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Informações da Prova Questões por Disciplina ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Músico - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2017

Música (ENADE)
1 -

A Resolução n. 510 do Conselho Nacional de Saúde, homologada em 7 de abril de 2016, institui normas específicas para a pesquisa, nas ciências humanas e sociais, cujos procedimentos metodológicos envolvam a participação de pessoas. Para a realização desse tipo de pesquisa, os pesquisadores devem submeter o projeto inicial à aprovação de comitês de ética em pesquisa com seres humanos (CEP).

Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir, a respeito das normas para a realização desse tipo de pesquisa na área de música.

I. Pesquisas experimentais com a participação de voluntários, mesmo que de forma anônima, demandam aprovação pelo CEP.

II. As pesquisas realizadas em comunidades tradicionais por meio de etnografias de suas práticas musicais estão dispensadas de aprovação pelo CEP.

III. Devem ser previamente aprovadas pelo CEP as pesquisas longitudinais de coorte sobre o desenvolvimento da percepção musical na primeira infância.

IV. Pesquisas de opinião sobre um tema específico ligado à música, ainda que garantam o anonimato dos participantes, demandam aprovação pelo CEP.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
2 -

Considerando as informações desse texto e a avaliação como um dos aspectos fundamentais do processo educacional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Sem o uso das novas tecnologias da informação, os processos de avaliação no ensino de música ficam com prometidos em sua eficácia.

PORQUE

II. As novas tecnologias permitem a elaboração de recursos avaliativos que mais facilmente dialogam com as múltiplas real idades dos alunos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
3 -

A Paixão Segundo São João (BWV 245) foi composta em 1724 por J. S. Bach. O coral a seguir foi extraído deste oratório.

Quais são, respectivamente, a tonalidade e o tipo de cadência final desse coral?

a) Sol menor e cadência plagal.
b) Sol maior e cadência perfeita.
c) Sol maior e cadência de Picardia.
d) Sol menor e cadência imperfeita.
e) Sol menor e cadência de Picardia.
4 -

O relato apresentado a seguir foi feito por um DJ:

A partir desse relato, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As transformações sonoras exemplificadas pelo DJ são transformações de timbre e de altura.

PORQUE

II. Os recursos tecnológicos possibilitam inúmeras transformações e criações, mas também apresentam limitações, como a impossibilidade de realização de ostinatos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
5 -

Considerando as informações dos textos apresentados, avalie as afirmações a seguir, concernentes a composição e avaliação em educação musical.

I. Um dos objetivos da avaliação contínua é a classificação dos estudantes segundo seu desempenho.

II. A avaliação da atividade com posicional deve ter como base o produto final.

III. A avaliação das atividades de criação e composição permite ao professor redirecionar a aprendizagem em função do desempenho dos alunos.

IV. Devido à natureza subjetiva da improvisação, é necessario que o professor estabeleça critérios objetivos para a avaliação desse tipo de atividade.

É correto apenas o que se afirma em

a) I.
b) III e IV.
c) I, II e III.
d) I,II e IV.
e) II,III e IV.
6 -

O trecho musical a seguir apresenta os compassos iniciais do terceiro movimento da Quinta Sinfonia de L. V. Beethoven.

A respeito do trecho musical apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O trecho apresenta compasso temário simples, anacrústico e sua tonalidade é Dó menor.

II. Fagotes 1 e 2 duplicam na mesma oitava as melodias dos violinos 1 e 2, a partir da anacruse para o compasso 7.

III. As notas do compasso 8 formam a tríade do V grau da tonalidade.

IV. Os clarinetes 1 e 2, nos compassos 7 e 8, dobram os violinos 1 e 2 na mesma oitava.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
7 -

Considerando esses trechos musicais, avalie as afirmações a seguir.

I. Os trechos são obras, respectivamente, de um compositor brasileiro do século XIX e de um compositor europeu do século XVIII.

II. As tonalidades dos trechos apresentados são, respectivamente, Dó Maior e Si Bemol Maior.

III. As cifragens apresentadas nos dois exemplos são representações do acompanhamento harmônico.

IV. O uso dos acidentes em ambas as obras configuram exemplos de cromatismo.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e III.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.
8 -

A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A música erudita deve ser priorizada no currículo escolar devido à sua tradição histórica e à variedade de repertório.

II. O ensino de música popular nas universidades provoca o engessamento do desenvolvimento e a perda da naturalidade desse gênero musical.

III. A aproximação das práticas musicais populares e eruditas traz, como benefícios, a aquisição de conhecimentos teóricos e artísticos.

IV. A oposição de natureza política e ideológica na dicotomia erudito-popular é objeto de discussão adequado para o âmbito da educação musical.

V. O professor, ao pretender atuar em um contexto cultural que não lhe é familiar, deve desenvolver estratégias metodológicas específicas que considerem a realidade desse contexto.

É correto apenas o que se afirma em

a) I, II e III.
b) I,II e V.
c) I,IV e V.
d) II, III e IV.
e) III,IV e V.
9 -

O professor de um curso de iniciação à História da Música programou uma série de audições comentadas para que os estudantes reconhecessem os diversos estilos da literatura musical por meio de exemplos.

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir, a respeito das audições programadas pelo professor

I. A peça do repertório clássico apresentada abaixo, ilustra o baixo de Alberti.

II. O trecho a seguir refere-se a uma peça barroca em estilo fugato.

III. A peça apresentada a seguir, do repertório romântico, exemplifica a escrita segundo o recurso de melodia acompanhada.

IV. O trecho a seguir, uma peça jazz, apresenta a utilização de voicings.

V. A peça do repertório brasileiro, apresentada a seguir, mostra o acompanhamento sincopado.

É correto apenas o que o se afirma em

a) I e III.
b) I e V.
c) II e IV.
d) II e V.
e) III e IV.
10 -

Um estudante do último ano de um curso de licenciatura em música está planejando as atividades que realizará no estágio supervisionado em uma classe de terceiro ano do ensino médio da escola de educação básica em seu bairro. Foi decidido, em acordo com o supervisor do estágio na universidade e com o professor de Arte na escola, que as atividades deverão ser direcionadas para a criação musical.

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir, sobre o planejamento do estudante para as atividades a serem desenvolvidas.

I. Para desenvolver a criatividade musical, é importante que os alunos possam compreender as diferentes maneiras de se fazer música nos mais variados contextos; pelo que, a euritmia, proposta por Dalcroze, por exemplo, valoriza igualmente atividades de apreciação e registro em partitura.

II. O uso de recursos derivados da paisagem sonora nas atividades de criação musical, conforme proposto por R. Murray Schaffer, pode incorporar sons artificiais produzidos por meios eletrônicos.

III. Uma estratégia para o desenvolvimento da criatividade é o emprego da improvisação; de modo que, uma proposta para aula sobre criação musical pode partir de atividades de improviso sobre ostinatos elaborados pelo professor, conforme propõe Carl Orff em sua abordagem.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

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