ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina TRE - Ceará - Analista Judiciário - Apoio Técnico-Especializado - Engenharia Civil - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2012 - Prova Objetiva

Regência Nominal e Verbal

Tempo

O tempo, como o dinheiro, é um recurso escasso. Isso poderia sugerir que ele se presta, portanto, à aplicação do cálculo econômico visando o seu melhor proveito. O uso racional do tempo seria aquele que maximiza a utilidade de cada hora do dia. Diante de cada opção de utilização do tempo, a pessoa delibera e escolhe exatamente aquela que lhe proporciona a melhor relação entre custos e benefícios.

Ocorre que a aplicação do cálculo econômico às decisões sobre o uso do tempo é neutra em relação aos fins, mas exigente no tocante aos meios. Ela cobra uma atenção alerta e um exercício constante de avaliação racional do valor do tempo gasto. O problema é que isso tende a minar uma certa disposição à entrega e ao abandono, os quais são essenciais nas atividades que envolvem de um modo mais pleno as faculdades humanas. A atenção consciente à passagem das horas e a preocupação com o seu uso racional estimulam a adoção de uma atitude que nos impede de fazer o melhor uso do tempo.

Valéry investigou a realidade dessa questão nas condições da vida moderna: “O lazer aparente ainda permanece conosco e, de fato, está protegido e propagado por medidas legais e pelo progresso mecânico. O nosso ócio interno, todavia, algo muito diferente do lazer cronometrado, está desaparecendo. Estamos perdendo aquela vacuidade benéfica que traz a mente de volta à sua verdadeira liberdade. As demandas, a tensão, a pressa da existência moderna perturbam esse precioso repouso.”

O paradoxo é claro. Quanto mais calculamos o benefício de uma hora “gasta” desta ou daquela maneira, mais nos afastamos de tudo aquilo que gostaríamos que ela fosse: um momento de entrega, abandono e plenitude na correnteza da vida. Na amizade e no amor; no trabalho criativo e na busca do saber; no esporte e na fruição do belo − as horas mais felizes de nossas vidas são precisamente aquelas em que perdemos a noção da hora.

(Adaptado de Eduardo Giannetti. O valor do amanhã. São Paulo, Cia. das Letras, 2005, p.206-209)

1 -

O posicionamento crítico adotado pelo autor em relação ao emprego do cálculo econômico sobre a utilização do tempo está em:

a)

O uso racional do tempo seria aquele que maximiza a utilidade de cada hora do dia.

b)

Diante de cada opção de utilização do tempo, a pessoa delibera e escolhe exatamente aquela que lhe proporciona a melhor relação entre custos e benefícios.

c)

A atenção consciente à passagem das horas e a preocupação com o seu uso racional estimulam a adoção de uma atitude que nos impede de fazer o melhor uso do tempo.

d)

Isso poderia sugerir que ele se presta, portanto, à aplicação do cálculo econômico visando o seu melhor proveito.

e)

O lazer aparente ainda permanece conosco e, de fato, está protegido e propagado por medidas legais e pelo progresso mecânico.

Língua Portuguesa
2 -

O paradoxo a que o autor se refere está corretamente resumido em:

a)

O tempo despendido na busca de conhecimento é recompensado pelo saber.

b)

Os momentos de relaxamento pleno advêm do bom planejamento do uso do tempo.

c)

A criatividade confere maior qualidade ao tempo despendido com o trabalho.

d)

O controle do uso do tempo compromete o seu aproveitamento prazeroso.

e)

As horas de maior prazer são aquelas empregadas em atividades bem planejadas.

Interpretação de Textos
3 -

Leia atentamente as afirmações abaixo.

I. O problema é que isso tende a minar... (2.º parágrafo) O pronome grifado se refere a decisões sobre o uso do tempo.

II. ... os quais são essenciais nas atividades que envolvem de um modo mais pleno as faculdades humanas. (2.º parágrafo) O segmento grifado na frase acima se refere aos termos a entrega e o abandono.

III. Os segmentos vacuidade benéfica (3.º parágrafo) e fruição do belo (4.º parágrafo) estão corretamente traduzidos, respectivamente, por esmorecimento revigorante e deleite venturoso.

Está correto o que se afirma APENAS em

a)

II.

b)

I e III.

c)

I.

d)

II e III.

e)

I e II.

Compreensão e Interpretação de Textos
4 -

... aquele que maximiza a utilidade de cada hora do dia. (1º parágrafo)

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento do verbo grifado acima está em:

a)

... aquela que lhe proporciona a melhor relação entre custos e benefícios.

b)

... a adoção de uma atitude que nos impede de...

c)

Valéry investigou a realidade dessa questão nas condições da vida moderna...

d)

Diante de cada opção de utilização do tempo, a pessoa delibera...

e)

... que ele se presta, portanto, à aplicação do cálculo econômico...

Emprego dos tempos e modos verbais
5 -

Das decisões cotidianas relacionadas ...... distrações e dietas ...... escolhas profissionais e afetivas de longo prazo, o modo como usamos o tempo influencia todos os setores da vida e acarreta algum tipo de ônus ...... ser pago futuramente.

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

a)

a - às - à

b)

à - as - à

c)

à - às - a

d)

à - as - a

e)

a - às - a

Compreensão e Interpretação de Textos

Scoop

Setembro de 2005

Woody Allen acabou de montar Scoop − O grande furo. Agora vai tentar elaborar seu próximo filme, mas não sabe onde ele será feito. Londres foi um prazer inesperado, e ele pretendia fazer o terceiro filme seguido lá, mas o sucesso crítico e financeiro de Match Point deu origem a outras possibilidades.

− Vou esperar até ver Scoop para perguntar mais, mas você gostaria de fazer alguma observação?

− Tenho um papel no filme porque é uma comédia, automaticamente mais leve. Houve um tempo em que eu, mais jovem, estava ligado em comédia e pensava: Ah, isto é engraçado.

Mas não sinto mais a mesma coisa. Foi divertido fazer Match Point e fiquei muito envolvido como espectador enquanto fazia o filme. Adorei o fato de não atuar nele, adorei o fato dele ser sério, e, quando foi lançado, me deu uma sensação boa, fiquei orgulhoso. Já por uma comédia, em especial uma comédia em que atuo, dificilmente eu me interesso.

(Adaptado de Eric Lax. Conversas com Woody Allen. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo, Cosac Naify, 2009, p.69)

6 -

... e ele pretendia fazer o terceiro filme seguido lá...

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em:

a)

Houve um tempo em que eu...

b)

... o sucesso crítico e financeiro de Match Point deu origem a outras possibilidades.

c)

... mas você gostaria de fazer alguma observação?

d)

... estava ligado em comédia...

e)

Mas não sinto mais a mesma coisa.

Interpretação de Textos
7 -

... em especial uma comédia em que atuo...

O segmento grifado acima preenche corretamente a lacuna da frase:

a)

A trilha sonora ...... Philip Glass compôs para o filme Sonho de Cassandra é carregada de tensão.

b)

O estúdio musical ...... as trilhas sonoras de Woody Allen são gravadas já abrigou uma galeria de arte.

c)

A crítica ...... os cineastas deparam a cada filme costuma ser inócua para suas obras.

d)

Um filme ...... Woody Allen deve se orgulhar é Match Point.

e)

Diane Keaton é uma atriz ...... Woody Allen pôde contar diversas vezes.

Lei n.º 11.416-2006 - Carreiras dos Servidores do Poder Judiciário da União
8 -

O livre comentário sobre o filme Match Point que foi redigido com clareza, correção e lógica está em:

a)

Com o grande sucesso de crítica e público alcançados quando foi exibido em Cannes, Match Point, a despeito de outros projetos realizados pelo cineasta, à medida em que obteve considerável retorno financeiro, configura-se, assim, como um dos filmes mais sombrios feito por Woody Allen.

b)

Match Point, um dos filmes mais sombrios de Woody Allen, cujo grande sucesso de crítica e público foram alcançados quando exibido em Cannes, a despeito de outros projetos realizados pelo cineasta, obteve considerável retorno financeiro.

c)

Um dos filmes mais sombrios de Woody Allen, Match Point, cujo o grande sucesso de crítica e público seriam alcançados em sua exibição em Cannes, difere de outros projetos realizados pelo cineasta, conquanto obteve considerável retorno financeiro.

d)

Match Point, um dos filmes mais sombrios de Woody Allen, alcançou grande sucesso de crítica e público quando foi exibido em Cannes e, ao contrário de outros projetos realizados pelo cineasta, obteve considerável retorno financeiro.

e)

A despeito de ser um dos filmes mais sombrios feitos por Woody Allen, quando foi exibido em Cannes Match Point, diferentemente de outros projetos realizados pelo cineasta, que obteve considerável retorno financeiro, alcança grande sucesso de crítica e público.

Vozes do Verbo
9 -

Sobre sistemas operacionais é INCORRETO afirmar:

a)

O sistema operacional é uma camada de hardware que separa as aplicações do software que elas acessam e fornece serviços que permitem que cada aplicação seja executada com segurança e efetividade.

b)

Na maioria dos sistemas operacionais um usuário requisita ao computador que execute uma ação (por exemplo, imprimir um documento), e o sistema operacional gerencia o software e o hardware para produzir o resultado esperado.

c)

Um usuário interage com o sistema operacional via uma ou mais aplicações de usuário e, muitas vezes, por meio de uma aplicação especial denominada shell ou interpretador de comandos.

d)

Primordialmente, são gerenciadores de recursos – gerenciam hardware como processadores, memória, dispositivos de entrada/saída e dispositivos de comunicação.

e)

O software que contém os componentes centrais do sistema operacional chama-se núcleo (kernel).

Crase
10 -

No BrOffice Writer, para apagar de uma só vez a palavra à esquerda do cursor utiliza-se

a)

<Shift> + <Seta para esquerda>.

b)

<BackSpace>.

c)

<Del>.

d)

<Ctrl> + <Del>.

e)

<Ctrl> + <BackSpace>.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.