ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Ouro Branco - RN (Prefeitura Municipal de Ouro Branco) - Recepcionista - CPCON (Comissão Permanente de Concurso) - 2017

Informática
1 -

Considere as afirmações a seguir:

I- A entrada de dados é feita por dispositivos que coletam informações externas (ex: teclado, mouse etc.) e os enviam para a unidade central de processamento.

II- O processamento dos dados é feito na UCP, ou CPU (unidade central de processamento).

III- Após processado o dado, a informação pode ser armazenada em um dispositivo de armazenamento ou enviada para o usuário através de dispositivos de saída de dados ou informação (ex: monitor, impressora etc.).

Esta(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões)

a) II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) III, apenas.
d) I, apenas.
e) I, II e III.
Gestão de Pessoas
2 -

Assinale a alternativa que NÃO indica atitudes positivas de comunicação ou NÃO estimulam o diálogo e a qualidade da comunicação interpessoal:

a) A unilateralidade implica imposição de ideias por parte daquele que melhor fundamenta seus argumentos, o que inviabiliza a possibilidade de algum entendimento entre as pessoas envolvidas na conversação.
b) A abertura para o diálogo possibilita que pessoas com pensamentos diferentes trabalhem integradas e coesas pela concretização de objetivos comuns. Contudo, a convivência das diversidades não é um dos principais fundamentos da democracia.
c) O diálogo é o melhor veículo de comunicação entre pessoas, empresas e instituições, pois facilita a produção de ideias, a identificação de soluções, o relacionamento humano e as dinâmicas de negociações e reuniões produtivas.
d) Dialogar significa argumentar com embasamentos consistentes, respeito mútuo, precisão de informações e autocrítica. Dessa forma, torna-se possível o entendimento entre aqueles que são, inicialmente, desiguais, pois não se supõe, necessariamente, uma conversa consensual.
e) Dialogar é uma arte que implica saber ouvir, saber aceitar o diferente, saber respeitar o discordante e, até mesmo, tolerar o que pode ser uma agressão verbal para não fechar a possibilidade de um entendimento.
3 -

Segundo Paulo Freire, "é fundamental diminuir a distância entre o que se dize o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática". :Marque V para verdadeiro e F para falso dentre as condutas que correspondem a técnicas e estratégias de comunicação oral:

( ) Existem numerosas técnicas que ajudam a melhorar a comunicação e que podem ser usadas pelos administradores. Mas um dos pré requisitos para seu uso é a percepção consciente de que a comunicação envolve o ato de compreender e de ser compreendido. Logo, um bom comunicador deve ser apenas um bom emissor.

( ) O desenho organizacional deve permitir a comunicação em, apenas, duas direções distintas: de baixo para cima e de cima para baixo.

( ) Quando os processos de codificação e decodificação são homogêneos, a comunicação é mais eficaz. Quando esses processos são heterogêneos, a comunicação tende a ser falha.

A sequência CORRETA é

a) V, V, F.
b) V, V, V
c) F, V, V
d) F. F. V.
e) F, F, F.
Administração Geral
4 -

Uma definição simples de ambiente é: tudo aquilo que está fora de uma organização. Por ser vasto e comum a todas as organizações, o ambiente geral é constituído de certas variáveis. Indique a alternativa cujas características NAO correspondem a sua variável:

a) Variável econômica: a inflação, a queda da arrecadação e a distribuição de renda são aspectos econômicos que influenciam o cotidiano da Administração Pública.
b) Variável legal: decorre da legislação vigente, que afeta diretamente a organização pública, auxiliando-a, mas, em contrapartida, raramente lhe impõe restrições ou limites à sua atuação.
c) Variável política: decorre dos valores, decisões e definições políticas tomadas em nível federal, estadual e municipal que influenciam as organizações, sejam elas privadas ou públicas, e que orientam as próprias condições econômicas do país.
d) Variável cultural: a cultura de um povo penetra nas organizações públicas pelas expectativas e modos de pensar, agir e sentir de seus administradores e administrados.
e) Variável demográfica: é decorrente da taxa de crescimento, população, etnia, religião, distribuição geográfica, distribuição por sexo e idade.
5 -

As melhores soluções e inovações resultam de uma dinâmica construtivista, envolvendo o esforço coletivo pelo bem comum. No tocante às quatro competências básicas para um a boa gestão, marque a alterna ti v a que ilustra CORRETAMENTE a função administrativa:

a) Na etapa de direção, o gestor deve monitorar o trabalho em execução.
b) Organizar o trabalho compreende o momento em que o administrador irá direcionar a equipe para iniciar a prestação de serviços.
c) Enquanto o planejamento se concentra sobre o que precisa ser feito, a organização é focada em com o fazer para obter o trabalho feito da melhor maneira possível.
d) Após planejar e organizar, o gestor entra na fase de controle.
e) É por meio do processo de planejamento que o gestor tomará medidas para minimizar o impacto dos eventos não previstos e possibilitará o retomo ao objetivo da ação o mais rápido possível.
6 -

As funções administrativas dentro do ambiente organizacional auxiliam na obtenção do alcance dos objetivos da em presa, por isso, existe uma ordem correta a ser seguida. Marque a única alternativa que representa CORRETAMENTE a ordem das funções administrativas:

a) Organização, direção, controle e planejamento.
b) Organização, planejamento, controle e direção.
c) Planejamento, organização, execução e controle.
d) Controle, planejamento, organização e execução.
e) Planejamento, controle, direção e organização.
7 -

Considerando o tema "Noções básicas de comunicação" , associe as terminologias da primeira coluna, com as definições da segunda e marque a alternativa que apresenta a ordem CORRETA

(1) Emissor

(2) Mensagem

(3) Canal

(4) Receptor

(5) Resposta

( ) é a ideia que se intencionou comunicar. É o conteúdo a ser dito ou manifestado.

( ) é o retorno que realimenta o processo de comunicação. Por meio dela, o emissor pode avaliar como a sua mensagem foi captada pelo receptor.

( ) é o meio utilizado para transmitira mensagem.

( ) é aquele que transmite a mensagem, que deseja comunicar-se.

( ) é quem recebe a mensagem, o destinatário.

a) 5, 1,2,3, 4.
b) 2, 4, 3, 5, 1.
c) 5, 4, 3, 2, 1.
d) 5, 1,2,4,3.
e) 2,5, 3, 1, 4.
8 -

Uma das consequências da evolução mundial é a competitividade de mercado, que exige das organizações investimentos em qualidade, para oferecer produtos de qualidade com preço justo. Para isso acontecer, existem as ferramentas básicas da qualidade, assim, a ferramenta representada por um gráfico de barras que mostra a frequência com a qual um dado surge em determinado grupo é

a) o Histograma..
b) a Folha de Verificação.
c) o Diagrama de causa e efeito.
d) o Fluxograma.
e) o Diagrama de dispersão/correlação.
Arquivologia
9 -

Assinale a alternativa INCORRETA sobre noções de arquivologia:

a)

Ocorre desclassificação toda vez que um documento for liberado de restrições de acesso.

b)

Notação é o elemento de identificação das unidades de arquivamento, composta de números, letras, ou junção de números e letras, que possibilita sua localização.

c)

Documentos dispostos nos arquivos correntes e intermediário possuem valor primário, já os que estão nos arquivos permanentes possuem valor secundário.

d)

Ao conjunto de documentos de um arquivo dá-se o nome de armazenamento.

e)

Uma ficha de protocolo pode apresentar os seguintes dados: procedência, data de entrada, data de documento, número, código do assunto, espécie, número de origem, assunto, distribuição, data e recebido.

10 -

A capacidade de um documento arquivístico ser o que diz ser, livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção, é

a)

expedição.

b)

arquivamento.

c)

desapensação.

d)

documento sigiloso.

e)

autenticidade.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.