ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Guaraciaba - SC (Prefeitura Municipal de Guaraciaba) - Professor - Geografia - AMEOSC (Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina) - 2017

Pedagogia
1 -

O ensino de Geografia é apontado por muitos autores como algo fundamental, pois é por meio dela que as novas gerações podem acompanhar e compreender as transformações do mundo. A Geografia, portanto, deve proporcionar aos alunos a possibilidade de construir conceitos que o possibilitem apreender o presente e pensar em seu futuro com responsabilidade. Não obstante essa visão ampla, a Geografia ainda é considerada por muitos como uma disciplina cujo principal objeto é a terra e suas representações cartográficas. O intuito de muitos autores, ao defenderem uma renovação de seu ensino, é demonstrar o quanto a Geografia não pode ser considerada uma disciplina apartada da realidade humana, da história e suas evoluções. A Geografia, pois, não pode ser apenas uma disciplina informativa, deve também ser uma disciplina formativa. Um professor que deseje contemplar essa visão ampla da geografia deverá, em sua aula, trabalhar com:

a) Os aspectos naturais e humanos do espaço geográfico de maneira abstrata, trabalhando por conceitos em cima de representações cartográficas.
b) Os aspectos naturais do espaço geográfico apenas, ampliando a compreensão dos alunos para a neutralidade da ação humana nesse cenário.
c) Os aspectos naturais e humanos do espaço geográfico, utilizando conceitos e conectando-os com a realidade concreta de seus alunos.
d) Os aspectos humanos do espaço geográfico, deixando de lado o aspecto natural por conta de sua completa autonomia em relação ao homem.
2 -

Os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais, documentos que compõem a grade curricular de uma instituição educativa, têm como objetivo servirem como ponto e partida para o trabalho docente, norteando as atividades realizadas em sala de aula. De acordo com esses documentos, uma aula não deve ser uma mera atividade de transmissão de conhecimento, mas um espaço capaz de propiciar uma aprendizagem em sentido amplo – não limitada a assimilação correta de conteúdos programáticos. Sobre os PCNs é incorreto afirmar que:

a) Reflete sobre a prática docente e impõem diretrizes e parâmetros que devem ser obedecidos a fim de garantir um melhor processo de aprendizagem.
b) Cabe a escola, ao refletir sobre esse material, construir uma proposta pedagógica adequada à realidade de sua comunidade.
c) Os Projetos Políticos Pedagógicos devem ser elaborados tendo em vista os PCNs, mas a instituição escolar possui autonomia para elaborar o seu PPP.
d) Os PCNs privilegiam momentos de reflexão sobre a prática docente e, nesse sentido, servem antes para promover um debate no interior da instituição escolar do que necessariamente impor regras para a mesma.
3 -

O pleno conhecimento de um determinado conteúdo por parte de um professor é algo fundamental, pois só assim ele poderá se organizar a fim de selecionar o que convém ou não a ser ensinado. Um bom domínio de conteúdo abrange os conceitos, os temas e o conhecimento das estruturas da matéria. Um professor deve saber justificar a importância de um tema, relacioná-lo em contextos internos e externos à área específica. A partir dessa reflexão, pode-se dizer em relação ao conhecimento docente que:

a) Os conteúdos são saberes que provém unicamente da prática docente, o conhecimento perpetuado em sala de aula é o único válido.
b) Por tratar-se de um saber complexo, um professor não deve ser apenas alguém que retém informações, mas também alguém que reflete sobre aquilo que aprendeu e os modos como é possível transmitir esse conhecimento.
c) O conhecimento adquirido por um professor durante os seus anos de formação é algo fundamental em seu ofício, as reflexões sobre a disciplina ministrada têm pouca serventia.
d) Um professor deve adquirir conhecimento continuamente, de maneira que possa se tornar apto a passar todo o seu saber em sala de aula.
4 -

O papel da teoria na prática docente é alvo de inúmeros debates. Para alguns, a teoria é algo que permite a um educador avaliar a sua prática, por fornecer grades de leitura do mundo; para outros, em contrapartida, a teoria pouco ajuda no campo prático, uma vez que é uma construção sempre provisória diante da realidade. O conhecimento teórico, tanto para os aliados quanto para os seus inimigos, deve sempre vir acompanhado de uma reflexão partilhada, levando em consideração rotinas de trabalho, a instituição na qual o docente está inserido e assim por diante. Seria, portanto, correto afirmar que:

a) A teoria deve sempre servir como parâmetro para a prática, para todos os envolvidos no debate.
b) A prática docente deve ser considerada independentemente da teoria.
c) Deve-se sempre privilegiar uma reflexão partilhada, na qual a teoria deve prevalecer sobre rotinas de trabalho e outros saberes.
d) Para aqueles inseridos no debate sobre o papel da teoria na prática docente, independente do que defendem, só a teoria ou só a prática de nada servem, sendo necessário sempre uma reflexão partilhada.
5 -

Por muitos anos considerou-se como inegável a importância, por parte do professor alfabetizador, de uma metodologia para que a criança compreenda o funcionamento do código linguístico. Para muitos, o processo de alfabetização é, para a criança, extremamente complexo e abstrato e a adoção de um método para facilitar a compreensão é algo fundamental. Uma linha teórica muito popular na década de 1990, contudo, problematizou a importância concedida ao método no processo de alfabetização, argumentando que é necessário atentar para a diversidade de tempos individuais presentes numa sala de aula e, portanto, a cada tempo ensinar precisa ser algo diferente. Para essa outra corrente, a alfabetização não deve se limitar ao método cristalizado das cartilhas e outros manuais, mas deve ser ressignificado pelo professor, cujo trabalho deverá tomar o aluno como sujeito de seu tempo. A língua, então, passa a ser tratada como objeto de reflexão cultural. Essa corrente teórica ficou popularmente conhecida como:

a) Behaviorismo.
b) Construtivismo.
c) Pós-Estruturalista.
d) Culturalismo.
6 -

Durante o regime militar, por meio da lei 5.692, surgiu uma série de acréscimos e modificações à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira surgida em 1961. Pode-se dizer que a principal delas disse respeito à:

a) Uma preocupação em afirmar e fortalecer o dito ensino profissionalizante.
b) A reformulação do ensino moral e cívico, garantido pela LDB de 1961.
c) Gasto de 20% do orçamento da União destinado ao ensino.
d) Tornava o ensino religioso facultativo pela primeira vez.
7 -

As primeiras cartilhas de alfabetização que circularam no Brasil, baseavam-se em um método intitulado Sintético. Esse método, com o passar dos anos, sofreu duras críticas e concedeu lugar aos métodos ditos analíticos. Sobre o método sintético é correto afirmar que:

a) O dito método sintético procuraria focar-se no todo da língua, seus adeptos acreditam que a língua só é possível de ser aprendida a partir da compreensão de seu funcionamento global.
b) O método sintético procuraria partir de unidades linguísticas maiores para chegar nas menores.
c) O método sintético não considera elementos fônicos.
d) No método sintético o aluno deve iniciar o seu aprendizado combinando os elementos isolados da língua – sons, letras e sílabas – ou as unidades linguísticas menores.
8 -

Divergindo de certa visão tradicional sobre currículo, Paulo Freire defendeu em suas obras que a própria experiência dos educandos deve ser a fonte primária de busca dos temas significativos ou geradores que irão constituir o conteúdo programático do currículo dos programas de educação de adultos. O conteúdo a ser ensinado, portanto, deve sempre ser resultado de uma pesquisa no universo experiencial dos próprios educandos, que também se veem envolvidos nessa pesquisa. Antes, nas visões ditas tradicionais, o conteúdo programático era imposto aos alunos e, geralmente, traziam em seu cerne elementos da ideologia da classe dominante. Em sua crítica a essa antiga visão, Freire denominou-a de:

a) Educação ideológica.
b) Educação bancária.
c) Educação silenciosa.
d) Educação oculta.
Língua Portuguesa

Texto I

Leia o texto para responder a questão.

9 -

Na linha 4, quando o autor fala “mas – vejam como o diabo as arma!", o primeiro sinal gráfico refere-se:

a)

A um travessão para pontuar a ideia de fala.

b)

Hífen, que está colocado no lugar da vírgula.

c)

Traço, para indicar uma pausa maior que a vírgula.

d)

Traço, indicando omissão de texto.

Texto II

Leia o texto para responder a questão.

10 -

Os significados de “arrabaldes", “dar em pantanas" e “apear-se" são, respectivamente:

a)

circo – acabou em pântanos – pentear-se.

b)

subúrbio – fracassar – desceu.

c)

favelas – perdeu – avolumou-se.

d)

zonas rurais – atascadeiro – empoderar-se.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.