ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina TRE - Ceará - Técnico Judiciário - Administrativa - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2012 - Prova Objetiva

Interpretação de Textos

Jogos e Cultura

Os jogos preservam o aspecto mais sutil da cultura. Com as artes, técnicas, ciências, religiões, eles indicam o refinamento ou o atraso de uma sociedade, com frutos políticos imediatos. É impensável a democracia ateniense sem as maneiras de exercitar o corpo e a mente praticadas pelos jovens guerreiros, depois cidadãos soberanos. A ética, disciplina hoje confundida com um sistema abstrato de valores, na Grécia começava no aprimoramento corporal. Para enfrentar os inimigos, ou deles fugir com honra, era necessário bem usar o corpo. A postura correta na batalha, que se aprendia na tenra idade, decidia a vitória. Com o tempo, o que era somático foi traduzido (por metáfora) à mente. A pessoa que aprendeu a bem jogar com o corpo e a alma tem condições éticas de exercer a cidadania com maior vigor.

Os jogos servem, desde longa data, para pensar fenômenos complexos como a guerra, a economia, a política. No século XVII, em que a razão de Estado se firmou, Blaise Pascal reconstruiu, a partir do jogo, a moralidade, a política, a teologia. Só Deus joga com absoluta certeza. E ganha sempre. No caso humano, tudo é incerto, sobretudo no campo das leis e da política. Tal antropologia, que hoje volta a ser assunto de interesse filosófico e político, é nuclear na história do pensamento moderno. Nela, importa a ideia do cálculo como elemento básico da política, plataforma da razão de Estado. O governante que sabe calcular as suas oportunidades e as de seus inimigos tem condições de, pelo menos, desrespeitar sem muitos prejuízos as regras normais da diplomacia ou de política interna.

Não por acaso Raymond Aron compara o trato internacional à estrutura do football association. Em primeiro plano, é preciso ver quantos jogadores são necessários, quais meios lícitos são facultados. Depois vem o modo pelo qual eles se distribuem em campo, como unem esforços e desarticulam o adversário. Tais pontos são primários. Ademais, temos o virtuosismo técnico e a qualidade moral dos jogadores, que não raro decidem campeonatos. Finalmente, o árbitro interpreta as regras e aplica as penalidades.

À diferença do futebol, diz Aron, as relações internacionais, movidas pelas armas e pela diplomacia, não são determinadas com precisão. Sua complexidade aumenta no acúmulo de interesses e na vontade de predomínio que nenhum estado pode abandonar, pois ali residem a segurança e a sobrevivência para seu povo. É nesse ponto que, julgo, o grande pensador deixa de lado um elemento vital do futebol e do jogo político. Penso na torcida e nos sócios dos clubes. E nos militantes que asseguram a força das agremiações políticas. Sem torcedores não existe futebol. Sem militância, somem os coletivos dedicados à ordem pública.

(Roberto Romano. O Estado de S. Paulo, A2, Espaço Aberto, 5 de março de 2011, com adaptações)

1 -

É correto afirmar:

a)

Os dois autores citados defendem opiniões divergentes quanto às condições em que se desenvolvem as relações entre governantes na defesa dos interesses de suas nações, concordando apenas em que esses governantes possam apelar tanto para a guerra quanto para a diplomacia.

b)

A preparação, essencial para a disputa esportiva, torna-se dispensável, por vezes, no jogo diplomático, devido às incertezas que cercam as relações entre os países na tentativa de auferir o maior número possível de vantagens.

c)

A incerteza que caracteriza habitualmente as ações humanas leva a um comprometimento das relações diplomáticas entre autoridades de diferentes nações, pois cada uma delas tem seus próprios interesses, que devem ser defendidos a qualquer preço.

d)

O desenvolvimento do assunto se faz pela associação entre jogos e política, com seus recursos e técnicas, levando-se ainda em conta o acaso que rege os múltiplos interesses dos envolvidos na situação a ser decidida.

e)

A imprecisão que permeia as tensões existentes nas relações entre países e os interesses imediatos de seus governantes compromete a dinâmica do jogo político que, diferentemente do futebol, não se atém a regras predeterminadas.

2 -

Fica evidente uma opinião do próprio autor do texto ao

a)

considerar a relatividade das decisões obtidas pela diplomacia nas negociações entre países, devido às incertezas que cercam o comportamento humano.

b)

assinalar a importância do coletivo, representado pelos torcedores, no caso do futebol, e pela militância, no jogo político.

c)

constatar que as regras que norteiam o andamento de um jogo de futebol podem e devem ser aplicadas ao funcionamento do jogo político internacional.

d)

reconhecer os valores da democracia ateniense baseados nos embates esportivos, que exigiam preparo físico e mental dos jovens.

e)

aceitar as razões de alguns autores que veem íntima correlação entre as regras do futebol e as normas que regulam os acordos diplomáticos.

3 -

As duas últimas afirmativas do texto constituem

a)

síntese conclusiva das ideias expostas no parágrafo.

b)

realce das considerações sobre o valor dos jogos na Grécia antiga.

c)

retomada das ideias do autor citado no parágrafo.

d)

apresentação de argumentos contrários ao contexto.

e)

constatação de que as regras esportivas se refletem no jogo político.

4 -

No 2.º parágrafo defende-se a seguinte ideia:

a)

Um governante não só pode, como deve, lançar mão de todos os recursos à sua disposição, mesmo que tragam eventuais prejuízos às relações entre países com interesses mútuos.

b)

O pensamento moderno se apoia em uma concepção política de base religiosa, que pressupõe convicção na perfeição divina, e inevitavelmente toma as decisões sempre mais acertadas.

c)

A presença do corpo diplomático, necessário para a construção de um jogo político com resultados satisfatórios para as nações envolvidas, tornou-se atualmente elemento básico para os governantes.

d)

Torna-se necessária e aceitável, muitas vezes, a imposição de convicções com uso da força, no caso de não haver possibilidade de consenso entre os governantes envolvidos no jogo diplomático.

e)

O governante, movido por razões de Estado, deve estar preparado para calcular as melhores possibilidades de ganho para seu país ao tomar suas decisões políticas.

5 -

As normas de concordância verbal e nominal estão inteiramente respeitadas em:

a)

A vontade maior de governantes autoritários se opõem ao sistema democrático de governar, baseado no respeito à voz dos cidadãos e na aplicação da justiça.

b)

Não é permitido alterações nas regras de um jogo já iniciado, inclusive na política, devendo os que dele participa considerar os interesses da maioria dos cidadãos.

c)

Em um jogo, ainda que tenha importância a integração de todos os atletas, sobressaem os talentos individuais, que podem definir o resultado final da partida.

d)

Em toda prática esportiva, assim como na política, torna-se necessário os esforços de todos os envolvidos para que sempre se alcance os objetivos previstos.

e)

A variada gama de interesses de povos e nações devem ser consideradas na ocasião de se firmar os acordos diplomáticos entre governantes.

6 -

Para enfrentar os inimigos, ou deles fugir com honra... (1.º parágrafo)

O verbo empregado com a mesma regência do grifado acima está em:

a)

Os jogos preservam o aspecto mais sutil da cultura.

b)

Penso na torcida e nos sócios dos clubes.

c)

Só Deus joga com absoluta certeza.

d)

... pois ali residem a segurança e a sobrevivência para seu povo.

e)

Tais pontos são primários.

Stendhal - Perfil Psicológico de Personagens

Numa dessas anotações que certamente contribuíram para lhe dar a reputação de grande fotógrafo da existência humana em sua época, Stendhal observou que a Igreja Católica aprendeu bem depressa que o seu pior inimigo eram os livros. Não os reis, as guerras religiosas ou a competição com outras religiões; isso tudo podia atrapalhar, claro, mas o que realmente criava problemas sérios eram os livros. Neles as pessoas ficavam sabendo coisas que não sabiam, porque os padres não lhes contavam, e descobriam que podiam pensar por conta própria, em vez de aceitar que os padres pensassem por elas. Abria-se para os indivíduos, nesse mesmo movimento, a possibilidade de discordar. Para quem manda, não pode haver coisa pior − como ficou comprovado no caso da Igreja, que foi perdendo sua força material sobre países e povos, e no caso de todas as ditaduras, de ontem, de hoje e de amanhã. Stendhal estava falando, na sua França de 200 anos atrás, de algo que viria a evoluir, crescer e acabar recebendo o nome de "opinião pública". Os livros ou, mais exatamente, a possibilidade de reproduzir de forma ilimitada palavras e ideias foram a sua pedra fundamental.

(J.R.Guzzo. Veja, 3 de agosto de 2011, p. 142)

Stendhal − escritor francês (1783-1842) que valorizava o perfil psicológico das personagens.

7 -

Segundo o texto,

a)

a livre e ampla divulgação do conhecimento resulta naquilo que se entende por "opinião pública", reflexo do acesso à informação e do desenvolvimento do espírito crítico.

b)

Stendhal foi o criador do termo "opinião pública", para se referir à atuação da Igreja Católica na França quanto ao controle da divulgação do conhecimento, o que em sua época era feito pelos padres.

c)

a grande força da Igreja Católica, em todos os tempos e lugares, se deve à educação esmerada recebida pelos padres, única fonte do conhecimento transmitido aos fiéis.

d)

a competição pelo poder é marcada, há alguns séculos, pela oposição entre valores políticos, relativos aos reis, e religiosos, especialmente quanto à atuação da Igreja Católica em todo o mundo.

e)

escritores de todas as épocas, como Stendhal, aprofundaram-se na discussão de problemas da sociedade de seu tempo e, por consequência, voltaram- se para a análise do poder que a Igreja sempre manteve sobre os governantes.

8 -

Os livros ou, mais exatamente, a possibilidade de repro- duzir de forma ilimitada palavras e ideias foram a sua pedra fundamental. (final do texto)

A expressão grifada acima refere-se

a)

ao início da contestação às ditaduras.

b)

à discordância das ideias alheias.

c)

ao surgimento da opinião pública.

d)

à facilidade de reprodução de informações.

e)

à diminuição do prestígio da Igreja Católica.

9 -

Os livros ou, mais exatamente, a possibilidade de reproduzir de forma ilimitada palavras e ideias foram a sua pedra fundamental. (final do texto)

A expressão mais exatamente assinala, no contexto,

a)

ressalva quanto à influência atribuída aos livros.

b)

redução de uma informação já apresentada.

c)

repetição que restringe uma opinião anterior.

d)

explicação importante para a clareza da exposição.

e)

especificação relativa à divulgação do conhecimento.

10 -

As normas de redação dos documentos oficiais estão inteiramente respeitadas em:

a)

Devemos informar a V. Exa., com a máxima exatidão o que vem acontecendo nas nossas unidades de prestação de serviços a esta comunidade, criando então problemas de reclamações que não podemos atender.

b)

Nos dirigimos, com todo respeito, à V. Exa., para informar que estamos providenciando mudanças em nossa sede, no sentido de atender essas pessoas em condição melhor e assim evitar as frequentes queixas que chegam a V. Exa.

c)

Para que V. Exa. fiqueis sabendo, é nosso dever in- formavos, nossa equipe de atendimento ao público vem desenvolvendo esforços no sentido de bem encaminhar as solicitações que nos enviam

d)

Dirigimo-nos a V. Exa. para esclarecer os fatos que deram origem às queixas enviadas a esse órgão e informar as providências que estão sendo tomadas quanto à qualidade e à agilidade na prestação de nossos serviços.

e)

É com a devida atenção que enviamos à esse órgão superior, as informações que necessitam para V. Exa. mandar realizar algumas alterações em nosso serviço, o qual precisa ser remodelado para atender com maior presteza o público.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.