendente, distingue-se o Cais do Valongo como espaço de memória por simbolizar o rompimento do silêncio sobre a experiência traumática da diáspora africana nas Américas.

III. O Cais do Valongo é o único sítio arqueológico das Américas que registra o fluxo de escravos da África para o continente, fenômeno ao qual se associam outras políticas públicas que objetivam proteger e promover os direitos humanos, sobretudo das populações historicamente excluídas.

IV. A escassez de patrimônios referentes ao tráfico de escravizados fora da África evidencia o esforço dos países africanos em serem reconhecidos como únicos representantes legítimos da memória da escravidão.

V. O Cais do Valongo é reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, sendo atribuição da ONU preservá-lo e mantê-lo, medidas que interessam o governo local pela possibilidade de desoneração dos cofres públicos.

É correto apenas o que se afirma em

a) I, II e III.
b) I, II e V.
c) I, III e IV.
d) II,IV e V.
e) III,IV e V.
7 -

Entre os séculos X e XIV, o estilo arquitetônico gótico emerge e se manifesta principalmente nas construções religiosas. Entre outras características, chama a atenção o verticalismo das catedrais, como uma clara referência de proeminência religiosa em relação aos outros edifícios das cidades. Associado a isso, no final do século XIII, um problema político referente ao primado do poder político toma força. O problema tem sua primeira formulação pelo papa Gelásio I (492-496) e ficou conhecido como a tese das "duas espadas", pois defendia a definição jurisdicional entre poder temporal e espiritual. No século XIII, em condições culturais e políticas distintas, o papa Inocêncio IIII (1198- 1216) assume outra posição ao afirmar o primado do poder político da Igreja sobre o Império. Esse debate instaura-se, também, nas universidades emergentes dos séculos XII e XIII, onde se estimula o estudo do direito romano para instruir as partes nele envolvidas.

A partir do fragmento acima, é correto afirmar que, entre os séculos XIII e XIV, a questão da autoridade papal define-se em torno da

a) contraposição ao poder absolutista dos monarcas católicos europeus, identificados como única cabeça do corpo social.
b) necessidade de justificar o acúmulo de riquezas pela Igreja, aspecto duramente criticado pela ordem franciscana.
c) ascensão do humanismo, que defendia restrição do poder jurisdicional da Igreja aos assuntos de na tu reza espiritual.
d) justificação do pleno poder e infalibilidade do pontífice, sobrepondo-se à autoridade dos reis e imperadores.
e) Contra Reforma Católica, que procurava responder à contestação do reformismo protestante por meio da reafirmação da autoridade papal.
8 -

Considerando a reflexão suscitada pelo texto e o estudo da escravidão na Antiguidade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. No campo da História, a conexão que se estabelece entre o presente e o passado pode sucitar anacronismo, o que torna possível a ocorrência de equívocos interpretativos.

PORQUE

II. Escolhas teórico-metodológicas realizadas sem reflexão crítica podem repercutir em completa desfiguração do passado ou da sua relação com o presente.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
9 -

Tendo em vista o texto apresentado e as reflexões de Michel de Certeau sobre o faze r historiográfico, assinale a opção correta.

a) As pesquisas realizadas nas universidades dependem de possíveis aportes financeiros, de modo que os lugares econômicos são determinados pelas agências de fomento, que são externas às instituições acadêmicas.
b) Os textos historiográficos são produzidos em um determinado lugar social -as instituições de ensino e pesquisa-, mas seus verdadeiros leitores são o público, que expressa o valor de uma obra por meio de seu sucesso comercial.
c) O debate sobre o lugar de produção do conhecimento histórico assinala a autonomia dos historiadores com relação às instituições em que atuam, enfatizando que sua topografia de interesses é determinada pela experiência e trajetória pessoais.
d) O lugar de produção do conhecimento histórico privilegia determinado tipo de produção, mas não interdita outras possibilidades, e por isso a investigação histórica tem se caracterizado por um alargamento ilimitado dos temas de pesquisa.
e) A operação historiográfica não pode abstrair-se do tempo em que ocorre, já que os temas, problemas e perspectivas de análise são condicionados a partir da articulação entre o lugar social dos profissionais da área, seus procedimentos de análise e a escrita que produzem.
10 -

A heterogeneidade dos agentes participantes do movimento praieiro, evidenciada pela diversidade de temas tratados no Manifesto ao mundo, atribuído a Borges da Fonseca, tem motivado diferentes interpretações. Sobre esse tema, assinale a opção correta.

a) Na perspectiva da História Política, a defesa do movimento praieiro por populares e grandes proprietários rurais indica a emergência de uma identidade nacional, cuja expressão mais visível era a superação das diferenças sociais e econômicas.
b) Na perspectiva da História Social, a participação popular na Revolução Praieira tem sido explicada, entre outros motivos, pela proposta de ampliação dos direitos de cidadania, ao defender a incorporação de homens pobres livres e libertos na sociedade política do Brasil Imperial.
c) Na perspectiva da História Política, o movimento praieiro motivou a suspensão dos conflitos no interior das elites regionais, articulando os interesses agrários e mercantis na província contra o governo central.
d) Na perspectiva da História Social, enfatiza-se a participação popular na Revolução Praieira como evidência da autonomia dos trabalhadores urbanos com relação às elites agrárias e mercantis.
e) Na perspectiva da História Política, o movimento teve um caráter elitista devido às intenções manifestadas pela oligarquia de substituir o governo central em Pernambuco.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.